segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Contentores / alcantara


O Governo do PS, sem efectuar o obrigatório concurso público alterou a lei e alargou até 2042 a concessão do terminal de contentores de Alcântara à empresa Liscont, permitindo-lhe aumentar a capacidade até um Milhão de contentores. Só que, para isso acontecer, a zona envolvente às Docas vai sofrer pesadas obras durante pelo menos seis anos, o que colocará em causa o livre acesso ao rio das pessoas, bem como os 700 postos de trabalho dos concessionários da zona.

Desta forma, se um contentor incomoda muita gente, milhares de contentores incomodam muito mais.

Por que razão, o Governo, a APL e a Câmara de Lisboa, querem uma vez mais, prejudicar a capital, os seus habitantes, comerciantes e visitantes impondo uma parede de contentores entre a cidade e o rio?

Vamos, continuar a permitir o quero, posso e mando para “justificar” um projecto que levanta inúmeras dúvidas, como sejam, os seus apressados contornos e um alargamento duvidoso de um terminal de contentores que podia muito bem ser deslocalizado para outro lado, onde aí sim, teria espaço suficiente para crescer, ser rentável e permitir ao Porto de Lisboa uma considerável competitividade.

O CDS-PP de Lisboa considera que é necessário esclarecer todo este negócio. Por isso denuncia, uma vez mais, esta situação com a Liscont lançando uma campanha com cartazes e abrindo espaço ao debate.O CDS-PP de Lisboa entende serem necessárias mais explicações e um debate mais alargado sobre este projecto de ampliação do terminal de contentores de Alcântara, no momento, em que são cada vez mais as vozes, nomeadamente de especialistas a criticarem esta opção, certo de existirem outras soluções.

1 comentário:

Anónimo disse...

De Alcantara até Marvila, ainda vai uma grande distância...