terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fundo de Arrendamento Hahitacional

A CGD anunciou hoje a criação do primeiro fundo destinado a acolher fogos arrendados por famílias que tenham dificuldades em suportar o esforço financeiro de um crédito bancário tradicional.
O Caixa Arrendamento é o fundo de investimento imobiliário para arrendamento habitacional que será gerido pela Fundimo, a sociedade gestora de fundos deste tipo do grupo CGD, e dotado com um capital inicial de 30 milhões de euros.

in: Publico

56 comentários:

Anónimo disse...

Info Lóios disse...
Exmª Srª Mónica Mascarenhas, venho por este meio desafiar V. Exª para que tome de novo o controle da renda apoiada, tal como aconteçeu na altura da Fundação D. Pedro IV.

A Senhora sempre foi uma pessoa dedicada a esta causa, que tal pegar nas redeas e voltar a enfrentar desta vez o IHRU, tal como fez muitas vezes no passado, quando o patrimonio ainda não estava no estado.

Tente mostrar suas capacidades como no passado, voltando-se de novo para uma causa mais que justa como você muito bem sabe.

Não se esqueça que você representou muitas vezes os moradores em reuniões com o secretário de estado e outros.

FICA AQUI O DESAFIO

Saudações

Anónimo disse...

Sr. Nuno Moreira,

Está a tentar chegar a algum princípio de acordo com a Srª Mónica Mascarenhas, que apresentou uma queixa na Polícia contra o seu Blog Info Loios?...

Anónimo disse...

Sr. Nuno, não acha que a dita controla já assuntos de sobra?

"...que tome de novo o controle da renda apoiada..."

Ai, ai...

Info Lóios disse...

Resposta aos anonimos de Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009 12H44m WET e Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009 12H45m WET e Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009 12H47m WET e Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009 13H44m WET e Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009 18H33m WET

Para vossa informação, apenas lhes posso dizer que não necessito de fazer acordos com ninguém, muito menos a quem levantou um processo contra o gestor do blogue.

Não volto com minha palavra atrás referente ao desafio feito á Sr.ª Mónica Mascarenhas, para mostrar de novo as suas capacidades e interesse que teve em dar apoio ao processo levantado contra a Fundação D. Pedro IV .

Por saber que esta senhora tem mais capacidade e empenho que os elementos da ex comissão de inquilinos do IGAPH é altura de a mesma voltar a zelar pelos grandes problemas que existem na parte habitacional, tal como no passado o fez.

Posso lhe dizer que cada caso é um caso e não é por esta senhora ter levantado um processo contra o gestor, que vou deixar de dar a minha opinião á parte do processo.

Nunca foi meu habito meter agua na fervura, cada um sabe o que deve fazer e se tem razões para tal.

Não me preocupa em nada de nada desafiar de novo a senhora acima mencionada.

SEi muito bem quem lutou muito contra a renda apoiada a nivel de escrita, isso podem querer.

Infelizmente já não temos essa/as pessoas na comissão

Como os moradores não podem contar com alguns elementos que estavam na comissão, então só existe uma possivel ajuda, caso a Srª Monica Mascarenhas queira.

Saudações

Anónimo disse...

Goveno cria Fundo de Reabilitação do Património de 10 milhões


Diário Digital, 21 de Janeiro de 2009

Anónimo disse...

O Projecto de Lei do PCP de alteração do decreto-lei nº 166/93 de 7 de Maio, que define a renda apoiada, já teve o primeiro parecer favorável, no sentido de subir a Plenário da Assembleia da República para apreciação e votação, tal como se pode analisar na página da Assembleia.

Faltam agora as posições de outros grupos parlamentares.

PROJECTO DE LEI N.º 457/X (3.ª) [REGIME DE RENDA APOIADA (PRIMEIRA ALTERAÇÃO AO DECRETO-LEI N.º 166/93, DE 7 DE MAIO)]

Info Lóios disse...

Exmos. Senhores,
Esta foi mais uma resposta dos Serviços da C.M.Lxª ao mail enviado a 2009/01/18

Encarrega-me o Sr. Vereador Manuel Salgado de acusar a recepção do vosso mail, que mereceu a melhor atenção, e de vos informar que reenviou o mesmo para conhecimento do Director do PRDIM – Programa de Reabilitação e Desenvolvimento Integrado de Marvila, Engº João Tremoceiro.

Com os melhores cumprimentos,

Anónimo disse...

Pese embora, o Projecto de Lei do PCP, no sentido da alteração da renda apoiada, seja um contributo positivo para a modificação das várias lacunas do respectivo regime de arrendamento, verifica-se, que a sua proposta é ainda insuficiente e não contempla todas as lacunas do respectivo decreto-lei.

O Projecto não contempla também a principal lacuna da renda apoiada, que é o seu sistema de cálculo, que já foi considerado injusto pelo Provedor de Justiça e que permite valores de renda elevadissimos em fogos de habitação social.

Resta agora, continuar estar atentos e verificar se a proposta do PCP será aprovada ou chumbada na Assembleia da Repúlica.

É necessário também estar atento à resposta do Governo à Provedoria de Justiça, relativamente à sua sugestão de alteração do sistema de cálculo da renda apoiada, considerado injusto pela mesma Provedoria de Justiça.

È para isso que serve a Comissão de Inquilinos do Bairro dos Lóios, que teve mérito no passado, ao ter apresentado no passado uma queixa na Provedoria de Justiça contra a renda apoiada e que originou a sugestão da Provedoria ao Governo.

No entanto, presentemente, com a saída de elementos activos da Comissão de Inquilinos, a mesma continua a fazer de conta que estes assuntos não são da sua responsabilidade...!

Anónimo disse...

O Bloco de Esquerda também tinha uma intenção em avançar com uma proposta de alteração do decreto-lei nº 166/93 de 7 de Maio, que define renda apoiada.

Nunca mais se soube nada dessa intenção do Bloco de Esquerda.

Anónimo disse...

Então na opinião do senhor gestor, a salvação dos inquilinos do bairro dos lóios é a sra. directora?

Realmente não há quem o entenda?!

Anónimo disse...

«Nunca mais se soube nada dessa intenção ( de alterar a lei da renda apoiada)do Bloco de Esquerda.»



O Bloco de Esquerda (tal como o PCP) aguarda à quase 2 meses a subida a Plenário da Assembleia da República do seu projecto de lei sobre renda apoiada.

António Lage

Anónimo disse...

Para que fiquem sabendo eu já moro no bairro dos lóios desde que este foi construído e não me venham dizer que com o comentário que fiz no outro dia não estou a ajudar o bairro, porque voces aqui no blog só criticam, isso é que é fazer com que o bairro fique ainda pior.
Criticas, criticas e mais criticas é só o que voces têm na ponta da lingua.
o blog devia era ser gerido por outras pessoas e frequentado ainda por outras pessoas.
Enxerguem-se ok?

Raúl adriano

Anónimo disse...

No seguimento da informação prestada pelo Sr. António Lage, de facto, constata-se que o Bloco de Esquerda efectivamente, já apresentou um ptrojecto de Lei para a habitação social, que tem a seguinte designação:

Projecto de Lei nº 621/X/4ª,REGIME DO ARRENDAMENTO DO PATRIMÓNIO DO ESTADO PARA A HABITAÇÃO SOCIAL.


Não pretendendo, como é óbvio, fazer política partidária, até porque não pertenço a nenhum dos dois partidos, numa primeira análise, fica a sensação de que a proposta do Bloco de esquerda, parece ser mais completa do que a do PCP, no sentido de se criar uma legislação para todo o sector da habitação social em Portugal.

Quanto às outras implicações da proposta do Bloco de Esquerda, verifica-se um contributo positivo de não se considerar os rendimentos ilíquidos para efeitos de cálculo da renda apoiada e de não se considerar os subsídios de carácter não permanente, tal como acontece actualmente.


A proposta do Bloco de Esquerda pode ser visualizada no seguinte link:


REGIME DO ARRENDAMENTO DO PATRIMÓNIO DO ESTADO
PARA A HABITAÇÃO SOCIAL



E o seu estado de análise, no seguinte link:

http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?ID=34208

Anónimo disse...

Não se percebe bem se o comentário anónimo de 22 Janeiro sobre as propostas de alteração á lei da renda apoiada foram baseados numa leitura minima das propostas.

O PCP propõe (entre outras)as seguintes alterações:

1 - Considerar no cálculo o valor dos rendimentos liquidos e não dos iliquidos.

2 - Retirar do calculo todos os rendimentos não regulares (Horas Extras, Subs. turno, etc)

3 - Limitar o esforço com valor da renda a um máximo de 15% do rendimento do agregado.

O que é importante é que estas duas propostas (do pcp e do be) sejam aprovadas e que isso resolva alguns dos problemas que a aplicação desta lei pode trazer.

Lamentavelmente, em situação anterior, os partidos de direita (CDS, PSD, PS) votaram contra.

Explicito, não é ?

Info Lóios disse...

ESta é a resposta do Presidente da Junta de Marvila , referente á noticia que circula no info.loios, em que o Lote 232 e Pantera cor de Rosa iriam ser demolidos.

O Presidente da Junta de Marvila DIZ:

O que sabemos e nada mais, é que os referidos edifícios vão ser alvo de inspecções por parte de entidades competentes.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Sr. Raúl Adriano, o seu comentário é tão triste, e sem sentido algum, que não merece resposta. Outros há, que vivem no Bairro há mais do tempo, e não falam dessa maneira,ou será que está a defender alguém?...

Anónimo disse...

Sr. Raúl Adriano.
.................

Quando a Estupidez é uma explicação suficiente, não há necessidade de recorrer a qualquer outra!....

Anónimo disse...

António Lage diz:
Noto aqui nestes comentários, a preocupação dos moradores dos Lóios, em saber o que irá suceder ao lote 232 entre outros.
Então:
Embora lamentando (como fiz em devida altura aqui neste espaço)o facto de terem sido anuladas duas reuniões de exclarecimento aos moradores da CML a propósito dos projectos para o Bairro (1 reunião em Outubro outra em Dezembro),
Gostava de propor que uma boa possibilidade de serem mais esclarecidos é visitarem este blog e ai colocarem essas dúvidas, penso que á uma probabilidade considerável de obterem uma resposta mais aprofundada.

Bem hajam
António Lage

http://lisboaemuitagente.blogspot.com/

Anónimo disse...

O Gestor do Blog lembra bem que existem pessoas que podem lutar activamente e dar bom contributo para a luta da Renda Apoiada e Fogos do ex-IGAPHE, mas NENHUMA encontra-se na ATM ou Com. de Inquilinos!
Konicas Kascarenhas, Guedes, Anibais, catequistas e acolitos apenas enterram mais o bairro.

Anónimo disse...

As primeiras sondagens para as eleições autárquicas na câmara Municipal de Lisboa de 2009, já dão uma projecção de vitória com maioria absoluta ao António Costa e uma derrota ao Santana Lopes.

Pelos vistos, somente a Associação Tempo de Mudar e a sua actual presidente, a farmacêutica Constança Almeida Vaz, é que parecem apoiar o Santana Lopes, com as suas festas inúteis.

(Um dia, a Associação Tempo de Mudar ainda terá de explicar aos moradores e sócios porque motivo convidou para as comemorações do seu aniversário, o Santana Lopes, sendo que foi no governo desta figura política, que o património habitacional do Estado dos Bairros dos Lóios e das Amendoeiras foi transferido do ex-IGAPHE para a Fundação D. Pedro IV!)

Sondagem CM/Aximage: Corrida à Câmara de Lisboa- Costa perto da maioria e Roseta conquista 16,5%

Anónimo disse...

Sondagem CM/Aximage:Corrida à Câmara de Lisboa Costa perto da maioria e Roseta conquista 16,5%

"Correio da Manhã", 23 de Janeiro de 2009

Anónimo disse...

Peço desculpa.

A projecção da Sondagem do Correio da Manhã/Aximage para a vitória do António Costa na Câmara Municipal de Lisboa não é com maioria absoluta, mas sim, com quase maioria absoluta.

Anónimo disse...

Meu amigo,

Está enganado!

O que está em causa na análise que foi feita, não é a questão dos rendimentos ilíquidos e subsídios de carácter não permanente não serem considerados, tal como se encontra contemplado nos dois Projectos de Lei, mas sim o facto de que se ter constatado uma diferença fundamental entre os dois projectos de Lei.

É que enquanto o Projecto de Lei do PCP é somente referente à alteração do decreto-lei nº 166/93 de 7 de Maio, que define a renda apoiada, o Projecto de Lei do Bloco de Esquerda, é mais abrangente, no sentido de se criar uma lei específica para a habitação social em Portugal.

Portanto, aprovar um e outro projecto não será bem aprovar a mesma coisa, porque o projecto do Bloco de Esquerda, por ser mais abrangente, abarca aspectos sobre a habitação social, que não se encontram previstaos na legislação da renda apoiada e que não se encontram também previstas no Projecto Lei do PCP.

Não existem dúvidas nenhumas de que efectivamente, o sector da Habitação social merece há muito uma lei específica que a contemple, e não somente um decreto lei, como o decreto-lei nº 166/93 de 7 de Maio, que define a renda apoiada e que é bastante redutor, concentrando-se sobretudo nos rendimentos das familias e com várias lacunas.

Anónimo disse...

Aí há uns tempos, o Sr. Gaspar, ex-presidente da Associação Tempo de Mudar, foi contactado por um jornalista do "Jornal de Notícias", no sentido de efectuar uma peça jornalística sobre a investigação da Polìcia Judiciária à mesma Associação Tempo de Mudar.

A peça jornalística, que seria publicada no JN, iria abarcar a questão de alguns dirigentes da ex-direcção da Associação Tempo de Mudar terem sido constituídos arguidos com termo de identidade e residência pela Polícia, no seguimento do empréstimo no valor de 4000 euros da referida direcção ao Sr. Sebastião Cabral, também pertencente à então direcção, para a trasladação do corpo de um familiar seu de Inglaterra para Portugal.

Iria igualmente abarcar o desvio ilegal do cheque no valor de 4200 euros da Associação Tempo de Mudar para uma conta da Caixa Geral de Depósitos, pertencente ao Sr. Sebastião Cabral, ex-membro da direcção da instituição e que já foi confirmado pela Polícia que assim efectivamente se verificou.

E eventualmente, outros possíveis aspectos de investigação da Policia Judiciária à Associação Tempo de Mudar, como por exemplo, a questão da adjudicação da construção de um armário à Vaprema, empresa onde trabalha a Srª Carla Pereira, que por sua vez, pertence à direcção da Associação.

(Ao que consta, a Policia terá arquivado a respectiva investigação, por eventualmente, se ter provado que antes da adjudicação da construção do armário à Vaprema, foram analisados outros dois orçamentos, tal como deve ser feito em termos legais.)

ESTA ÙLTIMA INFORMAÇÃO CARECE DE CONFIRMAÇÃO.

Está por explicar se, em termos legais, a Associação Tempo de Mudar podia conceder a adjudicação da construção de um armário a uma empresa pertencente a um sócio da Associação e que por sua vez, é pai de um membro da direcção da instituição. ( A Srª Carla Pereira).

No entanto, inexplicavelmente, verifica-se que o respectivo jornalista acabou por não dar seguimento á referida peça jornalística sobre a investigação da Polícia Judiciária à Associação Tempo de Mudar.

Sendo, como tal, um facto estranho, fica a pergunta porque motivo o respectivo jornalista do "Jornal de Notícias" não deu seguimento à sua peça de reportagem sobre a ivestigação da Polícia à Associação Tempo de Mudar e que havia iniciado com o Sr. Gaspar?...

Anónimo disse...

Pois!
Porque terá sido?

Anónimo disse...

Este tal "Sr. Raúl Adriano" ao que parece não gosta do gestor do blogue, assim como parece não gostar também de quem frequenta o mesmo blogue.

diz este senhor no seu(tão triste) comentário que as pessoas aqui , neste espaço, apenas sabem criticar, nada mais e que assim ainda enterram mais o bairro.

Ó homem tenha calma e solicite ao gestor do blogue uma sociedade na gestão do mesmo, sendo que assim sempre pode seleccionar quem vem ou não escrever comentários.

Anónimo disse...

Reunião de "Comissão de Inquilinos" com Delegados de Lotes e ATM???

Mas qual "Comissão"?

Hááá... Desculpem.

Sim. Aquela que é composta pelo Haníbal(Cuscovilheiro da silva), serviço informativo à porta do Mni-Preço de informação um pouco alterada e deturpada.

Pela Sra. D. Sónia que fala tããão alto nos plenários criticando os inquilinos por não aparecerem quando se faziam algum protesto, mas que depois ela própria está tempos e tempos sem aparecer.

Enfim, nem vale a pena continuar, basta apenas expor as coisas da segunite forma:

Qual Comissão: "Uma que nada de nada sabe?, que nada de nada faz?".

Trabalhem ou demitam-se. Seria mais digno da vossa parte.

Mas seria engraçado estar presente numa reunião com alguns destes elementos...

:) :) :)
Lol, Lol, Lol

Anónimo disse...

Sr. Gaspar a rua onde o senhor vive faz lembrar-me a Faixa de Gaza. Sendo que neste caso e como estamos nos Lóios, seria mais apropriado chamar-lhe: "Faixa de Gaze".

O seu Prédio poderia ficar como a Palestina.

A sua ex-instituição, poderia ficar como Israel.

A sua rua, como espaço que os separa, a Faixa de Gaze.

Já estou a ver:

Eduardo Gaspar, da palestina tem resistido a investidas de Israel na Faixa de Gaze...

Há, há, há, há, há, há

Na FAIXA DE GAZE. Há, há, há.

Anónimo disse...

Na passada sexta-feira decorreu uma reunião com a comissão e delegados de lote, ao que parece, para se encontrarem novas formas de luta?!

Alguém sabe ao certo o que desta reunião saiu?

Como espera esta comissão que nada tem feito, agir contra o IHRU e suas políticas?

É tempo de colocar alguém com competência e com vontade de trabalhar à frente deste bairro, à frente destes inquilinos.

Anónimo disse...

Cada um pior que o outro.
Calem-se.
Só dor de cotovelo.

Anónimo disse...

Então, quem são os de se aproveitar?

Os marretas da Comissão de Inquilinos e os marretas da Associação Tempo de Mudar, que nada fazem pelos moradores do Bairro dos Lóios?

Anónimo disse...

Em Israel, pratica-se o Terrorismo de Estado.

Na Associação Tempo de Mudar, pratica-se o Terrorismo Institucional...

Anónimo disse...

Ora bem.

Diz um comentador anónimo:

"Cada um pior que o outro.
Calem-se.
Só dor de cotovelo."

DOR DE COTOVELO????

Dor de cotovelo de pertencer a uma instituição que na minha opinião bateu completamente no fundo?!

Fazer parte de uma instituição onde cheques são desviados, empréstimos de dinheiros públicos são feitos?!

Fazer parte de uma instituição que esqueceu, ao que se vê, os moradores do bairro para a qual foi criada?!

Fazer parte de uma instituição que já não se preocupa com os espaços públicos, violando assim um dos seus estatutos?!

Fazer parte de uma instituição que apela aos moradores que se façam sócios, mas que depois recusa inscrições de alguns moradores?!

Dor de cotovelo, diz voçe????

Tenha juizo. Pense antes de escrever. Não entende que neste momento já muitos dos moradores deste bairro, já perceberam o que está a acontecer com esta instituição. Que esta instituição era na realidade, o Sr. Eduardo Gaspar, homem que doi um dos seus fundadores, que muito deu em prol da mesma, em prol dos moradores e que depois foi simplesmente, corrido. Sim. Corrido.

E vem o senhor escreve que quem critica, quem expressa as suas opiniões, tem dor de cotovelo?

Como diria aquele cantor, o Jorge Palma, na sua célebre canção: - "Deixa-me rir..."

Anónimo disse...

É sabido que a actual gestão da ATM abandonou a defesa da qualidade de vida dos moradores e comerciantes do Bairro dos Lóios, violando, assim, o seu principal fim estatutário.

Mas há mais:

- Deixou de ter qualquer expressão junto da comunicação social e da opinião pública;

- Perdeu toda a sua influência politica;

- E, finalmente, deste modo, qualquer poder reivindicativo!!!

Em tão pouco tempo, é obra, sim senhor!...

Anónimo disse...

Na passada sexta-feira decorreu uma reunião com Delegados de Lote, ATM e "Comissão de Inquilinos".

Hoje, segunda-feira, os inquilinos continuam à espera de informações sobre o assunto da reunião.

Afinal de contas os inqilinos nos últimos meses continuam sem nada saber.

Esta "comissão" já não se consegue entender, por muito que nos esforçemos, reparem;

Primeiro em plenário de inquilinos, na presença do Sr. Eduardo Gaspar, deixam de continuar como "Comissão";

Depois dão o dito por não dito e afirmam que a "Comissão" continua a existir;

Posteriormente, em novo plenário de inquilinos, atravéz da Sra. Alexandra, "alertam" os inquilinos que é quase certo que a renda apoiada venha mesmo a ser aplicada, pelo que todos os inquilinos deveriam escrever um carta dirigida ao IHRU, solicitando o resultado da avaliação feita ao seu fogo, quando andaram alguns engenheiros e técnicos do IHRU no bairro visitando os fogos;

Agora realizam uma reunião entre delegados de lote e ATM, ao que segundo se diz, para "delinear novas estratégias" de luta contra o sistema de renda apoiada.

Repito: - Afinal de contas, em que ficamos?

Anónimo disse...

A Assembleia de Sócios da ATM não era para se realizar no passado dia 23 do corrente mês?

Será que quando escreveram neste blogue, divulgando a data da referida assembleia se referiam a 23 de Janeiro, mas de outro ano?

E, Senhor Gaspar, o senhor vai estar presente numa próxima assembleia de sócios?

Anónimo disse...

Engraçado!

Já repararam que alguns comentários menos próprios esritos neste blogue, só acontecem quando alguém, após algum período de ausência, regressa ao bairro?!

Será coincidência???

Anónimo disse...

Sr. Nuno Moreira,

Parece que nos últimos tempos, o Sr. tem vindo a demonstrar medo relativamente a certos comentários que são escritos neste blogue e apaga comentários sem qualquer critério aparente.

Ou existe liberdade de expressão ou não existe liberdade de expressão.

Mas parece que a sua liberdade de expressão está a ficar condicionada ao seu súbito medo de qualquer coisa...


Não dê o dito por não dito e seja coerente até ao fim...

Anónimo disse...

Sr. Nuno Moreira,

Primeiro o Sr. vem solicitar à Srª Mónica Mascarenhas que actue na questão da renda apoiada, depois de a mesma ter apresentado uma queixa na Policia contra o Info Loios!

Depois, apaga um comentário sobre a mesma, comentário esse, que não continha qualquer tipo de ofensa pessoal.


Tudo isto é muito estranho.

O que pretende o Sr. com estas atitudes?

Para si, já não há liberdade de expressão ou pretende fazer algum acordo com a Srª Mónica Mascarenhas?...

Anónimo disse...

O facto de se poder visualizar uma foto da Sra. Mónica Mascarenhas neste blogue, constitui alguma infracção à lei, Sr. Nuno Moreira?

Terá o senhor, após ida às instalações da PSP prestar depoímento, ficado exageradamente receoso com o respectivo processo que decorre contra si, na sequência da queixa apresentada por esta senhora?

Convinhamos Sr. Nuno, é estranho que o senhor, após tantas vezes ter afirmado que não permitiria censura no blogue que gere, vir agora elogiar a respectiva senhora e apagar comentários referentes à mesma, ainda mais quando estes nada de mal dizem e apenas mostram uma foto?!

Estaremos perante um retrocesso no seu modo de estar?

Anónimo disse...

Deve existir alguém no bairro que pensa agora mais do que nunca que basta "espetar com uma queixa", que estes ignorantezinhos se encolhem todos de medo.

Que infeliz esta sua atitude, Sr. Moreira.

Confesso que começa a desiludir esta sua falta de coragem.

Anónimo disse...

NA NOVA ZELÂNDIA





NÃO EXISTE






INTERNET PARA







ACEDER A











BLOGUES?

Anónimo disse...


BE defende que se tenha em conta agregado familiar



"Destak", 24 de Janeiro de 2009

Anónimo disse...

RENDAS HABITAÇÃO SOCIAL-BE defende que se tenha em conta agregado familiar

"Destak", 24 de Janeiro de 2009

Anónimo disse...

BE quer rendas sociais de acordo com agregado familiar

PortugalDiário, 24 de Janeiro de 2009

Anónimo disse...

Então,

O Bloco de Esquerda está a cair no erro de ter apresentado um Projecto de Lei para a habitação social em Portugal, baseado no princípio da renda-rendimentos, que no fundo, é igual ao da renda apoiada, mas com outro nome e a Comissão de Inquilinos e a Associação Tempo de Mudar não tomam nenhuma posição sobre este facto.

Esperemos que o Projecto de Lei do Bloco de Esquerda seja chumbado na Assembleia da República, porque está a pretender mudar radicalmente o princípio eminentemente social, característico do arrendamento social, para a preversão da sua substituição por um regime de arrendamento com um princípio igual ao da renda apoiada.

Dão-lhe o nome de "Arrendamento das Habitações Sociais", mas prevertem o seu conceito, indo buscar o princípio da renda apoiada, baseado nos rendimentos do agregado familiar.

Isto somente prova que o Bloco de Esquerda não está a ter em conta uma verdadeira política de habitação social, mas sim está a agravar a mesma, através da tentativa de mudança radical dos seus princípios básicos.

Já não bastava o governo e o Partido Socialista pretenderem acabar com o arrendamento social, agora, vem o Bloco de Esquerda criar um Projecto de Lei, que tem o nome enganador de "Arrendamento das Habitações Sociais", mas que no fundo é a preversão completa e radical do conceito fundamental da Habitação social em Portugal.

Anónimo disse...

Deco pede encerramento para obras de quatro lares da região de Lisboa

PÚBLICO, 27 de Janeiro de 2009

Anónimo disse...

A Deco deveria era fazer uma visita às instalações da Associação Tempo de Mudar.

Provavelmente, o resultado, não seria muito positivo para a Associação...

Anónimo disse...

Ora ai está uma brilhantíssima ideia!

DECO NA ATM...

Anónimo disse...

Este Bloco de Esquerda realmente!?

Se estivessem mas é calados era o melhor que faziam.

Anónimo disse...

No linque que deixo em baixo podem ler e ouvir a resposta de Vasco Canto Moniz aos problemas expostos pela DECO sobre a Mansão de Marvila

Cumprimentos
António Lage

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1122102

Anónimo disse...

Aqui fica o link para a notícia da TSF, onde o Canto Moniz apresenta a sua reacção à indicação da Deco em solicitar o encerramento da Mansão de Marvila.


Lares não conseguem cumprir porque alterações às regras são frequentes, diz CNIS

TSF, 27 de Janeiro de 2009

Anónimo disse...

BAIRRO DOS LÓIOS – Edificado do IHRU

Pantera Cor de Rosa e Lote 232

No passado dia 15 de Janeiro a Comissão de Moradores do Edificado do IHRU do Bairro das Amendoeiras fui recebida, na Assembleia Municipal de Lisboa, pela Comissão Eventual de Acompanhamento.

Durante a referida reunião, o Presidente desta Comissão, Sr. Belarmino Silva informou que, em conformidade com aquilo que lhe tinha sido transmitido por uma entidade que disse não querer revelar, que os edifícios do Bairro dos Lóios, acima referidos, iriam ser objecto de um estudo visando a demolição dos mesmos.

A realização de um estudo às patologias da construção, designadamente, aos edifícios acima aludidos, efectuado por entidade isenta e com capacidade científica e técnica para o efeito, nomeadamente, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) foi, como todos estarão certamente lembrados, desde sempre reivindicada pelos interessados, através da Associação Tempo de Mudar.

É lamentável que, nos últimos tempos, a ATM esteja, ao arrepio do disposto no Artigo 2.º dos seus Estatutos, a revelar um notório e irresponsável alheamento relativamente a matérias referentes aos edifícios do IHRU e da CML, ao estatuto da chamada renda apoiada, à segurança dos moradores, aos espaços públicos e ainda outras matérias de natureza social e não só que afectam a qualidade de vida dos moradores e comerciantes do Bairro dos Lóios!!!!!...

Eduardo Gaspar



ADENDA

A Unidade de Projecto de Chelas está a desenvolver um programa de reabilitação urbana e desenvolvimento integrado em seis bairros da Freguesia de Marvila: Amendoeiras, Olival, Armador, Condado, Flamenga e Lóios e tem os seguintes objectivos:

Melhorar a qualidade do edificado;
Melhorar a qualidade do espaço público;

Desenvolver uma comunidade segura, inclusiva e ambientalmente exemplar;

Aumentar a satisfação com os serviços e equipamentos de apoio à população;

Dinamizar a economia local;
Melhorar a acessibilidade aos bairros e a mobilidade no seu interior;

Aumentar a satisfação da comunidade com o acesso à informação e com o resultado do seu envolvimento nos processos de tomada de decisão.


Unidade de Projecto de Chelas


Direcção Municipal de Conservação e Reabilitação Urbana

CML - Câmara Municipal de Lisboa
Rua Tomás Alcaide, lote 63A - 1950-261 Lisboa / Portugal
Tel.: (+351) 212 487 700 / Fax: (+351) 212 487 709 / upc@cm-lisboa.pt



Eduardo Gaspar,

In "Por Marvila, 23 de Janeiro de 2009

Anónimo disse...

Gebalis com 1,9 M€ para obras em bairros municipais de Lisboa

"Diário Digital", 23 de Janeiro de 2009

Anónimo disse...

O Sr. Belarmino Silva já muitas vezes mostrou falar aquilo que realmente não é, digamos, bem assim...

Anónimo disse...

Oxalá que a informação prestada pelo Sr. Belarmino Silva se concretize no pleno respeito pelo direito à habitação dos moradores no Lote 232 e na Pantera Cor de Rosa e que solução para o realojamento dos mesmos seja encontrada por via do diálogo com todos os interessados.

Espero que, muito breve, o Sr. Belarmino Silva esteja de posse de toda a informação relativamente a esta matéria e que a possa facultar aos directamente interessados e todos os moradores do Bairro dos Lóios.