quarta-feira, 11 de março de 2009

Populações pedem ajuda às juntas de freguesia

As juntas de freguesia são os organismos públicos a que as populações mais têm recorrido para pedir ajuda.

Para fazer face à crise, algumas autarquias criaram gabinetes e cozinhas sociais. Mas estes organismos também já sentem falta de capacidade para apoiar tanta gente.

As juntas de freguesia são encaradas por muita gente como a única "tábua de salvação" para esta situação de crise em que se encontram. Por serem os organismos do Estado que estão mais próximos da população, as juntas não param de receber pessoas que lhes batem à porta a pedir ajuda.

Isso mesmo foi ontem relatado por vários intervenientes no seminário "A freguesia nos tempos de crise", na Universidade Lusíada, em Lisboa.

48 comentários:

Anónimo disse...

Tribunal de Contas chumba contas de Santana de 2004


RTP OnLine, 11 de Março de 2009

Anónimo disse...

Vejam lá que isto é tão vergonhoso que na sequência das obras de reabilitação do Programa "Viver Marvila", pretendia a presidente da Associação Tempo de Mudar, Constança Almeida Vaz, que o largo em frente à sua farmácia passasse a chamar "Largo da Farmácia".

É caso para perguntar se é para isto que serve o Associativismo?

Se para a presidente da Associação Tempo de Mudar, o mais importante são os moradores do Bairro dos Lóios ou o reconhecimento e notoriedade da sua farmácia?

Info Lóios disse...

Os apoios do Estado são tão pequenos ou quase nenhuns que as juntas de freguesia e algumas autarquias tiveram de criar fundos para dar apoio aos mais necessitados.

Infelizmente esta é a imagem de um Estado que não consegue olhar pelos seus contribuintes, apenas consegue deficultar a vida de cada um.

Ainda por cima nem se preocupa com o seu edificado, pelo menos podia dar o exemplo aos senhorios, para que estes possam cumprir a Lei tal como o Estado devia fazer com seu edificado.

Infelizmente é o contrário.

Detectamos prédio de doze pisos c/ 101 habitações sem gaz da cidade e outras a ciarem aos bocados, criando uma imagem péssima do Estado que temos.

Senhores governantes acordem, está na altura de mostrarem o que tanto aprecoavam antes de estarem no poder.

Agora fazem o mesmo ou pior.

Em Outubro está na altura de mudar de governo ( BASTA )

Saudações

Anónimo disse...

A propósito do Programa "Viver Marvila", seria importante saber como irão ser efectuados os levantamentos do estado de conservação dos edifícios do Bairro dos Lóios, bem como das respectivas necessidades e lacunas urbanísticas.


Por algumas visitas que por aí já apareceram no Bairro dos Lóios, parece que estamos na presença de um estudo feito a olho, sem critérios suficientemente válidos, tipo "Zé da Mercearia" e sem o conhecimento e participação de toda a população.

Este tipo de estudos a olho, fazem lembrar as classificações do património efectuadas no passado pelos alunos universitários do Canto Moniz, que não tinham competência paa o fazer, quando a Fundação D. Pedro IV geria o património de habitação social do Bairro dos Lóios.

Realmente, é uma vergonha a falta de capacidade de articulação da Associação Tempo de Mudar e da Comissão de Inquilinos quanto ao programa "Viver Marvila".


Ainda o IHRU e a Câmara Municipal de Lisboa irão efectuar uma audição dos problemas urbanísticos e de conservação dos edificios do Bairro dos Lóios de uma forma superficial e insuficiente e a Associação Tempo de Mudar, bem como a Comissão de Inquilinos, mais uma vez, serão cúmplices de deste tipo de estudos insuficientes, continuando, os moradores prejudicados.

Uma vergonha!

Info Lóios disse...

A ex comissão de moradores do IGAPHE reuni-se por duas vezes com os moradores do edificado do IHRU

Os mesmos tramitiram nestas duas reuniões que a renda apoiada era para ser aplicada.

Quando um dos moradores perguntou na primeira como na segunda reunião . O porquê de não conseguirem reuniões com o IHRU c/ a Comissão de acompanhamento da assembleia municipal. As mesmas disseram que nunca tiveram resposta.

Foi necessário existirem problemas na ultima reunião da ex comissão de moradores do IGAPH para agora conseguirem duas reuniões / Uma delas com o IHRU outra com o Secretario de Estado.

No fim de contas não foi tão dificil as entidades acima mencionadas agendarem uma reunião com a ex comissão de moradores.

Será que acordaram de vez.

Vamos ver com o passar do tempo.

Saudações

Info Lóios disse...

O info.loios vem por este meio pedir a todos os moradores que estejam presentes numa futura reunião da ex comissão de moradores do IGAPH.

Não fiquem calados e fassam todas as perguntas que forem necessárias, quantas mais perguntas e questões existirem mais esclarecimento terá de ser exposto pelos pessoas que estiveram nas reuniões.

O Silêncio não ajuda em nada e não podem ser sempree os mesmos a fazer perguntas, questionanado a mesa sobre muitas duvidas que pairam nas nossas mentes.

Força pessoal, vamos reinvindicar os nossos direitos perante a ex comissão de moradores do IGAPH do Bairro dos Loios.

Saudações

Anónimo disse...

As juntas de freguesia são encaradas por muita gente como a única "tábua de salvação" para esta situação de crise em que se encontram


Bem, a avaliar pelas declarações do presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, que até já chegou a afirmar para a comunicação social, que a população de Marvila não pretende trabalhar, bem podem contar que não será concerteza a Junta de Marvila a ser a "Tábua de Salvação" da população marvilense.


A Junta de Freguesia de Marvila não consegue criar um único programa de reaqualificação e de reconversão social e profissional em Marvila, mas apresenta um orçamento de 200 mil euros para a realização de festas na freguesia, na sequência da celebração dos seus 50 anos, sendo que o seu presidente ainda tem o descaramento de afirmar que a população local não pretende trabalhar!

O executivo da Junta de Freguesia de Marvila, já provou que em nada irá melhorar a qualidade de vida dos respectivos moradores, muito pelo contrário, somente prejudica...

Info Lóios disse...

Srª Mónica Mascarenhas, espero que esteja mais uma vez á frente das reuniões.

Sei que você é competente para expor os problemas existentes , tal como no passado o fez.

Sei que não existe mais ninguem com conhecimentos , tanto na ATM como na ex. comissão de moradores do IGAPH do Bairro dos Loios.

Muitos deles apenas sabem abanar a cabeça indo na conversa de outros para não arranjarem problemas ou não tem conhecimento de nenhuma das materias que se passa com o Edificado do IHRU.

Esperemos que consiga trazer boas novas a população após a reunião c/na sewguintes entidades.

IHRU e Secretario de estado

Saudações

Anónimo disse...

Resposta ao anónimo de Quarta-feira, 11 de Março de 2009 20H35m WET

Subscrevo na integra, todo o o seu comentário

Anónimo disse...

Sr. Nuno Moreira,

Está mais uma vez a tentar alcançar um princípio de acordo com a Srª Mónica Mascarenhas, quando foi a mesma quem apresentou uma queixa na Policia contra o Info Loios?...

Anónimo disse...

Então,

E o advogado João Teives?

Tem estado de férias?

Porque motivo não comparece no Bairro dos Lóios para explicar aos moradores o ponto de situação sobre as providências cautelares?

Anónimo disse...

No site da Secção Oriental do PSD, podem ser visualizadas as fotografias da visita do Santana Lopes à Associação Tempo de Mudar, decorrida aquando do 10 aniversário da Associação:


Santana Lopes de visita a Marvila, no aniversário dos 10 anos da Associação Tempo de Mudar

Anónimo disse...

Senhr gestor, eu tinha vergonha de escrever este tipo de comentários com pedidos de ajuda a uma pessoa que apresentou uma queixa na polícia contra a minha pessoa!

O que está o senhor a tentar fazer? Estará a mostrar a esta senhora que está "borradinho de medo"?

Não percebe que é com este tipo de atitudes que faz com que esta senhora seja cada vez mais arrogante e trate cada vez com maior desprezo os os moradores do bairro, que para a mesma não passam de uma cambada de "incultos e ignorantes"?

Já agora porque não compra um raminho de rosas e com uma carta assinada por si com um pedido de desculpas, vai junto da "doutorinha" e ao mesmo tempo que lhe beija os pés, lhe pede: -"Perdoai-me senhora por ser o gestor do info lóios" ?!

Esta sua atitude de submissão é simplesmente vergonhosa!

Anónimo disse...

Debate/Palestra-Exposição

-----------------------------------

Habitação social em Lisboa

-----------------------------------
Convidado Especial:

Prof. Doutor António Baptista Coelho

(Chefe do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC)

-----------------------------------
12 de Março, Quinta-feira, às 21 horas

-----------------------------------
LOCAL:

ATM-Associação Tempo de Mudar

Rua Pedro José Pezerat, Bloco B(Edifício Azul)

Bairro dos Lóios


PSD/Marvila
Secção Oriental de Lisboa


O Presidente
Dr. Joaquim Ismael Vital Ferreira

Info Lóios disse...

Resposta ao anonimo de Quinta-feira, 12 de Março de 2009 00H10m WET

Meu caro anónimo, não necessito de comprar ninguem e tenho a consciencia limpa referente á queixa que a Srª Mónica fez, não será por isso que não dou apoio á Srª acima mencionada.

Não me afecta em nada a queixa feita por essa senhora.

Neste mimento o que me interessa mais é que alguem da associação possa defender os moradores tal como fez quando o edificado estava na posse da Fundação D. Pedro IV.

Todos sabemos que não temos ninguem na ex. comissão de moradores do IGAPHE do Bairro dos Loios com capacidade para defender os moradores, visto não estarem a par de nenhuma das situações da renda apoiada.

Se o/a senhor/a tem problemas com a Srª Mónica Mascarenhas e nem a pode ver, não tenho nada a haver com isso.

E não se manifeste em meu nome porque não vale apena.

Saudações

Anónimo disse...

O que irão os responsáveis da Associação Tempo de Mudar afirmar amanhã no Debate/Palestra do PSD Oriental de Lisboa, sobre a habitação social, nas instalações da Associação Tempo de Mudar?

Que a renda apoiada é uma maravilha e recomenda-se para a habitação social?

Ou que a renda apoiada é o sistema mais justo para a habitação social, quando presentemente, não existe uma única entidade com responsabilidades políticas e até o próprio Provedor de Justiça, que não reconhece que a renda apoiada é de facto inadequada para os fogos de habitação social?...

Será que somente a Associação Tempo de Mudar continua a defender a renda apoiada, quando já se constatou que a renda apoiada é maior aberração legislativa que se criou em Portugal para a habitação, causando grandes danos aos respectivos moradores?


Na realidade, a Associação Tempo de Mudar e o PSD até fazem uma boa combinação:

Foi o PSD, no governo de Cavaco Silva, quem criou a vergonha que é renda apoiada e é a Associação Tempo de Mudar quem defende a aplicação da renda apoiada em fogos de habitação social...

Anónimo disse...

Sr. Nuno Moreira,

Pelos vistos, o Senhor também parece defender a renda apoiada.

Porque será?

Info Lóios disse...

Resposta ao anonimo de Quarta-feira, 11 de Março de 2009 21H13m WET

Não preciso nem necessito de chegar aacordo com a SRª Monica Mascarenhas, muito menos me preocupa a queixa que a mesma fez ao info.loios.

Neste momento interessa-me uma pessoa que sempre estreve a par da renda apoiada e de muitos dos problemas do edificado,. Essa pessoa tem capacidades para continuar a defender os moradores nas futuras reuniões tal como no passado ou esta esquecido.

Não podemos contar c/ o Srº João Santos visto o mesmo não estar na comissão por razões que não transcrevo. Este senhor era um dos elementos que poderia defender os moradores visto estar a par da renda apoiada, mas como não está na comissão, apenas temos de tentar recorrer a alguem que nos possa representar pirque nenhum dos elementos da ex. comissão de moradores do IGAPHE do bairro dos loios tem capacidade para defender os moradores nas reuniões que estão marcadas com o IHRU e Secretario do Estado.

Como tal não me preocupa a sua maneira de pensar meu caro anonimo

Saudações

Anónimo disse...

Sim senhor,

O Governo do Santana Lopes transferiu o património do Bairro dos Lóis para a Fundação D. Pedro IV e a Associação Tempo de Mudar teve o descaramento de convidar o mesmo Santana Lopes para o seu aniversário, como se pode visualizar nas fotografias acima.

De facto, maior traição aos moradores não pode existir.


Mas enganaram-se:

Pensava o Santana Lopes que a Associação Tempo de Mudar poderia significar o arrnanque da sua campanha, mas no fundo, a Associação Tempo de Mudar é tão decadente quanto o Santana Lopes.


Quando o António Costa vencer as eleições da Câmara Municipal de Lisboa, depois, se calhar até irá a Associação Tempo de Mudar afirmar que a visita do Santana Lopes foi apenas algo que não estava prograqmado...

A isto, chama-se subserviência da Associação Tempo de Mudar a tudo o que é entidade política...

Afinal de contas, não podem perder os seus subsídios do Estado, o que no fundo, consideram ser o mais importante para a sua actividade...

Anónimo disse...

Sr. Nuno Moreira,

Pelos vistos, o Senhor também parece defender a renda apoiada.

Porque será?

Info Lóios disse...

Resposta ao anonimo de Quinta-feira, 12 de Março de 2009 00H39m WET

Se assim o diz focê lá sabe.

Mais uma vez lhe digo que nunca fui a favor da REnda Apoiada mas sim de um aumento progressivo das rendas após a reabelitação do edificado, tal como foi descutido com o secretario de estado na altura da Fundação D. Pedro IV.

Quem lá esteve sabe muito bem que assim foi.

Saudações

Anónimo disse...

Sim caro gestor. é verdade que não gosto da Sra. Mónica Mascarenhas, aliás, se quer que lhe seja sincero, só o facto de olhar para para a sua cara, provoca-me náuseas, mãs também como se pode gostar de alguém que julga que o seu pequenino mundo é tudo?

Mas não é isso que está em causa senhor gestor, nem tão pouco vou discutir consigo os motivos porque não suporto tal pessoa.

Eu não falei na sua pessoa, questionei apenas, como é possível que venha agora o senhor apresentar tão rasgados elogios a uma pessoa que moveu uma queixa contra a si, julgando que bastaria isso para pôr um fim às críticas que aqui é alvo.

A isto chama-se arrogância, autoritarismo e infelizmente, estúpidez. Mas o que é muito triste também, é que o senhor ignora esse facto.

Sabe, começo a dar razão a alguns comentadores que aqui colocam a hipótese de o senhor querer chegar a algum acordo com esta senhora?!

Mas, enfim, já parece ser um velho hábito, essa sua hipócrisia, não?!?

Info Lóios disse...

Resposta ao anonimo de Quinta-feira, 12 de Março de 2009 01H14m WET

Não vou adiantar conversa sobre sua exposição.

Apenas volto a dizer e afirmo que temos de aproveitar aqueles que tem mais capacidade para estar em reuniões e tentar resolver os problemas que já vem desde a Fundação D. Pedro IV.

Se tem conhecimento de outras pessoas que nos possam respresentar tanto no IHRU como na Secretaria de Estado indique nome.
Eu não vejo mais ninguem sem ser a Srª Moinica Mascarenhas ou o Srº Jão Santos que não está no activo por razões obvias e só a ele cabe as explicações.

saudações

Anónimo disse...

Imaginam os blogusitas que aqui vêm, quanto tempo estive na passada terça-feira, à espera para que alguém da ATM me atendesse o telefone?

Pois é!

Eram perto das 14h30m, tentei por diversas vezes ligar para lá, para obter uma informação, mas o telefone tocava e tocava e tocava, mas...ninguém atendia!

Apenas por volta das 15h45m é que consegui estabelecer ligação.

Alguém me diga, esta associação encerra para hora de almoço?

Anónimo disse...

Comunicar para ATM, seja qual o meio que se escolha, não é fácil, não Sr.

Pelo telefone, independentemente do horário, é uma grande seca!...

Anónimo disse...

Hoje, 12 de Março de 2009, pelas 21:00 horas, na Associação Tempo de Mudar, Bairro dos Lóios, Marvila

Palestra / Debate - "Habitação Social em Lisboa"

Convidado especial: Prof. Dr. António Baptista Coelho (Chefe do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC)

Uma iniciativa do PSD - Marvila

Anónimo disse...

Debate/Palestra-Exposição-Habitação social em Lisboa-12 de Março, Quinta-feira, às 21 horas-Associação Tempo de Mudar- PSD/Marvila-Secção Oriental de Lisboa


"Por Marvila", 12 de Março de 2009

Anónimo disse...

De facto, é no mínimo vergonhoso o PSD realizar uma palestra/Debate sobre a habitação social, quando foi o PSD quem criou a renda apoiada, a maior afronta surgida contra a habitação social em Portugal...

Anónimo disse...

RASTREIO MÉDICO GRATUITO no espaço da Creche e Jardim de Infância da Associação Tempo de Mudar-18 Abril de 2009-Sábado -das 09H30 às 12H30 e das 14H30 às 18H00.


Site da Associação Tempo de Mudar

egaspar disse...

O conferencista é, julgo eu, apenas, um especialista na área da habitação social que, para efeito, foi convidado pelo PSD e que, ainda por cima, conhece bem o edificado construído pelo ex-Fundo de Fomento da Habitação, designadamente, o dos bairros dos Lóios e das Amendoeiras, relativamente, ao qual, como investigador do LNEC, tem trabalho realizado.

Anónimo disse...

A directora apresentou uma queixa contra o gestor do blogue.

Imaginem agora se o Primeiro Ministro fosse como essa senhora?!

Eram só queixas!

Ora vejam lá o seguinte blogue que descobri.

http://joaotilly.weblog.com.pt/

Anónimo disse...

Estas conferências / debates deveriam ser realizadas pelo movimento associativo que, nos últimos tempos(quando, ainda por cima, por razões óbvias, deveria estar mais activo), tem andado a dormir na forma!

Anónimo disse...

Estive ontem presente no debate sobre habitação social.

Fiquei estupefacto quando a actual presidente da ATM convidou (quase empurrando) um morador idoso e deficiente, utilizando uma bengala, a sair.

Tudo aconteceu quando este morador, senhor já idoso e bastante condicionado na sua locomoção devido à sua deficiência, após ter pedido educadamente a palavra, começou a relatar o seu caso enquanto morador de um prédio de habitação social(Pantera cor-de-rosa), emque dizia, como que desabafando, que tinha que subir e descer todos os dias, 72 degraus, porque no seu prédio os elevadores estavam parados à anos.

Foi quando a actual presidente da direcção da ATM, se levantou e agarrando o braço do pobre senhor, lhe disse: -"Senhor ... isto não é para si, ou senhor está sossegadinho ou sai", ao mesmo tempo que quase o ia empurrando.

É realmente inda´missível!

Senhora presidente, se calhar aquele debate não era mas sim para si, pois a senhora não é moradora de nenhum prédio da habitação social, facto que aliás, devo dizer-lhe caso estivesse esquecida, era o tema do debate.

A senhora deveria pensar em primeiro lugar antes de ter atitudes deste tipo, que esse morador tinha e tem todo o direito em relatar o seu caso, pois é morador, como já lhe disse, de um bairro social, ao contrário de si que, ganha a vida com esses mesmos moradores.

Nesta associação é só cenas tristes.

Primeiro foi o outro que tentou à força expulsar um morador e agrediu outro, agora, de uma forma mais educada, mas extremamente arrogante, foi a actual presidente a tentar fazer o mesmo.

É caso para dizer: - Cuidado quando forem à associação!?

Anónimo disse...

Projecto-piloto "house first" vai dar habitação a sem-abrigo em Lisboa

RTP On-Line, 13 de Março de 2009

Anónimo disse...

Polícia removeu 2055 carros das ruas (...) A freguesia de Marvila, na zona oriental de Lisboa, foi a zona de onde foram retirados mais veículos (229)


"Correio da Manhã", 12 de Março de 2009

Anónimo disse...

Plano Estratégico de Habitação:2007/2013

Anónimo disse...

Eu estive presente nesta sessão promovida pelo PSD Marvila sobe a habitação social e também assisti este episódio miserável protagonizado pela presidente da direcção da Associação Tempo de Mudar.

E esta esta "senhora" presidente da direcção duma associação que detém o estatuto de "Instituição Particular de Solidariedade Social IPSS" o que não seria se o episódio tivesse acontecido numa outra colectividade qualquer?!...

Anónimo disse...

O que é que dizem (aqueles que estiveram presentes na sessão sobre os bairros sociais) da visão cor-de-rosa transmitida pela Sra. Dra. Aspirinas acerca o projecto "Viver Marvila"?

Quanto a mim, é caso para perguntarmos se Sra. Dra. ainda acreditará no Pai Natal!...

Anónimo disse...

êsse morador não deve ser cliente da sua farmácia.

Anónimo disse...

Se a Dra. Aspirinas ainda acredita no pai-natal eu não sei. Aquilo que ficou provado é que esta ainda tem uns sonhos cor-de-rosa!!!...

Anónimo disse...

a ATM parece uma ditadura, os moradores, os moradores quando dão a sua opínião são expulsos, das instalações, uns querem bater, outros saltam para arracarem os papaeis dos oradores outros são expulsos aos encontrões, reamente os membros desta associação, parece que estão no tempo da outra Senhora.

Anónimo disse...

Se acção era promovida pelo PSD, como de facto foi, ainda menos se entende a referida, desastrada e desajeitada, interferência da dra. aspirinas. Não é verdade?

Anónimo disse...

Quanto a dar o nome ao largo, eu votava largo Aspírina, ou largo dos Conservadores, ou então largo dos Ditadores.

Anónimo disse...


Anafre interpõe acção contra o Estado na próxima semana


PÙBLICO, 14 de Março de 2009

Anónimo disse...

Programa "Viver Marvila"


Viver Marvila -Entre AQUI

Anónimo disse...

Bairro dos Lóios no blogue LISBOA S.O.S.

In: http://lisboasos.blogspot.com/

Anónimo disse...

Fotografias do Bairro dos Lóios no Blogue S.O.S. Lisboa


"Um Grelhador em Marvila", 14 de Março de 2009

Anónimo disse...

Estive agora a visualizar as fotos aquando da visita do Dr. Pedro Santana Lopes à ATM.

Estão muito bem, a Presidente e Directora com o Sr. Dr. Santana. Muito bem!

Mas, não foi este senhor que doou o edificado à fundação D. Pedro IV?

E a Renda Apoiada, não é também da sua autoria?

Mas o que importa tudo isso...