sexta-feira, 20 de junho de 2008

Moradores das Amendoeiras vão adquirir as suas casas

Foi acordado entre a comissão de moradores e o IHRU que a fixação do coeficiente de conservação apurado no decurso do levantamento feito ao edificado pelos técnicos do IHRU e do LNEC, e corrigido de forma a garantir a equidade em função do tipo de benfeitorias efectuadas pelos moradores, reflectindo-se assim num preço final abaixo do valor tabelado pelo Decreto-Lei no141/88.

Acordaram ainda que a aplicação de uma dedução de 20% em função do pagamento integral do preço de aquisição.

25 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, nas Amendoeiras trabalha-se aqui arranjam-se tachos e brinca-se ao faz de conta.
É a diferença entre uma comissão de moradores que trabalha a sério e uma ATM fantoche.
Cada um tem o que merece.

Anónimo disse...

Lá nas amendoeiras são 900 os membros da comissão, nos lóios são 50 os associados com a anuidade em dia.

7 euros por ano para ajudar o bairro e nem isso fazem, agora levam com a tipa da farmácia para verem o que é bom.

Anónimo disse...

No tempo do Sr. Gaspar a ATM esteve exuberante ao conseguir arrebanhar para esta zona da cidade investimentos e um desenvolvimento notável. Foi a Feira do Relógio e o Cambodja, veio a reabilitação urbana, os equipamentos sociais e a unidade de saúde. Moro aqui há uns anos e posso dizer pela experiência possuída que nunca antes se viu uma Associação de Bairro ter uma expressão tão grande, usada em prol dos moradores do Bairro dos Lóios.

A Actual ATM é um ser Revoltante e Falso, vive para as aparências e para o auto-elogio. Os seus dirigentes actuais movem-se por interesses mesquinhos e pelo ódio aos antecessores. Buscam a calúnia e a difamação para destruir uma eventual "oposição".

"Quanta felicidade dá a grata suavidade das coisas! Como a vida é cintilante e de bela aparência! São as grandes falsificações, as grandes interpretações que sempre nos têm elevado acima da satisfação animal, até chegarmos ao humano. Inversamente: que nos trouxe a chiadeira do mecanismo lógico, a ruminação do espírito que se contempla ao espelho, a dissecação dos instintos?
Suponde vós que tudo era reduzido a fórmulas e que a vossa crença era confinada à apreciação de graus de verosimilhança, e que vos era insuportável viver com tais premissas... que fazíeis vós? Ser-vos-ia possível viver com tão má consciência?
No dia em que o homem sentir como falsidade revoltante a crença na bondade, na justiça e na verdade escondida das coisas, como se ajuizará ele a si mesmo, sendo como é parte fragmentária deste mundo? Como um ser revoltante e falso?" Friedrich Nietzsche, in 'A Vontade de Poder'

Anónimo disse...

Mas porque carga de água, é que a Associação Tempo de Mudar continua a enviar cartas "pidescas" e intimidatórias ao Sr. César Valentim?

E quanto dinheiro está a Associação Tempo de Mudar a pagar à advogada pela avença no processo contra o Sr. César Valentim e o Sr. Gaspar, advogada essa, que é precisamente irmã da directora da creche, Mónica Mascarenhas.

Será que isto está assim tão mal, que a directora da creche da Associação Tempo de Mudar teve de arranjar uma avença á irmã.

Será que a falta de transparência da Associação Tempo de Mudar é tão grande que a advogada encontrada para se "arranjar" um processo contra o Sr. César Valentim e o Sr. Gaspar tinha de ser precisamente irmã da directora da Creche?...

Anónimo disse...

Atenção,

Efectivamente, a Comissão de Inquilinos do Bairro dos Lóios ainda existe, ao contrário do que muitos possam afirmar ou pensar.

O problema é que essa Comissão continua a ser pouco activa...

Anónimo disse...

A ser verdade, que a ATM emprestou os tais 3.000 euros ao Sr. Sebastião Cabral, o ex-presidente da ATM tem de clarificar esta situação aos moradores do Bairro, para que não fiquem na dúvida, ou será preciso pedir uma auditoria á segurança social, para se apurar a verdade. A ATM não é uma agência bancária para emprestar dinheiro aos seus funcionários, mas sim, uma instituição social.

Cesar Valentim disse...

Considerando que o meu nome foi aqui mencionado, venho apenas esclarecer que a correspondência que recebi da ATM não é "pidesca", apesar de ser estúpidamente intimidatória e sem razão de existir.

Apesar de ter sido aqui referido, não tenho oficialmente conhecimento de nenhum processo levantado contra mim pela ATM ou por qualquer elemento desta instituição.

Tenho sim conhecimento de deligências efectuadas judicialmente para a reposição da verdade no que concerne às difamações e falsas acusações constantes num documento assinado por 11 dos actuais dirigentes da mesma instituição.

Aproveito para agradecer as inúmeras palavras de apreço que tenho recebido de diversos moradores e manifestar a minha disponíbilidade para continuar a respeitar os compromissos que assumi com os mesmos, não devo nada à ATM nem a ninguém mas não conseguiria dormir descansado sabendo que existem pessoas a sofrer, por negligência dos que deviam estar a cumprir as suas funções e pela demissão destes últimos do seu contrato social que por sua iniciativa assinaram.

A ATM pode falhar, a Comissão de Inquilinos pode estar distraída mas os moradores continuam com os seus problemas e essa situação é intolerável.

Anónimo disse...

Atenção,

A Comissão de Inquilinos do Bairro dos Lóios efectivamente, já não existe!

Se bem se recordam, no último plenário de moradores, foi proposta a "extinção" desta da mesma, continuando no entanto os seus elementos, ficando porém, a ATM à frente desta luta.


Isto foi proposto e aprovado em plenário de moradores!

Qunato ao encontrar-se pouco activa, já há muito que o estava, pois já pouco, aliás, muitíssimo pouco ou quase nada faziam, a não ser, claro está, gabarem-se aos moradores quando estes, coitados, ali se deslocavam para saberem qual a situação dos seus processos.

Anónimo disse...

Julgo que nós sócios, alguns até fundadores desta nossa associação, temos o direito, mais, o dever de solicitar com a máxima urgência a esta actual direcção, que chame o ex-presidente, para que nos explique de forma inequívoca e de uma vez por todas, toda esta história dos 3.000,00€.

Pelo o que se diz por aí (não sei se verdade, se mentira), esta verba foi até (imagine-se), retirada de um subsídio que a ATM tinha recebido?!

Será verdade?
Será mentira?

Para que não se fique com esta dúvida, para que não fiquemos todos sem nunca saber se é ou não apenas um boato difamatório, é imprescindível que saibamos toda a verdade sobre esta questão!

Anónimo disse...

Caro Sr. César Valentim,

Em primeiro lugar, deixe-me dizer-lhe que eu é que lhe agradeço por tudo o que fez por nós moradores.

Em segundo lugar, acho que deveria o Sr. imediatamente colocar aqui neste blogue essas cartas "intimidatórias e pidescas" que tem (ao que parece), recebido desta associação que durante algum tempo foi também a sua "casa", para que todos os que aqui vêm possam visualizar e dessas tirar elações.

Anónimo disse...

Acho sinceramente muita piada a tudo isto.

Segundo se tem podido aqui ler:

- ATM emprestou ao Sr. Sebastião
Cabral, 3.000,00€;

- Directora da Creche, ganha 2.000
e não sei quantos euros;

- Sr. Sebastião Cabral, desabafa
com (na altura) colegas de
direcção, que e passo a citar: -
"... Aquelas cabras dão cabo de
tudo e depois eu é que tenho
que arranjar, e que não queriam
fazer nada, pois o seu netinho
chegava a casa mijado até ao
pescoço";

- Pode ler-se também que a Directora a uns pais exige que não estejam desempregados, para poderem pagar a creche, e diz a outros que não existem vagas, mas depois alguém vem (alguém que pelos vistos estava bem dentro do assunto), dizer que o neto do Sr. Sebastião está na creche, pouco ou nada paga, estando os pais desempregados?!

- Leu-se também sobre um complôt feito para correr com o Sr. Gaspar da Direcção, chegando ao ponto do Sr. Sebastião (uma vez mais este senhor), amigo de longa data do Sr. Gaspar e companheiro durante muitos anos na ATM, expulsar, repito, expulsar, o Sr. Eduardo Gaspar da referida ATM, instituição que o Sr. Eduardo Gaspar ajudou a fundar, com muito esforço e dedicação.

Podemos apenas infelizmente concluir caros amigos, esta ATM andou, continua e pelos vistos continuará a andar muito mal. Mesmo muito mal.

Agora pergunto.

É a mesma ATM, que tão boa imagem tinha junto das mais variadíssimas entidades e comunicação social?

Anónimo disse...

Pretendo referir dois aspectos:


Em primeiro lugar, quem afirma que a Comissão de Inquilinos já não existe, está a mentir, porque ainda ontem, estiveram presentes dois membros da mesma Comissão na reunião da Plataforma Artigo 65, decorrida nas instalações da Comissão do Bairro das Amendoeiras.

Sabemos que a existência da mesma Comissão é um factor que causa pânico ao Sr. Gaspar e ao Sr. César Valentim, mas os membros da Comissão mandaram a proposta do Sr. César Valentim e do Sr. Gaspar para se terminar com a Comissão às ortigas e como tal, a Comissão continua a existir, ainda que com pouca actividade.

Outro aspecto que deve ser referido, é o facto de que embora o Sr. César Valentim não refira a existência de um processo da Associação Tempo de Mudar contra si, efectivamente, foi apresentada uma queixa na PSP, queixa essa que visa alguns dos actos praticados pelo Sr. César Valentim como dirigente da Associação Tempo de Mudar.

Portanto, efectivamente, não se trata de um processo judicial, mas é uma queixa do foro criminal, que decorre nas autoridades policiais.

Anónimo disse...

Com que então as senhoras meteram uma queixa na polícia contra o Sr. César Valentim? Com que alegações? Não me diga a senhora que também é advogada e procuradora do Ministério Público...

A Comissão de Inquilinos não mete pânico a ninguém, não assusta nem sequer incomóda. Esse é o problema dela, de agora e de sempre.

À ATM dará agora muito jeito ter uma Comissão, assim não fazem nada e passam a batata quente para outros: "Quem tem de tratar disso é a Comissão, para isso é que ela existe".

Ao que parece, a proposta de extinguir a Comissão partiu da Direcção da ATM, tendo sido aprovada por unânimidade. Será que a Sónia e a Alexandra não eram da Direcção da ATM???

Afinal de contas nunca ninguém as viu a representar a ATM em lado nenhum e pouco ou nada fizeram que servisse para alguma coisa. A Comissão funcionou até sair o João Santos e a ATM enquanto lá estiveram o Gaspar e o César.

Querem ver que é agora que vão ter um site? A senhora Teresa informou na Assembleia que ia construir o site e que até ia publicar um boletim noticioso.

O que se viu até agora foi uma perseguição aos anteriores dirigentes, uma desresponsabilização dos actuais dirigentes e um bairro a cair no esquecimento, não fora o incómodo que tantos lhes causa o facto do Sr. Gaspar ter um site onde escreve umas verdades.

Caso a donzela tenha esquecido, a queixa que o Sr. Sebastião apresentou na PSP foi contra terceiros e muito mal fundamentada pois nem conhecem os direitos de autor e patrimoniais que fundamentam absurda acusação.

Não é o mesmo Sr. Sebastião que tem uma queixa de agressão pendente?

Não é o mesmo Sr. Sebastião que foi punido disciplinarmente pela Direcção da qual era Secretário?

O que é que a ATM fez neste mês em que está a frente das coisas? Afinal de contas a maioria da Direcção era dirigente no mandato anterior, não existem motivos plausiveis para se demorarem tanto a intervir na comunidade.

Ao que se sabe as cartas e correspondência continuam por receber resposta. Não comparecem quando convocados para discutir assuntos importantes para a comunidade.

Não conseguem manter sequer os programas em curso e já conseguiram que os jovens abandonassem as actividades.

Ó sua ignóbil presunçosa, tenha vergonha e veja o que NÃO está a fazer. Olhe para a comunidade que precisa das instituições e trabalhe para os outros e não apenas para si e para a canalha que anda consigo.

Anónimo disse...

Não é preciso insultar a senhora, afinal de contas a grande parte dos moradores aqui do bairro nem sabe quem é a fulana, nem qualquer outra das senhoras e senhores que estão na Direcção da ATM.

A Comissão de Inquilinos do IGAPHE do Bairro dos Lóios foi extinta num plenário em que eu estive presente. Estavam na mesa a Sra. Sónia, o Sr. Guedes e o Sr. César da ATM e ainda uns elementos da Comissão Restrita.

O plenário aprovou a fusão da Comissão com a ATM, passando a ser criado um grupo de trabalho no interior da ATM para acompanhar este caso.

Se pelos vistos o que o Plenário decide não conta, quando não agrada à Dra. Mónica e à sua grupeta, então para que é que fazemos plenários???

Isto continua a ser o que a Dra. Mónica quiser e mais nada, mais vale procurar uma casa nas Amendoeiras ou mesmo fora de Lisboa porque neste bairro, com aquela gente a representar os moradores, estamos bem tramados.

Anónimo disse...

Estão à espera de alguma coisa? Falem com o Guedes, ele é que está à frente do gabinete de habitação da ATM.

Pelo que percebi, ele reúne com a comissão, reúne com os moradores e ainda cola cartazes, enquanto a Alexandra e companhia nem aparecem no bairro.

Anónimo disse...

Enquanto inquilino do agora IHRU, do bairro dos Lóios, estou bastante preocupado.

Senão reparem.

Primeiro faz-se um Plenário de moradores para propôr a extinção da Comissão de Inquilinos, proposta esta que foi aprovada pelos presentes.

Agora, voltam atrás e afirmam que não foi extinta e comparecem em reuniões com a Plataforma 65, "representanto" os inquilinos dos Lóios, inquilinos que aquando presentes no referido Plenário aprovaram a extinção desta Comissão!

O que pretendo dizer é o seguinte:

Como pode alguém representar os inquilinos dos Lóios em reunião com a Plataforma 65, ou em qualquer reunião, se:

- Esta Comissão ao que tudo indica foi mesmo extinta, tendo sido aprovada a sua extinção em Plenário de Moradores;

- se os "supostos inquilinos" que estes representam não sabem de nada do que se está a passar, pois nã são informados há meses sobre absolutamente nada;

- se os dois elementos, Sr. Hanibal e Sra. D. Conceição, que "representaram" os inquilinos dos Lóios (não desfazendo nas suas pessoas claro), não têm competência alguma para estar sequer numa Comissão de Trabalho.

Percebem o que pretendo dizer?

Com este tipo de atitudes, corremos todos o risco de um destes dias, esta extinta Comissão, acordar com o IHRU, algo em nome dos inquilinos, quando o estará a fazer à sua revelia, pois a verdade é que não saemos absolutamtne nada, e para sermos "representados", teríamos antes que ser informados sobre o que se passa, ser ouvidos sobre a nossa opinião e qual a nossa vontade, e só aí poderiam então "representar-nos" em alguma reunião com IHRU, Plataforma 65, Secretário de Estado, etc.

Cuidado com o que se está a fazer, pois é a vida, o futuro de pessoas, de famílias que está em RISCO!

Anónimo disse...

Esqueceu-se o sr. comentador de referir também:

Não é o mesmo Sebastião que pediu um vale de 3.000,00€ quando estava na anterior direcção?

Anónimo disse...

Ó HANIBAL PÁ O QUE É A PLATAFORMA 65?

Anónimo disse...

Não foi não, foi com a Conceição à tasca e foram comer-se que nem gente grande, pareciam uns toscos com umas Super Bock e uns tremoços, sempre faziam melhor figura...

Devem ser o elenco de uma peça de teatro tragicomédia encenada pelo Octávio...

Ou um teatrinho de marionetas com a Mónica a puxar os cordelinhos, escondida atrás de um pano, com o seu sorriso maquiavélico...

Produção da Aspirina e Companhia, teatro infantil.

Anónimo disse...

O Aníbal na comissão dos inquilinos! Será possível que a ATM só escolhe analfabetos para representar os inquilinos, que não foram ouvidos. Realmente a ATM está na maior.

Anónimo disse...

Então já sabem, a creche da ATM agora vende produtos hortícolas, ou seja couves e nabos da sua horta. Quem será o agricultor? O Sebastião ou o Aníbal, ou serão as funcionárias da creche.Realmente nunca se viu tal coisa.
A BEM DO POVO.

Anónimo disse...

Cheio de nabos e nabiças anda aquela ATM agora com os actuais dirigentes.

Anónimo disse...

E que tal um plenário para esclarecer a população?

Ou têm medo de enfrentar os inquilinos e demais moradores?

Anónimo disse...

Plenários são giros mas não resolvem nada.

O que interessa é o que a Mónica mandar, afinal de contas ela é que manda aqui no Bairro e nas pessoas.

As pessoas são demasiado burras para tratarem delas sózinhas.

O melhor é não as deixar andar com a trela muito solta, já viram o que isso era?

A Mónica e a sua nova sombra, uma tal assistente social que lhe carrega os livros, sabem o que é melhor para os Lóios.

Se for preciso alguém fingir que decide alguma coisa já tem as barbies alinhadas, com um Ken que parece um pouco rabicholas mas que compôe o ramalhete e um assistente pessoal que serve para fazer uns recados e puxar o lustro aos talheres de prata.

Uma Presidenta que não serve para nada!!!

Um Secretário que anda a apanhar bonés!!!

Uma Tesoureira que faz contas de sumir!!!

Um Vogal que gosta de mandar!!!

Uma Suplente que faz as Vénias com a Tesoureira!!!

E ainda 3 bananas mais que nem sabem o que andam lá a fazer!!!

Desta gente toda quem estão a ver à frente de um plenário de inquilinos?

Deixem estar o Sr. Tiago que é o que ainda vai fazendo alguma coisa, não sabe bem o quê mas vai!!!

Anónimo disse...

Para as senhoras que estão na ATM agora, era melhor que os inquilinos esquecessem aquela associação, que arranjassem outras formas de luta, comissões e coisa e tal...

Dessa forma a ATM passava a ser apenas uma I.P.S.S. sem grandes preocupações com o desenvolvimento do Bairro dos Lóios...

Faz umas festinhas, uns jogos e uns passeios para os putos e acabou...

Gere o Jardim-de-infância e aparece quando vêm ao bairro os ministros e os vereadores, mais nada.

Façam comissões e outras associações, isso é o que eles querem.