quinta-feira, 1 de maio de 2008

Estado de Crise na ( ATM )

Caros colegas e colaboradores;

Na sequência da minha demissão e de acordo com a lei vigente, é meu entendimento que a partir desta data, a Direcção passará a assegurar a gestão corrente do equipamento que está sob a sua alçada bem como todos os compromissos previstos nomeadamente, aqueles que constam do Plano de Actividades (aprovado em Assembleia Geral) e/ou das deliberações já tomadas pela Direcção no exercício normal das suas funções.

Assim, considero anuladas todas as iniciativas que após a minha demissão eventualmente tenham sido tomadas, bem como iniciativas não previstas e aprovadas nos termos do afirmado no parágrafo anterior.
in: Loios

57 comentários:

Anónimo disse...

Depois de ter lido certas, informações do vosso bloge, em que relatam situações inadmissíveis.

Venho por este meio transmitir a minha solidariedade c/ o antigo presidente da ( ATM ), por o mesmo, ser uma pessoa determinada e interessada em resolver problemas do bairro.

Fico “ contente “ de ter conhecimento, através de vós, do que á muito se mencionava no info.loios@gmail.com.

Por outro lado o ex presidente da associação, sabe muito bem, as minhas divergências com alguns elementos da direcção o que V. Ex.ª confirma através do blog do Bairro dos Lóios.

Sempre lhe disse que estava mal rodeado e nunca quis acreditar, principalmente p`lo seu secretario em que depositava uma confiança exagerada.

Só tenho de lhe agradecer o trabalho que fez por todos nós.

Por outro lado, posso lhe dizer que o info.loios@gmail.com, sempre conseguiu e consegue, ver certas realidades e acontecimentos passados, que marcaram muito alguns elementos da Associação, já não falando de algumas pessoas que fizeram parte da Comissão e que abandonaram o mesmo órgão, por divergências com alguns elenentos da associação.

Anónimo disse...

É realmente inadmissível o que se verifica numa instituição como esta.

Leva-nos a pensar o que julgarão alguns elementos dessa direcção.

É realmente confuso. Ora vejamos:

O presidente demite-se, o que leva a que a direcção seja forçada a ficar toda ela demissionária e agendarem-se eleições. Porém ao contrário disto, temos os restantes elementos dessa direcção, qual filme com enredo de conspiração e traições, a auto-intitularem-se direcção executiva, reunindo nas costas do ex-presidente, formando complôs, fazendo conspirações.

Desculpem-me, mas será que os restantes sócios desta associação, não conseguem discernir o eu se passa? Será que aquando das eleições, esquecerão quem foi, que é e quem será sempre a cara da ATM?

Mais. Será que esquecerão que foi esse homem de seu nome Eduardo Gaspar, que sempre deu a cara e o corpo ao manifesto, para que essa mesma associação chegasse onde chegou, lutasse pelo que lutou, e conseguisse atingir o que atingiu?!

Será que se esquecerão destes factos, os restantes sócios desta associação?

Julgo que não!

Julgo que saberão ver o que afinal se está a passar nesta casa, o que aliás só quem não queria ver, não via. Uma Directora que queria controlar tudo, porque ingenuamente lhe foi dado demasiado poder, ou que talvez nem por motivos de ingenuidade, mas sim de confiança, de plena confiança, que supostamente traiu.

Vergonhoso. Mais, é triste que alguém que sempre disse seguir fortes princípios, fortes valores, afinal venha (supostamente), a agir desta forma, contra quem sempre a apoiou.

Triste.

Como tristes estão a ser alguns outros elementos dessa direcção.

Abram os olhos associados. Vejam bem o que se está a passar.

Anónimo disse...

Que grande argolada estão estes ex-dirigentes (que de dirigentes pouco tinham afinal), a fazer.

Isto faz lembrar os países governados por ditadores; quado falta o presidente, é tudo a ver quem fica com o lugar, passando epor cima e espezinhando os outros todos, traindo todos aqueles de quem se faziam amigos.

Sr. Gaspar corra mas é com essa directora, depressa, bem depressa.

Anónimo disse...

É assim mesmo senhor Gaspar.

Ponha-os na ordem!

Anónimo disse...

Ó Sr. Gaspar

Faça mas é já uma lista pras proximas eleições e ponha essa gente toda a ANDAR. ANDARRRRRRR!!!!!

Anónimo disse...

É assim mesmo Sr. Gaspar.

É assim mesmo.

Querem estes parvinhos auto-declararem-se direcção?!

Arrogantes, que não sabem ouvir ninguém?!

Vão mas é tomar banho, pá.

Info Lóios disse...

Srº Gaspar

Ninguem pode por muito tempo.ter um rosto para si proprio e outro para os demais,sem acabar por ficar confundido sobre qual dos dois e o verdadeiro....a falta de sinceridade e o que de mais esgotante ha na vida.

Anónimo disse...

Afinal esteve sempre este homem, que lutou pelo bairro, pela própria ATM, metido num covil de lobos!

P.S. e de lobas também!

Anónimo disse...

Mas será possível que estes elementos que reunem nas costas do ex-presidente, não percebam ainda que não têm a minima hipótese de ganhar em caso de eleições?!

Não viram ainda que quando e sempre que se falou, ou se fala na ATM, se visualiza o Sr. Gaspar?

É ele a imagem desta associação!
É ele o rosto.

É ele que toda a gente dqui do bairro, conheçe e respeita.

É a ele que se dirigem quando têm dúvidas sobre alguma coisa. Não é ao outro que agride moradores, não é aos outros elementos desta direcção que caiu, os quais ninguém conheçe, nem nunca viram. Assim como não será certamente a tal directora que quase toda a gente do bairro chama de arrogante e manienta.

Será que ainda não conseguiram ver isso, perceber isso?!?

Sr. Gaspar vá em frente, não baixe os braços e lute contra esta cambada de traidores e falsos amigos.

Força, por si e pelo bairro.

ESTAMOS TODOS CONSIGO!

P. Saraiva

Anónimo disse...

Estive a ver o novo blogue do bairro dos lóios.

Confesso que nunca me passaria pela cabeça ler e constatar tais actos de tamanha arrogância, prepotência e cinismo!

Pode ler-se por exemplo uma carta que essa sra. d. Alexandra redigiu juntamente com outros elementos.

Pergunto. Mas quem é essa tal sra. Alexandra?

Será a mesma que estava na extinta comissão de moradores, que nos plenários falava e apelava aos mesmos, e que depois simplesmente os ignorou, virando-lhes as costas?

Será a mesma que nunca mais ningém viu, nem em reuniões, nem plenários, nem lutando ou dando sequer uma satisfação aos inquilinos, agora, do IHRU?!

Será essa mesma Alexandra de que falam?

Outro.

Sebastião Cabral.

Será aquele que num anterior plenário de moradores, substituindo o então presidente da ATM, Sr. Gaspa, tentou expulsar um morador, e agrediu outro, tendo que ser chamada a PSP, para que fosse identificado?!

Será o mesmo Sr. Sebastião de que falm?

Aquele que se intitulava de director da instituição?!

Será esse mesmo?

Os outros, porém não conheço. São, ou melhor, eram também desta direcção demissionária?

Nunca os vi! Nem em reuniões, nem em plenários, nem em lado nenhum!

E são estas as pessoas que querem à força ser a nova direcção da instituição?

Bem, fica o bairro, e apopulação, muito bem entregues, não haja dúvida!?

Anónimo disse...

Dentro de alguns dias iremos todos ficar a saber quem está, de dentro ou de fora, a influenciar ou a dirigir a cabala contra o ainda Presidente da Direcção da Associação Tempo de Mudar.

Não sendo de excluir certos apetites político-partidários pelo controlo da ATM, os dados que temos apontam para que estejam associados a esta outros tipos de “cobiça”: a da perpetuação duma espécie de monopólio da caridadezinha ou dos dramas sociais; a da perspectiva de aumento das negociatas com a doença dos residentes nos Lóios, etc., …

Como iremos brevemente constatar, o lugar de presidente duma associação com a popularidade da ATM tornou-se, sob várias ângulos, muito apetecível e, como todos bem o sabemos, os oportunistas e os calculistas abundam, quais abutres, por aí!!!

Até breve.

Anónimo disse...

ESCLARECIMENTO

Segundo o que está disposto no Código Civil Português (C.C.P), com a renúncia ao cargo por parte do Presidente da ATM, ocorrida em reunião de Direcção, toda a Direcção (incluindo o demissionário) deverá, obrigatória e legalmente, considerar-se em Gestão e jamais "em exercício", até à realização de novas eleições e à tomada de posse dos novos membros dos respectivos órgãos sociais.

A comunicação endereçada pelo Presidente da Direcção (demissionário) ao Presidente da Mesa da Assembleia da ATM é, por si só, suficiente para a notificação de renúncia ao cargo pela parte do mesmo. Não há, pois, direito ou obrigatoriedade legal para qualquer notificação ao resto da direcção.

Os Estatutos da ATM são omissos sobre esta matéria e nada em contrário poderia estar nos mesmos consagrado.

Até prova em contrário, tudo indica que os restantes membros da Direcção da ATM estarão a cometer uma grave violação à Lei.

Anónimo disse...

estou pasmado ao sabêr o que se passa na ATM, e mais aturdido fiquei ao lêr,que êsse sebastião é secretário de uma instituição como a ATM,um homem analfabeto sem a minima cultura para executar um cargo destes.Francamente, o nosso bairro está a ficar de rastos,êle que vá pôr uma banca de lenços e meias, na praceta raùl lino,é para isso que êle tem jeito.

Anónimo disse...

O gestor do info.loios, irá fazer os possíveis, para que os acontecimentos, surgidos antes e após a demissão do presidente da (ATM) continuem a ser mencionados no blog.

Não nos podemos esquecer que a D. Alexandra e D. Mónica, conseguiram durante bastante tempo, impor as suas ideias, referente á luta que se estava a ter contra a Fundação, nas reuniões da comissão do bairro dos lóios.

Não me posso esquecer de certas palavras que ouvi da parte da D. Mónica e D. Alexandra,. Quando não conseguiam atingir os seus objectivos, muitas vezes pediram ao Sr. Sebastião para que intercedesse perante o Presidente da ATM, por o mesmo não estar de acordo com certas posições das pessoas atrás mencionadas.

Também posso dizer que quando o Secretario da ATM não conseguia impor seu ponto de vista ao presidente da ATM, pedia ajuda ás pessoas mencionadas no parágrafo anterior para interceder perante o presidente, até que o mesmo cedesse.

Estes casos aconteceram várias vezes e não foram só visto por minha pessoa, podem crer.

Também sei dar valor á D. Mónica, referente á dedicação que teve para com os problemas da Fundação não esquecendo a D. Alexandra.

Posso afirmar que estes problemas que vieram a surgir ( demissão do presidente da ATM ), já esperava que isso acontecesse, por o mesmo dar muitos poderes a certas pessoas, um deles foi o secretário que muitas vezes se fazia passar por amigo e entendedor dos problemas do bairro.

Algumas vezes presenciei certas discussões e imposições do Sr. Sebastião ao Presidente da ( ATM ) e para não existir problemas, algumas vezes o Sr. Gaspar teve de virar costas dizendo ( Se és capaz de resolver esse problema, então resolve ).

Assim começaram as divergências internas.

Saudações

Anónimo disse...

Segundo o que se encontra relatado no novo Blogue do Bairro dos Lóios, apresento uma análise da situação de crise na Associação Tempo de Mudar


Ùltimos acontecimentos:


1-Num golpe de bastidores, liderado pela directora da creche da Associação Tempo de Mudar, Srª Mónica Mascarenhas, o presidente da mesma Associação, Sr. Gaspar, foi convidado a ocupar um lugar secundário na próxima direcção e não se recandidatar ao cargo de presidente.


2-Este golpe de bastidores liderado pela directora da creche, teve o apoio de outros membros da direcção, concretamente, do Sr. Sebastião Cabral, da Srª Carla Pereira e da Srª Alexandra Barreto. ( Desconheço se foi apoiado pelo Sr. António Costa)


3-O Sr. César Valentim, indignado com o desenrolar de acontecimentos, manteve-se sempre ao lado do presidente da Associação Tempo de Mudar.


4-A directora da creche, Srª Mónica Mascarenhas, convoca, no dia 22 de Abril de 2008, de uma forma unilateral, uma reunião, com a direcção. O presidente da Associação Tempo de Mudar, Sr. Gaspar e o Sr. César Valentim apresentam a sua demissão. A direcção caí.

5- Os restantes membros da direcção, e já após a demissão do presidente e da direcção, sem a devida autorização do presidente da Associação Tempo de Mudar, dão seguimento a autorizações que somente competiam ao presidente mesma Associação e nunca a uma direcção em gestão.


Vamos agora a um ponto da situação sobre as personagens envolvidas:


Sr. Gaspar- Presidente da Associação Tempo de Mudar.

Membro da mesma Asssociação há vários anos, desde o início e que sempre considerou que a mesma entidade não devia resumir a sua acção às creches e jardins de infância, mas também no apoio aos moradores do Bairro dos Lóios, nas questões relativas á habitação, espaços públicos, urbanismo, Centro de Saúde, etc.

Muito criticado por ter uma atitude de excessivo Show off para os meios de comunicação social, de querer controlar e manipular as opiniões divergentes e de nem sempre ser um conhecedor profundo dos assuntos, mas elogiado por interceder publicamente pelos assuntos relativos ao Bairro dos Lóios, não renegando os estatutos da mesma Associação.


Sr. César Valentim


Entrou para a direcção da Associação Tempo de Mudar no último acto legislativo. Elemento nem sempre presente.

Tal como o presidente da mesma Associação, foi criticado por ter atitudes de show off e por não gostar de críticas, mas elogiado por ter uma visão da Associação Tempo de Mudar como um todo e que, como tal, deve interferir nos aspectos públicos do Bairro dos Lóios, seguindo os seus estatutos.


Srª Carla Pereira


Entrou para a direcção da Associação Tempo de Mudar no último acto legislativo para ar apoio ao trabalho realizado com as crianças. No início, a sua entrada não foi bem encarada pela directora da creche, porque a mesma tinha receios de que não a pudesse manipular e controlar.

Mais tarde, veio a ser um elemento controlado e manipulado pela directora da creche e manteve-se ao lado da mesma directora, no recente episódio do golpe palaciano ao presidente da Associação Tempo de Mudar.


Srª Alexandra Barreto


Entrou para a direcção da Associação Tempo de Mudar no último acto legislativo pela via do presidente da mesma Associação. Pessoa que poucas vezes comparece às sessões de trabalho, mas que quando comparece, gosta de dar ordens e de assumir o poder. Veja-se o exemplo dos documentos assinados sem a autorização do presidente da Associação Tempo de Mudar.

Elemento que pouco fala, mas que na altura certa, numa lógica de oportunismo, dá a ferroada a quem não lhe convém e posiciona-se ao lado de pessoas que lhe convém. Contribuiu no passado para dar o golpe na Comissão de Inquilinos, onde pouco trabalhou, e agora contribuiu para dar o golpe ao presidente da Associação Tempo de Mudar

Elemento sem competência para estar na direcção da Associação Tempo de Mudar.


Sr. Sebastião Cabral

Tal como o presidente da Associação Tempo de Mudar é membro da mesma Asssociação há vários anos, desde o início.

Pessoa extremamente iletrada e inculta, sem competência para integrar os orgãos sociais da Associação Tempo de Mudar e que desde o início foi manipulado e controlado pela directora da creche.

È conhecido por ser uma pessoa que dá imenso jeito à directora da creche, porque várias vezes serve para carregar os móveis, bem como fazer uns trabalhos de carpintaria e de pintura da mesma Associação. Estas são aliás, as únicas funções de competência que são reconhecidas a este membro da direcção.

Pessoa agressiva e que no ano passado, tentou expulsar á força dois moradores do Bairro dos Lóios, que se encontravam nas instalações da mesma Associação, durante a realização de um plenário. A tentativa de agressão foi alvo de queixa na PSP.

Foi sempre apoiado pelo presidente da Associação Tempo de Mudar, mas esteve ao lado da directora da creche, no recente golpe palaciado liderado pela mesma directora que levou à queda do presidente da Associação e da direcção.

Srª Mónica Mascarenhas

Directora das creches da Associação Tempo de Mudar desde 2003.

Entrou para a mesma Associação pela via do Sr. Gaspar, presidente da Associação Tempo de Mudar e foi sempre defendida pelo mesmo.

Desde o início, manipulou e controlou os membros da direcção da Associação Tempo de Mudar, inclusive até chegar ao ponto de abrir cartas que não lhe são destinadas e de pretender dar ordens à direcção.

Quando na última direcção, o Sr. César Valentim e o Sr. Gaspar tentaram fazer-lhe entender que não podia interferir nos assuntos da direcção, iniciou o contra golpe que levou à queda do presidente e da direcção da mesma Associação.

A sua pricnipal preocupação são as creches da Associação Tempo de Mudar e tem preferência que a mesma deixe de dar apoio aos moradores, desvirtuando-se do seu carácter associativo, tal como faz parte dos seus estatutos e como sempre aconteceu.

Algumas considerações globais:


1-Em instituição nenhuma, uma directora de uma creche, interfere, manipula e controla os elementos da mesma instituição, e não define o que deve ser o destino da mesma instituição, tal como acontece na Asociação Tempo de Mudar.

2-Numa instituição a funcionar no pleno da sua normalidade, a mesma directora já tinha sido demitida das suas funções.


3-A maior parte dos elementos que compõe a direcção da Associação Tempo de Mudar não apresentam a mínima competência para estar á frente da mesma Associação.

4-O Sr. Gaspar, presidente da Associação Tempo de Mudar foi vítima de um complot conduzido e apoiado por pessoas que entraram para a Associação pela via do mesmo Sr. Gaspar e que sempre os defendeu. ( Srª Mónica Mascarenhas, Sr. Sebastião Cabral, Srª Carla Pereira e Srª Alexandra Barreto)


5- Ficou provado, ao longo destes anos, que somente com uma intervenção pública colectiva se conseque resolver e melhorar os problemas do Bairro dos Lóios. Veja-se o caso da Fundação D. Pedro IV. Portanto, esta deve ser a via seguida.

6- O Bairro dos Lóios tem ainda muitos problemas para resolver no futuro, problemas esses, relativos à habitação, espaços públicos e não é com uma Associação que pretende funcionar numa lógica de condomínio privado, que os respectivo problemas serão resolvidos.

7- Os elementos da Associação Tempo de Muda que pretendem que no futuro a mesma Associação deixe de interceder nos assuntos públicos relativos ao Bairro dos Lóios estão a ultrajar os estatutos da Associação Tempo de Mudar, bem como os seus associados e moradores do Bairro.

8-Se o próximo presidente e direcção da Associação Tempo de Mudar não intervirem em assuntos relativos aos moradores do Bairro dos Lóios, deve ser solicitada a sua demissão pelos sócios da Associação Tempo de Mudar, por estarem a ultrajar os estatutos da mesma Associação Tempo de Mudar.


9-Embora, muitos possam não concordar com algumas questões de actuação relativas ao Sr. Gaspar, presidente da Associação Tempo de Mudar, deixo aqui o meu elogio à sua constante intervenção pública pela resolução dos problemas de habitação e de espaços públicos do Bairro dos Lóios.


10-A Associação Tempo de Mudar não pode nunca ser uma instituição somente virada para as suas creches, tal como inadvertidamente, pretende a directora das creches da mesma Associação.


11-TODOS os sócios da Associação Tempo de Mudar devem ser informados da presente situação da mesma instituição e quem conduziu este golpe palaciano.

12- Os moradores do Bairro dos Lóios não pdem ser prejudicados por lementos que se encontram na Associação Tempo de Mudar e que que pretendem atingir outros objectivos, que não os associativos e de intervenção pelo Bairro.

13-Faço aqui o meu apelo ao Sr. Gaspar e ao Sr. César Valentim para que se recandidatem à direcção da Associação Tempo de Mudar, porque foram os únicos que demonstaram que a mesma instituição deve estar ao serviço dos moradores e do Bairro dos Lóios e não ao serviço dos caprichos da directora da creche.


14-Quero agradecer a aqueles que ao longo destes anos lutaram pela melhoria da qualidade de vida dos moradores do Bairro dos Lóios e que se continue a seguir a filosofia da intervenção colectiva e não a filosofia de condomínio e de IPSS somente virada para as suas creches.


Um sócio da Associação Tempo de Mudar

Anónimo disse...

Onde é que estava a farmacêutica na altura da luta contra a Fundação D. Pedro IV?!

Nessa altura não convinha prejudicar a venda da banha da cobra!...

Agora anda muito activa na campanha contra o ex-presidente da ATM. Será que o quer substituir? Era bom para o seu estaminé não era?!...

Anónimo disse...

Plenamente de acordo com este comentário de um sócio da ATM, que muito bem comentou os últimos acontecimentos na ATM, e no golpe miserável que estão estes tristes e infelizes personagens a fazer a dois dirigentes que sabem mais de olhos fechados que todos eles de olhos abertos.

Fora com essa directora maquiavélica e com esses incompetentes.

Um também sócio.

Anónimo disse...

Sr. César, Sr. Gaspar, não baixem os vossos braços nunca.

Continuem a lutar contra essa cambada inconpetente e arrogante.

Cesar Valentim disse...

Obrigado pelas várias palavras que me foram dirigidas com comentários positivos e construtivos.

Nem tudo o que está escrito sobre o que aconteceu e está a acontecer é verdade, mas infelizmente a maioria do que se tem dito foi realmente o que se passou.

"As pessoas passam mas as instituições permanecem", resta-me esperar que a ATM possa permanecer a defender os interesses dos moradores durante os tempos (dificeis) que se aproximam.

Anónimo disse...

Parece-me que quem deveria ser o próximo presidente da ATM, é o sócio que escreve o extenso e muito bem escrito comentário, onde analisa alguns elementos da direcção e não só, da ATM, pois parece, um bom conhecedor destes elementos e do que lá se passa.

É excelente a forma como analisa e descreve toda a triste situação que se foi passando nessa instituição, fazendo com que nos deparássemos todos com esta triste situação.

Anónimo disse...

Ao entrar neste blogue, e tendo entrado posteriormente no novo blogue, "bairrodosloios", de forma a poder perceber melhor o que que aqui estava em discussão, julgo ser esta uma verdadeira história para um filme sobre conspirações e traições.

Já imaginaram o seguinte:

Se estivéssemos em Timor, Guiné, ou noutro pais semelhante a estes, em vez de portugal, ouviríamos nas rádios, televisões, ou poderíamos ler talvez num qualquer jornal:

"Está instalado o Caos na ATM!

Directora, apoiada por grupo rebelde, numa conspiração contra o seu presidente e apoiantes, realiza um duro golpe de estado, tendo à margem da vontade destes, e numa atitude autoritarista, revolucionária e antidemocrática, assumindo o controle da Associação".

Esperamos a qualquer momento o desenrolar desta infeliz situação, que pode vir a causar baixas importantes, como poderá ser o caso de eduardo Gaspar, César Valentim e Tiago, os quais se arriscam a ver cair desta forma os seus cargos!?

Mas como estamos em Portugal, será que não poderíamos dizer:

Directora de Creche, numa manobra cirúrgica e inesperada lidera Complot contra presidente de instituição e seus apoiantes"?!

Bom titulo, não?!

Anónimo disse...

este sim, merece uns belos aplausos, Sr. Pica à presidência, pode ser que assim corra com a tal Mónica, essa sim, tem tacho e arrisca-se a perdê-lo, daí a revolta da guerrilha!

Anónimo disse...

Calma amigo(a).

Estava apenas a ironizar com aquele comentário!

Não há guerrilha! A não ser claro, na tal associação, com o que andam a fazer alguns por lá. Esses sim, estão a fazer uma verdadeira guerra de guerrilha contra...

Toda a gente já sabe?!

Não será preciso repetir contra quem fazem essa geurra suja, esse jogo sujo?!

PICA

Bairro dos Lóios disse...

Inteligentes e públicos, anónimos e eruditos, pés de jacaré e famosos, esquecidos e ressuscitados, privados e não privados, alguns chouriços e outras tantas morcelas, num banho de salmonelas.

Info Lóios disse...

O info.loios como blogue informativo e interventivo na sociedade, não pode deixar de se preocupar com o futuro da Associação Tempo de Mudar, por a mesma ter mostrado trabalho ao longo destes anos.

Um presidente tem de saber escolher as pessoas certas, para os lugares certos, para poder ter uma equipe coesa e forte.

Só assim consegue resolver muitos dos problemas que existem ainda no Bairro dos Lóios, nunca chegando ao que me apercebi a, deste altura em que era um dos elementos da Comissão do Bairro dos Lóios.
Muitas vezes “ chamei a atenção “ ao presidente que não devia dar, tantos poderes á D. Mónica Mascarenhas / D. Alexandra e seu Secretário, mas de nada serviu.

Muitas vezes parecia mais que eram eles o presidente da Associação do que o Sr. Gaspar.

O senhor nunca deveria ter consentido que as pessoas acima mencionadas, tivessem por vezes mais poder que o senhor em determinadas situações.

Não nos podemos esquecer dos acontecimentos em que dois moradores foram expulsos e agredidos pelo seu secretário após o plenário, sendo necessário pedir a presença das forças da ordem, para identificar o Sr. Sebastião Cabral e um dos membros da comissão de inquilinos.

Depois deste incidente o Sr. Sebastião Cabral continuou na Associação, será que não tinha direito a um processo displinar?

Para a próxima terá de escolher uma equipe forte e coesa.

Anónimo disse...

Acho que é importante ficar aqui dito que os factos acima relatados, pelo Info-Lóios, aconteceram, em Junho de 2007, durante a ausência do ex-Presidente da ATM e quando, em virtude desta, o Sr. Sebastião Cabral (Secretário da Direcção da ATM) estava a substituir temporariamente o Sr. Eduardo Gaspar na presidência da Associação Tempo de Mudar.

Anónimo disse...

Parece que há três membros da Direcção da ATM que não participaram na conspiração contra o ex-presidente desta Associação e que, estranhamente, aparecem, também, como subscritores da carta enviada a este último (?!...).

Anónimo disse...

No comentário anterior deverá ler-se" (...) NÃO aparecem, também, como subscritores da carta enviada a este último.

Acrescento, são eles: Tiago Santos; Cesar Valentim e Sónia Teixeira.

N.B. - Como já é sabido, apenas o presidente é que se encontra, devido à tramóia contra ele montada e por iniciativa do próprio, demissionário.

Anónimo disse...

Falam leve, levemente
como quem conspira ali
serão pessoas, serão gente?
gente não é certamente
e pessoas verdadeiras, não traem assim!

Ouço sussuros ao longe
parece alguém a falar
esperem... são cinco que falam
o que estarão a tramar?

Não consigo entender
as palavras a escutar
parece que falam em poder?!
Ou algo parecido com... Gaspar?!

Mas quem é esta gente
e o que estão a preparar?
será alguma milícia
estarão a conspirar?

Devo avisar alguém?
que vou agora fazer
farão eles alguns reféns
assumirão eles o poder?

Sr. Gaspar, Sr. Gaspar.

Venha, venha depressa
para ouvir o que dizem
olhe que isto lhe interessa
voçe é alguém por eles a excluir.

Anónimo disse...

pois é, os cinco que andam nas costas do Eduardo Gaspar continuam a reunir-se nas suas costas, ainda ontem ficaram na creche até depois das 9 da noite, sabe-se lá a fazer o quê? mais alguma ilegalidade?
Será que ontem andaram a passar cheques, destruir documentos importantes, fazer bombas?

Gaspar, Gaspar, cama a fizeste, nela te deitarás, a culpa é tua, só tua.

Anónimo disse...

Já dizia o velho ditado popular:

Não há festa nem festança onde não entre a Dona Constança

Anónimo disse...

Viram o filme:

"jogos de poder"?

Info Lóios disse...

Como blogue interventivo na freguesia de Marvila / Bairro dos Lóios, venho por este meio acolher a sugestão de uma concentração á porta da ATM, pedindo explicações do que está acontecendo na mesma?

Mas antes de tudo, devemos ser informados pelo ex presidente da ATM o porquê da sua demissão, para que não cometamos uma irregularidade, pedindo aos moradores sócios e não sócios a sua presença.

O info.loios como meio de comunicação, pede ao ex presidente da ATM, que escreva no seu blogue, as causas que o levaram a pedir a demissão, por não encontrar até esta data, nenhuma informação no blogue do Bairro dos Lóios que se refira às causas da sua demissão.

Enquanto não tiver conhecimento dessa explicação, não tomo posição alguma, para criar um POST referente a essa possível concentração.

Fico aguardando “explicação” do presidente demissionário.

Posso informar que tive uma conversa com o Sr. César Valentim ( tambem ele demissionário ), em que manifestei minha preocupação por não existir nenhuma informação, das causas que levou á demissão do Presidente da (ATM), o mesmo esteve de acordo por não existir essa informação.

Para um melhor esclareçimento das causas acima mencionadas, pesso ao Srº Gaspar que nos informe.

Saudações

Nuno Moreira

Anónimo disse...

Sim, lá dentro decorria uma violenta discussão. Havia gritos, pancadas na mesa, olhos cortantes de desconfiança, negações furiosas. A origem do problema parecia estar no facto de tanto Napoleão como o Sr. Pilkington terem jogado simultaneamente o às de espadas.

Doze vozes gritavam em fúria e eram todas idênticas. Não havia agora dúvidas sobre o que estava a acontecer às caras dos porcos. Os animais que estavam lá fora olhavam dos porcos para os homens, dos homens para os porcos e novamente dos porcos para os homens; mas já não era possível dizer quem era quem.


George Orwell, O Triunfo dos Porcos, (1944).

Anónimo disse...

Sim. Após reflectir bem, chego de facto à conlcusão que tem razão o gestor do infoloios, quando refere que devemos conhecer as causas que levaram o ex-presidente da ATM a demitir-se.

Assim, venho solicitar ao gestor do infoloios que o meu comentário, no qual apelo que nos desloquemos todos à porta da referida associação, seja retirado, e que tal sugestão não seja aceite ou analisada até conecermos todos os motivos que levaram à demissão.

Anónimo disse...

quem tem medo do lobo-mau, lobo-mau, lobo-mau...

se acham mesmo que uma manifestação chega para correr com a directora e seus comparsas estão muito bem enganados.

Anónimo disse...

Concordo com o gestor do infoloios.

Devemos pedir ao Sr. Gaspar que informe quais os motivos que o levaram a demitir-se.

Anónimo disse...

Resposta ao anonimo de Domingo, 4 de Maio de 2008 00H23m WEST

Ninguém quer correr com ninguém meu caro anónimo, apenas gostaríamos de ter explicações do que verdadeiramente está a acontecer á Associação Tempo de Mudar, que esteve ao lado dos moradores.

Como não estamos interessados em perder uma associação que tem sido bastante representativa na resolução dos problemas do nosso Bairro, é natural que nos encontremos preocupados com certas situações que têm surgido a lume.

Da minha parte pode crer que envidarei todos os esforços até saber a razão dos dirigentes demissionários e o porquê na realidade.

Sei que os senhores regem-se por um estatuto que em nada é democrático, muito menos facilitando a entrada de novos sócios, como eu.

Após ter preenchido a ficha de inscrição e ter sido assinada por um proponente, vim a saber que a minha inscrição não foi aceite pela direcção.

Será que ainda continuam com falta de sócios como sempre ouvi dizer, ou escolhem os mesmos a dedo.

Pelo menos não existe liberdade dentro da vossa associação, querem continuar a controlar tudo e todos, por isso é que tem apenas trezentos e poucos sócios e nas eleições anteriores apenas votaram seis.

Onde está a vossa dinamização e informação aos sócios.

Será que estes não deviam ser informados do que se está a passar na realidade, dentro de uma instituição que conseguiu criar prestigio e agora pelos vistos, pode vir a perder tudo.

A liberdade de expressão é um bem que todos temos, por isso deve ser açeite por todos, segundo a Constituição da Republica Portuguesa e Tratado de Lisboa.

Saudaçoes

Anónimo disse...

Aceitam-se as melhores histórias sobre este tema: "Crise na ATM".

Às melhores histórias aqui descritas será atribuido um prémio, e possibilidade de entrar no sorteio para uma viagem à Disneyland.

Nome do vencedor, será publicado no Notícias dos Lóios, no próximo dia 14 de Julho de 2008.

Concorram já!

Anónimo disse...

A ATM fica bem entregue a pessoas com o Sebastião, que farta-se de trabalhar para acabar com os jovens, com a Alexandra que farta-se de trabalhar pelo bairro, com a Carla que farta-se de trabalhar para que a creche esteja bem, enquanto os seus filhos lá andarem, alguém a viu antes disso?

Info Lóios disse...

Boa noite caros amigos, comunico que a partir deste momento não serão aceites comentários alguns neste Poste, referente á crise que se passa na ATM, por o blogue do Bairro dos Lóios se encontrar temporariamente suspenso.

Mais infº V.S. Exªs que este percalço se deve á não definição do presidente demissionário, por o mesmo até á data não se definir, do que o levou concretamente a pedir a suspensão do mandato.

Este blogue não pode pactuar com esta falta de definição , podendo vir a cair no ridículo perante aqueles que o visitam, podendo vir a tal informações incorrectas do que se passa concretamente na Instituição.

MAIS UMA VEZ INFORMO , QUE NÂO SERÃO AÇEITES MAIS COMENTÁRIOS NESTE POST , SE TAL ACONTEÇER OS MESMOS SERÂO ANULADOS .

Obs.: Mal exista informação das causas da demissão, os senhores terão conhecimento , através de um novo comentário do info.loios.
Peço desculpas a todos os visitantes.

Saudações

Anónimo disse...

Sr. Info loios,

O Sr. deveria ser um pouco mais perspicaz e ter percebido que o Blogue do Bairro dos Lóios não está temporáriamente suspenso, mas sim, somente acessível a leitores convidados.

Além disso, não se percebe a sua contradição:

Se fez este post, foi para que se faça comentários sobre o assunto e agora, afirma que não aceita mais comentários?...

Isto é que é gerir um Blogue?...

Ou está a sofrer pressões para que não se façam mais comentários?...

Anónimo disse...

compreendo a posição do administrador do info-loios. há que esperar um esclarecimento a saber os motivos reais da demissão do Eduardo Gaspar, saber quem foram a(s) pessoa(s) que estiveram por detrás disto.

Anónimo disse...

Como morador do bairro nao posso deixar de tambem dar a minha opinao sobre os recentes acontecimentos.E como parece que e moda dar opinioes sem as assinar tambem eu o vou fazer.
Devo dizer que me deu pena ver ao ponto em que chegaram alguns comentarios aqui colocados, nunca pensei que chegassem tao baixo.Mas vamos ao que interessa.Conspiracao ? Guerrilha ? Um lider identificado ? E tao mais facil encontrar alguem em quem colocar as culpas, em vez de assumir as nossas proprias responsabilidades.Se nao for em demasia vamos ver as coisas pelo lado oposto.
Temos um presidente incompetente (gaspar) e um suplente frustrado (cesar).Nao acham estranho que um presidente tao bem visto e respeitado pelo bairro ao demitir-se numa posicao de forca, olhando para tras so conseguir ver o seu fiel escudeiro, que inventa moinhos de vento contra quem lutar e o acompanha em direccao ao por-do-sol...(sim e verdade...gaspar e cesar, eu sei o que voces fazem quando esao sozinhos)
Como podem eles faltar ao respeito desta maneira tao baixa a quem ja tanto deu a esta associacao e ao bairro ?A Dr.Monica e das poucas pessoas competentes ali dentro.
A meu ver estes dois velhacos (gaspar e cesar), incompetentes e frustrados tentaram intrometeer-se e manipular o trabalho da directorada creche para seu proprio proveito, mas quando viram que do outro lado estava uma pessoa que ao cedia a pressoes nem a chantagens, planearam este plano sujo para mancharem a sua image junto dos moradores.Sera possivel que todos se tenham esquecido de tudo o que a Dr.Monica ja fez por nos ?O processo das rendas e um de muitos exemplos.E estes dois tristes amantes (cesar e gaspar), tal qual casal ofendido partem para a calunia e um ataque mesquinho e sujo.O que so prova toda a incompetencia, falta de caracter ingratidao e frustracao...E andam agora a pregar a moral e bons costumes...Amigos abram os os olhos !!!

Tem cuidado gaspar, porque tambem o teu brutus te pode apunhalar na ansia de chegar ao poder.

Para finalizar quero dar os parabens a Dr.Monica e a sua equipa pelo excelente trabalho desenvolvido.Havera certamente aspectos a corrigir, mas devo dizer que nao ha melhor creche na zona.Mais uma vez parabens e obrigado por tudo o que ja fez.

PS-gaspar e cesar, nao tenham medo nem vergonha de revelar a vossa orientacao sexual, o amor nao e para ser vivido as escondidas.

Info Lóios disse...

Resposta ao comentário de Segunda-feira, 5 de Maio de 2008 12H05m WEST

Informo o Sr. Anónimo que este poste foi colocado no blog em questão. Por o blog do Bairro dos Lóios estar acessível a todos os visitantes.

Quando me apercebi que só estava acessível a leitores convidados, achei por bem DIZER QUE NÃO ERAM ACEITES MAIS " COMENTÁRIOS " NESTE POST.

( Fica uma salvaguarda a todos os comentários que tenham conteúdo correcto e objectivo nas suas exposições )

Todos os visitantes que vem a esta página, querem ter acesso á informação do Bairro dos Lóios para saberem concretamente o que se passa, os mesmos ao não conseguirem abrir o link só podem culpar o info.loios.

Ninguem consegue demover o gestor do info.loios, para interesses particulares,tal como dá a entender no terceiro parágrafo.

Só não anulo o post em consideração aos comentários que foram colocados até 5 de Maio ás 21e 30 abrindo uma excepção ao comentário de 5 de Maio ás 16h e 52m.

Sou pela transparência e legalidade das causas meu caro/a amigo/a.

Saudações

Nuno Moreira

Info Lóios disse...

1 - Após plenário realizado a 31 de Julho de 2007, o mesmo foi particularmente agitado na Associação Tempo de Mudar para o Desenvolvimento do Bairro dos Lóios, em Marvila - Lisboa, onde um dos seus dirigentes Sr. Sebastião Cabral, pretendeu expulsar um dos moradores do mesmo Bairro e chegou a agredir um outro nas imediações da referida Associação.

2 - Os dois moradores acreditam que o motivo da hostilidade e agressão do dirigente da instituição deveu-se ao facto de os mesmos terem apresentado, nos últimos tempos, posições críticas abertas à filosofia de gestão adoptada pela actual direcção.

3 – A 06 de Maio de 2008 o Sr. Sebastião Cabral, infringido todas as leis e Estatutos da Associação, expulsou Sr. Gaspar Presidente demissionário, mas em exercício até novas eleições das instalações da (ATM).

4 – Na data acima mencionada o Sr. César também ele demissionário, mas em exercício até á eleição dos novos corpos gerentes, também foi expulso pelo Sr. Sebastião Cabral.

5 – Será que os moradores ainda não tomaram consciência de esta prepotência e arrogância que este Senhor tem perante os órgãos dirigentes, como também com os moradores nos plenários?

6 – Este senhor já devia ter sido expulso da Associação e retirado o nome de sócio desta instituição.

7 – Para este senhor continuar na direcção da (ATM) é apenas por interesses meramente pessoais e oportunistas.

8 – Desde quando um novo sócio não é aceite na Associação, só por este ter levantado um processo ao Sr. Sebastião Cabral.

9 - Este senhor que defende tanto o 25 de Abril e a liberdade de expressão, deve estar enganado, quando diz estas palavras, por ele ser o primeiro a ir contra a liberdade que qualquer cidadão tem em se manifestar.

10 - Mais uma vez mostrou prepotência e ingenuidade, quando expulsa dois dirigentes das instalações, intitulando-se de seguida “presidente”.

11 - Isto é um autêntico assalto ao poder tal como Fidel Castro.

12 – Senhora Presidente da Mesas da Assembleia Geral, D. Constância será que a senhora é conivente perante estas situações não sendo capaz de tomar medidas, convocando uma assembleia extraordinária para expor aos sócios estes infelizes acontecimentos.

13 – D. Constância se não tomar iniciativa para resolver o que aconteceu hoje, apenas lhe posso dizer uma coisa.

É tão cúmplice como o Sr. Sebastião Cabral.

Anónimo disse...

Aqui fica um link para um texto muito elucidativo e esclarecedor sobre os lobbys da indústria farmacêutica...

Os bastidores do cartel Farma

Anónimo disse...

Minha amiga,


Verdadeiramente, quem muito deu ao Bairro dos Lóios, foi quem trabalhou para o Bairro sem ter recebido nada em troca.

Todo o trabalho realizado pela directora da creche da Associação Tempo de Mudar, foi pago e se num dia, saía tarde da Associação, no outro dia, descontava nas horas pagas.

Portanto esta senhora, foi sempre remunerada pelo seu trabalho desenvolvido, ao contrário de quem sempre realizou um trabalho voluntarioso em prol do Bairro dos Lóios.

È pena é que quem recebe o seu ordenado ao fim do mês e se comporta como uma tecnicazinha, ainda tenha vindo para o Bairro dos Lóios gozar com os moradores do mesmo Bairro. Isto só é possível porque entre os ainda presentes dirigentes da Associação Tempo de Mudar reina a ignorância.

Anónimo disse...

1-Se o Sr. Gaspar e o Sr. César Valentim não forem reeleitos para a direcção da Associação Tempo de Mudar, os moradores do Bairro dos Lóios ficarão altamente prejudicados, porque a Associação terá uma nova direcção que pouco irá intervir na questão da habitação e dos espaços públicos relativos aos moradores, somente preocupando-se com as suas creches.


2-É altamente vantajoso para uma farmácia vir a ter um Centro de Sáude perto de si, uma vez que os pacientes assim que saírem do Centro de Saúde, podem deslocar-se rapidamente à farmacia. E é também vantajoso em termos de notoriedade para a dona da farmácia, repentinamente, pretender vir a ser presidente da Associação Tempo de Mudar....


Já agora, onde estava a dona da farmácia quando era necessário lutar pelos moradores?

E porque, sendo a mesma presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Tempo de Mudar, está a pactuar com a recente conspiração contra o presidente demissionário da Associação e contra o Sr. César Valentim?


3-Se o Sr. Gaspar não for reeleito presidente da Associação Tempo de Mudar, a Associação terá pelos vistos uma presidente que estará pouco presente na Associação, o que permitirá à autora desta conspiração ter um maior controlo sobre os membros da direcção, tal como lhe convém.


Que mais interesses internos estão por detrás desta conspiração?

Anónimo disse...

Porque razão a Presidente de Mesa da Assmbleia Geral, não convocou ainda uma assmbleia de sócios?

Já repararam que toda esta crise na ATM, continua a ser tratada (cozinhada), internamente, quando deveria ter sido já em assembleia, transmitida aos sócios, os quais têm o direito nessa mesma qualidade, de serem informados desta vergonha, esclarecidos sobre os verdadeiros motivos que originaram tudo isto, e acima de tudo, ouvidos.

Porque será que a Presidente de Mesa da Assembleia Geral, assim como a Vice-Presidente, recusam a marcação de uma Assembleia de Sócios???

Estranho!!!

Anónimo disse...

Sr. Eduardo Gaspar.

Deve o senhor, o mais rápido possível fazer uma carta aberta, onde explique quais os motivos que levaram a esta crise, e onde na mesma explique como é que um ex-colega seu, o expulse a si e ao Sr. César, de uma instiutição, a qual ajudou o sr. a fundar?!

Considero ser demasiadamente grave, a atitude de o expulsarem, e devemos todos nós sócios, moradores, todos, rapidamente, exigir-mos explicações para o sucedido.

Anónimo disse...

Esta conclusão de um estudo da Universidade de Granada encaixa bem na presente situação da Associação Tempo de Mudar e nos muitos directores de qualquer coisa deste país:

Chefes incompetentes escolhem funcionários como eles

Anónimo disse...

Não há dança, nem festança sem a Sra. D. Contança!!...

Anónimo disse...

como temos uma extensão do centro de saúde de marvila, o bairro dos lóis tem moradores para que seja aberta mais uma farmácia.

Anónimo disse...

Caro Gestor do Infolóios.

Lembro-me de há bem pouco tempo atrás, num dos comentários feitos por si, referir, chegando mesmo a afirmar, que este era um espaço onde não existia nem seria aplicada nunca qualquer tipo de sencura.

Porém, estranhamente, tenho verificado que tem o sr. apagado últimamente alguns comentários?!

Mudou de opinião?!

Teme algo?!

Anónimo disse...

F.Fernandes sócio ATM

Tenho a certeza absoluta que ao escreverem no Blog dos Lóios desconhecem as verdades sobre o que se passa na ATM.
Não sabem como começou e os caminhos percorridos para chegar até aqui.
Longas lutas "lutas sem guerra aberta como agora",com entendimentos, compreensão, e muito trabalho de rua. Fico sem perceber o que está por trás disto tudo.
Aos anónimos que hoje estão tão preocupados com o que se passa na ATM, penso que deviam dar a cara para ficarem a saber dos acontecimentos, pois ao contrário "temos pena", porque vão continuar no desconhecido. Deviam conhecer as razões que moveram a criação da ATM e não sua desvirtualização Porém falam muito no sr.Gaspar, será que estão autorizados a falarem em seu nome?Não acredito, conhecendo o senhor Gaspar como eu, que não deixa por dizer quando fôr preciso ao que pensa, por isso respeito-o e admiro-o, desde a primeira hora que comecei a lidar com ele, daí nada a apontá-lo.
O que não aceito é ele deixar anonimatos a falarem em seu nome.
Acho que se devem pôr um ponto final na conversa fiada e apresentarem-se com dignidade na Assembleia e com Democracia
fazerem valer dos direitos que se julguem ter, mas por favor não escondem no anonimato.-

Anónimo disse...

Pela 2º vez repito na íntegra o que anteriormente já havia mencionado:

Por amor de Deus, o que se passa neste blog??

Realmente já tinha ouvido falar do que passava por aqui, mas sempre pensei que era exagero; "fruto" de uma imaginação poderosa de mentes mal-dizentes, mas agora que aqui vim...estou indignada!!

Como é possivel que existam pessoas com tão mau fundo??

Deixem a ATM em PAZ e a Directora da creche e Jardim de Infância "Tempo de Crescer" continuar com o trabalho maravilhoso que tem feito até aqui!!

Sabem o que vos digo?
Ela, sim, é uma Senhora, para aguentar tudo o que aqui se diz e mesmo assim continuar a lutar pelo que acha melhor para as nossas crianças!

Sou mãe de uma criança que frequenta o equipamento desde os 18 meses e durante todos estes anos nunca tive nada a dizer da Directora da creche. Sempre fui recebida quando precisei; sempre teve em conta as minhas opiniões; sempre tudo fez para que eu e minha filha nos sentíssemos em "casa"!
Sempre que precisei tive todo o apoio que necessitava, o mesmo se passando com a minha filha! Ela é FELIZ no equipamento e eu sou feliz por ela!!


E como tanta "gentinha" já disse mal de tudo e de todos, vou apenas dizer que para mim (e para a maioria dos pais das crianças que conheço e frequentam o equipamento)a Creche e Jardim de infância Tempo de Crescer está de Parabéns!! Parabéns às Educadoras e às Auxiliares, parabéns a todos os que contribuem para o bem-estar dos nossos filhos e principalmente parabéns à Directora pela grandiosidade de tudo o que tem conseguído fazer pelo Equipamento!!!

Tristeza...Tristeza tenho em pensar, que em breve a minha filha irá sair do Equipamento(por transitar para o 1º ciclo) e possivelmente será difícil encontrar uma escola com a segurança, a higiene, a formação, o bem-estar, a confiança, a alegria e a boa-disposição que encontrou em "Tempo de crescer".