quarta-feira, 18 de março de 2009

Dez mil fogos das autarquias vão receber obras de reabilitação nos próximos quatro anos

O Governo vai aplicar 120 milhões de euros para apoiar a reabilitação de dez mil fogos do parque habitacional detido pelas autarquias até 2013, revelou hoje o secretário de Estado do Ordenamento do Território.

João Ferrão afirmou ainda que para recuperar até 2011 os fogos que são propriedade do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) serão investidos 55 milhões de euros.

"A reabilitação é um dos eixos estratégicos do Plano Estratégico de Habitação, documento do qual já temos o essencial, o que queremos fazer, e como, e que será complementado com os necessários instrumentos que permitem concretizar as medidas", afirmou João Ferrão.

O governante participou hoje na conferência "Plano Estratégico de Habitação - Novas atribuições e oportunidades", promovida pela revista "Arquitecturas", que decorre até final do dia no Centro Cultural de Belém.


43 comentários:

Info Lóios disse...

 Existem pessoas que deviam ter um pouco de vergonha, quando as mesmas criticam a Associação Tempo de Mudar e Ex Comissão de Inquilinos do IGAPH do Bairro dos Lóios, nunca comparecendo em plenários nem sugerindo nada de nada para uma melhoria do edificado.

 Acontece que esta pessoa tantas criticas fez nos cafés contra a ATM e Ex. Comissões, dizendo que nunca mais punha os pés dentro das instalações da Associação, muito menos contassem com ele.

 De um momento para o outro esta pessoa volta a entrar nas instalações da ATM para ter uma reunião com a Ex. Comissão de Inquilinos o que disse mais de uma vez que nunca contassem com sua presença.

 Todos tem direito a mudar de ideias mas o Sr. João Santos depois de tantas criticas e injurias contra a ATM e ex Comissão de Inquilinos, volta a reunir-se com aqueles que tanto criticava até á muito pouco tempo.

 Onde está a personalidade deste senhor?

 Mais não digo

OBS: Srº João Santos se é verdade que voltou para a ex comissão de inquilinos, espero que realize um trabalho digno e defenda os moradores, quando ainda esavamos na Fundação D. Pedro IV.

Saudações

Info Lóios disse...

Pode querer que esta luta vai ser mais árdua e difícil de concretizar aqueles objectivos porque sempre lutámos. (Alteração do Decreto – Lei da Renda Apoiada).

Se conseguir tiro-lhe o chapéu, como respeito pelo seu trabalho e tenacidade que sempre mostrou quando ainda o edificado estava na posse da Fundação D. Pedro IV.

Deus queira que consiga levar a bom porto a alteração do decreto da Renda Apoiada.

Não se esqueça de contactar com a Sr.ª Mónica Mascarenhas por a mesma ter sido uma pessoa com bastantes conhecimentos sobre a Renda Apoiada.

Foi apenas um concelho.

Anónimo disse...

Acho sinceramente que não deve ligar ao que este senhor diz nestes comentários.

O senhor já há muito tempo que faz falta na comissão, aliás de onde nunca deveria ter saído.

Por isso pode contar comigo. Sabe bem disso.

Anónimo disse...

O gestor deste blog está redondamente enganado!
Não lutámos pela ateração da renda apoiada mas sim contra a renda apoiada.

Info Lóios disse...

Resposdta ao comentario de Quinta-feira, 19 de Março de 2009 00H19m WET

Lá isso é verdade que o Sr. João Santos nunca deveria ter saído da comissão.

Mas só a ele cabe a decisão de ter saído da comissão, agora se voltou ás lides anteriores por uma causa mais que justa , SEJA BEM VINDO MAIS UMA VEZ Á LUTA CONTRA A ALTERAÇÃO DO DECRETO DA RENDA APOIADA.

Parabéns Sr. João Santos por ter “ voltado “, você sempre foi uma peça chave nesta luta que ainda não terminou.

Saudações

Info Lóios disse...

Resposta ao anonimo de Quinta-feira, 19 de Março de 2009 00H21m WET

Meu caro você sabe muito bem que sempre tentámos lutar pela alteração de alguns artigos e alíneas do decreto da renda apoiada.

Essas mesmas alterações foram propostas por escrito ao secretario de estado e não só.

Saudações

Anónimo disse...

Ao ler-se estes comentários uma pergunta fica no ar.

Quem estará a usar quem?

A Sra. Carla que está a usar o Sr. João, ou o Sr. João que está a usar a Sra. Carla?

Anónimo disse...

Deixem-se de merdas!

O João ao ir à reunião fez um favor aos inquilinos do bairro.

Ainda não perceberam que naquela instituição ninguem percebe nada em relação à questão da habitação? Nem Comissão, nem ATM.

Anónimo disse...

Sr. João, o senhor com o seu nível de cultura, não percebe que está a ser usado, manipulado com as palavras doces dessa pessoa.
Não há muito tempo atrás dizia que o achava uma pessoa muito complexada. Recordando tempos idos em criança, lá contou que após momentos em que brincavam, lá vinha o senhor ao outro dia afirmar-lhe que esta e amigas tinham ficado a falar mal de si quando o senhor tinha ido para casa.
É caso para se dizer: - Como as coisas mudam!?

Anónimo disse...

Vocês estão a falar de gente oportunista e nestes casos, como é costume dizer-se, uma mão lava a outra! Por outras palavras, é tudo farinha do mesmo saco!

Anónimo disse...

Lá vai uma, lá vão duas, três pombinhas a voar, vão para IDRU comer do milho que lhes quiserem dar!!!...

Anónimo disse...

Como já o dizia o meu amigo Zé, "há por aí uns burros comem qualquer palha que lhe ponham em frente"!!!

Anónimo disse...

Venho dar os meus parabens à dita senhora que tão habilmente elaborou este plano.

Na minha opinião, os comentadores que aqui lançam agora acusações ao João, são excepcionalmente otários.

Reparem bem.

A directora coloca uma queixa contra o gestor do info lóios, com o objectivo de chegar a alguns comentadores anónimos que aqui comentaram sobre a senhora.

Como não consegue chegar no entanto a esses comentadores e os comentários continuam, então há qe arranjar outra forma de descobrir e até quem sabe, assim acabar com o blogue.

É então que aparece outra senhora que convida o Sr. João para regressar à comissão e aque até faz questão de ser vista a conversar com o mesmo.

Conclusão:

Lança-seentão um ou dois comentários, acusando o Sr. João de ser o autor e eis que está instalada a confusão.

Começam-se a acusar-se uns aos outros, descobre-se quem comentou o quê e contra quem no passado e entretanto como se chateiam todos, o blogue vai à vida.

Pois é!
Otários, é só o que vos posso chamar.

E o mais engraçado é que o próprio gestor, que até sabe já que foi a directora quem colocou a queixa contra ele, vai na conversa e ainda por cima a vem elogiar publicamente.

Quanto ao Sr. João, só não consegui ainda perceber como é que não topou logo a jogada.

Abra os olhos Sr. João. abra os olhos.

Anónimo disse...

E pensam elas: - "E ainda vai colocar tambem uma queixa contra o info lóios?"!

Anónimo disse...

Mas será que teria coragem de chegar a tanto?! Uma queixa igual à da outra senhora, que ele próprio tanto criticou?! Como é costume dizer-se, a vida dá muitas voltas e as mentalidades mudam!

Anónimo disse...

E que tal se se deixassem de deambulações. Estão com receio de quê? Não têm a certeza de que a justiça e a verdade estão do vosso lado? Aguardem, pois, com toda a serenidade pelo desenrolar dos acontecimentos.

Anónimo disse...

As "mentalidades mudam", é claro, mas muito lentamente. No caso em concreto, penso que não estamos em presença de nenhuma mudança (individual e, muito menos, colectiva) de cultura ou de mentalidades. Se reflectirem um pouco, acho que chegarão à conclusão de que aquilo a que estamos a assistir é, precisamente, à refinação/exteriorização de certo tipo de comportamentos ditados ou engendrados por algumas mentes muito primárias ou muito toscas!!...

Anónimo disse...

Helena Roseta propõe base de dados para procura de habitação pública

"Destak", 20 de Março de 2009

Anónimo disse...

Alguém sabe dizer o que é que resultou da reunião da ATM e da "Comissão de Inquilinos" com o Conselho de Administração do IHRU? É parece longe vão os tempos em que, logo a seguir a idênticas reuniões, a mesma Associação emitia um comunicado. Lembram-se?!...

Anónimo disse...

Oh meu amigo isso era no tempo em que existia alguém na direcção da ATM que sabia escrever!...

Agora vão ter que esperar pelo serviço, que já está encomendado, à Kónica Kascarenhas.

egaspar disse...

A actual direcção da ATM, sob a orientação dos técnicos de acção social que a rodeiam, defende de forma acérrima, basista e populista, a participação e organização dos moradores do Bairro dos Lóios.

O resultado referida orientação, alicerçada em princípios social e politicamente errados, é criação de comissões de incapazes de, autonomamente, desenvolverem quaisquer tipo de acções, estratégica e tacticamente, correctas ou, como é o caso, de produzirem as mais elementares tarefas; como seria, por exemplo, a dar notícia aos interessados do resultado duma reunião na qual, como meros "expectadores", estiveram presentes.

Esta deriva populista, naquilo que ATM diz respeito, tem a conduzido a mesma para via da sua institucionalização, anulando a contribuição e participação voluntária dos seus associados, bem como, do ponto vista do seu verdadeiro objecto social, tem-na arrastado alegremente para um processo degenerativo e autofágico que, a prazo, só a poderá conduzir, como já está acontecer (enquanto organização defensora e representativa dos interesses da comunidade), à completa subversão dos seus princípios e valores programáticos.

egaspar disse...

Nesta senda, basista e populista, da ATM enquadra-se, nomeadamente, a criação e manutenção, a qualquer preço, de organizações "autónomas" e paralelas - comissões, grupos e grupelhos - visando, relativamente a algumas matérias, aparente ou intencionalmente, a omissão de algumas das obrigações estatutárias e a desresponsabilização dos membros da direcção da mesma associação.

Anónimo disse...

Sr. Gaspar, foi com a criação da Comissão de Inquilinos do Bairro dos Lóios que a ATM teve a visibilidade que teve na altura, ou ter-se-à, esquecido o sr. disso

Posso dizer-lhe também que foi esta comissão que fez o trabalho todo e não a ATM!

Anónimo disse...

Já viram bem a lata que têm os tipos do PSD?!
Vêm estes "instalarem-se" no bairro dos Lóios, depois de terem oferecido à Fundação D. Pedro IV.

É preciso ou não terem lata?!

Até a Ex-Vereadora, Helena Lpoes da Costa andava no outro dia pelo bairro, visitando a sua sede de candidatura, a qual fica situada numa loja no Lote 247.
Ter-se-à já esquecido esta senhora daqueles que durante o seu pelouro na Câmara Municipal de Lisboa, a si se dirigiram, solicitando audiências, no sentido de lhe mostrar a sua necessidade em ter uma habitação condigna para viverem?
Mas esta senhor era uma pesoa muito ocupada, não recebia ninguém e claro, não atribuia habitações a ninguém, ou a quase ninguém(pelo menos a ninguém que relmente necessitasse).

Será que durante a visita do Dr. Pedro Santana Lopes à ATM, este os informou que a sede de candidatura seria no bairro???

Anónimo disse...

Existe alguem que agora parece não mais escrever no info lóios?! Porque será?
Estará esta pessoa cansada devido aos inúmeros comentários que durante tanto tempo escreveu e claro, pretende agora "descansar"?

Anónimo disse...

Santana Lopes lança site "Ouvir Lisboa."

Ouvir Lisboa

Anónimo disse...

Blogue da candidatura de Santana Lopes à Câmara Municipal de Lisboa.

Lisboa com Sentido

egaspar disse...

Um comentador, não identificado, afirma que [...]foi com a criação da Comissão de Inquilinos do Bairro dos Lóios que a ATM teve a visibilidade que teve na altura [...]

Presumo que autor desta afirmação só deve ter despertado para os problemas existentes no Bairro dos Lóios e que, no final da década de noventa, justificaram a criação da ATM, quando na sua caixa de correio caíu uma carta, oriunda da Fundação D. Pedro IV, com um aumento considerável da renda da sua habitação (?!). Mas, mesmo assim (pasme-se!), nunca se questionou sobre o que teria acontecido com os visados se, na época, no Bairro dos Lóios já não existisse uma Associação Tempo de Mudar, com capacidade, experiência, conhecimento e reconhecimento públicos, para, como aconteceu, num ápice, colocar ao serviço de todos os atingidos, sem excepção, a sua capacidade organizativa, os seus recursos técnicos e humanos, o acesso e a utilização da documentação em arquivo, os técnicos na área da engenharia civil, os seus contactos institucionais e ainda com a comunicação social, etc.!!!!...

O autor de tamanha enormidade, aplica-se, que nem ginjas, a seguinte expressão popular: você é pobre e mal agradecido!!

Unknown disse...

Dedicado à direcção da ATM e, muito especialmente, aos técnicos que a orientam ou a governam AQUI VAI

Anónimo disse...

Aqui vai um vídeo que mostra ao comentador desaparecido, o que lhe acontece quando age como "Maria vai com as outras!" indo ao sabor do vento, brincando com coisas perigosas:
Urso

Anónimo disse...

Às vezes não basta ter unhas

Anónimo disse...

Já imaginaram voçês as conversas agora tidas entre alguns elementos da comissão e até mesmo(pasme-se!), entre as senhoras da ATM?!
Será que o outro elemento(reaparecido), dirá também agora, que o famigerado blogue não é senão, um lavar de roupa suja, que em nada contribui para o bairro e seus moradores? Dirá este também, que em inúmeras vezes por lá escreveu, por lá criticou, por lá questionou, atitutdes, posições, legalidades ou ilegalidades?!
Tem gente que depressa esquece aquilo que disse e aquilo que fez!

Anónimo disse...

(...)Esta aprovação representa um duro golpe aos inquilinos dos fogos de Habitação Social do IHRU no Bairro dos Lóios, tendo em conta que a Associação especifica concretamente que pretende aceitar, e até motivar, a aplicação da Renda Apoiada e tendo em conta também que anteriormente, durante a luta contra a Fundação D. Pedro IV, os respectivos moradores nunca aceitaram a aplicação da Renda Apoiada, através da interposição de providências cautelares no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa.(...)

Anónimo disse...

Lembrar-se-ão pois, certamente disto:

[...]Então,


Na sequência da queixa apresentada pela SrªMónica Mascarenhas, Directora das creches da Associação Tempo de Mudar, contra o Info Loios, o respectivo gestor do Blogue, o Sr. Nuno Moreira, foi constituído arguido com termo de identidade e residência.

Além da queixa que a SrªMónica Mascarenhas apresentou contra o Info Loios, apresentou também uma queixa contra o antigo Blogue do Sr. César Valentim, ex-membro da direcção da Associação.


De facto, a Srª Directora está muito assustada e procura desesparadamente uma forma de censura, através de um lápiz Azul.


À boa maneira de quem parou no tempo, ainda considera que pode intimidar as pessoas através de queixas, como forma de se “calar” as verdades que sobre si são ditas e que a estão a perturbar desesperadamente.


O problema é que a força das verdades que foram ditas sobre si, são maiores do que o desespero das suas queixas...[...]

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2009 17H57m WET

Anónimo disse...

E deste, estará também esquecido(?)

[...]Srª Carla Pereira,

Então, no seu entendimento, e da direcção da Associação Tempo de Mudar, antes de apresentarem a queixa na polícia contra o desvio do cheque no valor de 4 200 euros, pensavam também que o Sr. Gaspar pudesse também ter beneficiado do desvio do respectivo cheque.

Srª Carla Pereira.

Porque motivo a direcção da Associação Tempo de Mudar, da qual a Srª faz parte, tem vindo a pactuar com o Sr. Sebastião Cabral, sabendo que foi o mesmo quem desvio o cheque no valor de 4 200 euros?

Porque motivo continuavam a pretender encontrar outros "bodes espiatórios" para o vosso desastre de gestão, quando o vosso problema é que o grande empecilho da Associação Tempo de Mudar é o Sr. Sebastião Cabral, que vos foi útil para dar o golpe na direcção do Sr. Gaspar?

E agora, pretendem desviar as atenções relativamente a esse facto.

Queriam arranjar no Sr. Gaspar e no Sr. César Valentim um bode expiatório à força, mas os verdadeiros ultrajes da Associação já lá estam há muito com o Sr. Sebastião Cabral.

E agora, como descalçam esta bota?...[...]

Terça-feira, 30 de Dezembro de 2008 12H23m WET

Anónimo disse...

Presumo que o autor de tais comentários, irá talvez, bem depressinha, justificar-se perante as ditas, que não foi autor de tais comentários, sendo que(pasme-se!), os mesmos são meras tentativas de destabilização e confusão!?

Anónimo disse...

Afinal, o nome do Sebastião Cabral, ainda consta nos corpos sociais, do conselho fiscal da ATM!!! Porque razão??.

Anónimo disse...

Então mas este senhor não apresentou já a sua demissão??

Anónimo disse...

O que será necessário fazer-se para que as eudcadoras e/ou auxiliares na ATM, acompanhem as crianças à casa de banho?

Não é já a primeira vez que alguns pais solicitam a algumas educadoras e/ou auxiliares que acompanhem os sus filhos à casa de banho, especialmente os mais pequenos, que por o serem, necessitam de algum acompanhamento ou supervisão.
Acontece, que por muito que estes pais solicitem tal acompanhamento, o facto é que algumas crianças continuam, ao fim da tarde, a serem receidos pelos seus progenitores, "mijaditos", chegando-se ao ponto de se dizer(ao que parece), a alguns pais que [...]da parte da tarde é impossível realizar-se tal acompanhamento, por estar sozinha na sala[...]???

Desculpem-me a ignorância mas, num equipamento de infância(seja ele qual for), pode dar uma justificação destas??, Mas então e as educadoras, aliás responsáveis pela sala? Onde estão? Não existirão outras educadoras e/ou auxiliares?
Enquanto equipamento de infãncia, se não tem pessoal para realizar o acompanhamento necessário às crianças, então fechem as portas! Agora, o que não pode acontecer de forma alguma é que se dê uma justificação deste tipo!

Sra. Directora, será que a senhora tem conhecimento de situações deste tipo? Se tem, não concordará a senhora comigo que se trata de uma situação infeliz, diria mesmo, grave?!

Faça alguma coisa Sra. Directora em relação a esta falta de responsabilidade para com as crianças, que ao que parece, existe aí no seu equipamento.

Anónimo disse...

Eu pensava que o equipamento da ATM, apesar do aspecto árido e cinzento do seu recreio, seria, minimamente, recomendável.

Por aquilo que acabo de ler e por algumas outras queixas que tenho ouvido de alguns pais, penso que não errar se disser, como base naquilo que tenho observado e ouvido, que nem mesmo a gestão do equipamento de infância por parte da Associação Tempo de Mudar está correr bem.

Anónimo disse...

A Associação Tempo de Mudar (apesar da sua notória dependência da instituição-mãe, dos ditames de alguns técnicos desta ou de outros, muito mais inexperientes, por si já contratados) tem, desde há muito, vindo a revelar um amadorismo e uma irresponsabilidade indadmissíveis, tanto naquilo que diz respeito ao acompanhamento das valências de creche de de jardim de infância, bem como, no trabalho, inconsequente, que vem desenvolvendo com algumas dezenas de jovens.

Anónimo disse...

Por aquilo que aqui se lê, esta instítuição, está a ficar pior do que a Fundqção D. Pedro V|.Os Pais das crianças que frequentam a creche, devem-se organizar e, fazer uma partecipação há segurança Social.

Anónimo disse...

Ó Senhor Eduardo Gaspar, no seu tempo não era melhor, convinhamos!