sexta-feira, 4 de julho de 2008

IDOSOS

30 comentários:

Anónimo disse...

De que jornal é esta notícia?

Anónimo disse...

Pelos vistos, a Fundação D. Pedro IV continua com as suas práticas fascistas e agora, até explora idosos, idosos dos quais, a Fundação D. Pedro IV recebe verbas para os cuidar.

Provavelmente, se a Fundação D. Pedro IV continuasse a gerir os fogos de Chelas, iria também pretender criar para os moradores esta "Prisão do Tarrafal", que implementou na Mansão de Marvila, ao estilo da PIDE e do Estado Novo.

Anónimo disse...

Então o blogue das Amendoeiras já não denúncia esta situação da Fundação D. Pedro IV ?

Para fazer censura e apagar tudo o que não lhes interessa, isso o Eng. é rápido a fazer, mas denúnciar mais este crime da Fundação já não é capaz.

A memória desse senhor é de facto muito curta ao ponto de já ter esquecido o que essa Fundação fez nas Amendoeiras e nos Lóios.

É por isso que também já se esqueceu de lutar e é por isso que também está a pôr em causa os direitos dos moradores das Amendoeiras.

Anónimo disse...

Este artigo que se pode ler no "Pasquim Marvila", publicado pela Junta de Freguesia, tem muito pouco de trabalho jornalístico.

Numa manobra de pura índole eleitoralista, o autor, pseudo-jornalísticamente, tenta denunciar casos de maus-tratos a idosos.

O autor refere que alguns utentes são doentes, que a comida é de má qualidade e no entanto não dá o direito ao contraditório, recolhendo opiniões e comentários quer da administração do lar de idosos quer da própria Fundação D. Pedro IV.

A Santa Casa da Misericórdia e outras entidades que trabalham com idosos estimulam a participação dos utentes na conservação do espaço que usufruem, como forma a evitar o sedentarismo. Até nas escolas e nas creches é normal ver as crianças a arranjar os canteiros ou a decorar os seus espaços.

Todos sabemos que a Fundação não é flôr que se cheiro, seja como for não é correcto fazer alegações num jornal com uma tiragem de 17.500 exemplares, pagos pelo dinheiro dos contribuintes.

Se as alegações forem refutadas, provando-se que não são verdadeiras e o "pasquim" for processado, quem é que paga a indeminização???

Os contribuintes, ou seja, nós povo.

Com que então o Presidente Belarmino Silva e os seus colegas têm a mania que são jornalistas, ao ponto que isto chegou. Demita-se homem, e leve consigo os seus comparsas que só atrasam a Freguesia.

Anónimo disse...

Este artigo é uma amostra do que se passa naquele lar.
Há idosos que estão toda a semana na cama sem serem levantados, porque não há pessoal para isso.
A comida não é de má qualidade mas sim intragável e pouca.
Os cuidados básicos de saúde são constantemente descorados.
Tudo isto não é devido à incompetência, mas sim a falta de recursos humanos para tal.
O que o sr. Canto Moniz quer é muitos voluntários e de graça, para ele arrecadar os milhões que lhe são dados para ter pessoal suficiente a cuidar daqueles idosos, a maioria sem familia.
Fala no direito ao contraditório, para o Sr. Canto Moniz abrir a boca e sair um chorrilho de mentiras, é só para rir.
Se alguém tem alguma duvida que fala (em off) com os funcionários, ou que inspeccionem, mas sem lhes dar conhecimento, tipo ASAE.
Basta ver, numa celebre reunião de camara o que a Drª. Nogueira Pinto disse.

Anónimo disse...

Este comentário de alguém que pelos vistos é defensor da Fundação, ou que até vem da própria Fundação, não é de estranhar, pois todos sabemos muito bem os métodos utilizados por essa Fundação que já devia estar extinta, pois enquanto o governo continuar a dar cobertura a essa Fundação continuaremos a assistir a cenas lamentáveis como estas que vieram agora a público.

Era uma boa oportunidade para o Sr. Presidente da Junta de Freguesia elaborar uma denúncia às autoridades e também aos governantes para se poder actuar, pois se fecham muitos lares por situações muito inferiores a estas, também podiam agir já rápidamente e banir essa Fundação da Mansão de Marvila e colocar uma instituição credível a tomar conta da gestão desse espaço, e também seria de bom tom o governo juntamente com as autoridades começarem desde já a extinguir essa Fundação e levar essa gente e principalmente o seu Presidente a tribunal para serem julgados, pois é gente que já hà muito merecem ser postos no seu devido lugar, que deveria ser a prisão.

Anónimo disse...

Ainda sobre a mensagem anterior, é só para esclarecer que me refiro ao comentário nº 4.

Anónimo disse...

Sr. Presidente, e sua secretária da junta de freguesia de Marvila. Então, o largo da antiga feira do relógio passou a ser depósito de pneus usados? Não chegava já, o estacionamento dos camiões tire,
e dos camiões das escolas de condução de todos os bairros de Lisboa? Por volta das 6 da manhã começa o inferno ninguém descansa com o barulho. Será que os Senhores não têm poder para acabar com isto. Se não têm demitam-se.

Anónimo disse...

Estou perfeitamente de acordo com um dos comentarios que diz que a administração do lar de idosos quer da própria Fundação D. Pedro IV, deveriam ser consultados do que se passa concretamente no lar.

Não podemos atacar instituições sejam elas quais forem sem os responsaveis das mesmas serem houvidos, porque podesse estar a entrar por um campo eleitoralista.

Quero que fique bem claro que sou contra o que se está a passar neste lar segundo a informação detectada no jornal da freguesia de Marvila.

Atacar é fácil ter a resposta dos porquês é que não encontrei.

Saudações

Anónimo disse...

Ola lá, Canto Moniz, a tua táctica já é bem conhecida aqui em Marvila, deixa-te de conversa fiada, o põe-te a milhas, porque se isto fosse um País com um governa a sério já há muito tempo que estavas a ver o sol aos quadradinhos,ou então seres colocado num sítio tipo tarrafal, para ficares a saber o que custa a vida.

Anónimo disse...

O que esse Canto Moniz da Fundação precisava, era de uma concentração à porta da Mansão de Marvila, convocada pela Junta de Freguesia, e convocar a população toda de Marvila para ele não se ficar a rir e para a Segurança Social tirar de lá os idosos, ou então tirar a gestão à Fundação. O problema e que este Canto Moniz continua a ser protegido a alto nível e continua com as costas quentes, mas pode ser que um dia destes lhe saía a sorte grande sem jogar.

Anónimo disse...

Atenção,

De facto, o Sr. Nuno Moreira teve o seu mérito na divulgação deste assunto.

Mas não nos podemos esquecer que o Sr. Nuno Moreira foi sempre um defensor de que a Fundação D. Pedro IV deveria ter ficado a gerir os fogos dos Bairro dos Lóios e das Amendoeiras...

Anónimo disse...

Bem,

Uma vez que na Associação Tempo de Mudar existem também alguns dirigentes fascistas, não me admiraria que se a mesma Associação tivesse idosos ao seu cuidado, também os explorasse.

Anónimo disse...

Só queria deixar aqui o seguinte comentário.

Agora parece que todos, mas todos se esqueceram que antes diziam que nos tínhamos que unir para extinguir a Fundação D. Pedro IV.

Agora já ninguém se lembra de continuar a apoiar aqueles que também se disponibilizaram a ajudar-nos, como é o caso da Comissão de Pais das Crianças da Fundação D. Pedro IV.

Agora já ninguém se lembra!

É triste que assim seja.

Anónimo disse...

Não sei se a Associação dos Lóios explora ou não alguém. O que sei é que nessa mesma associação, emprestam-se verbas no valor de 3.000,00€ a dirigentes e pagam-se ordenados (ao que se fala?!)de 2.000,00€.

Será que esta não deveria ser também investigada?

Será que não deveria ter uma auditoria?

Pensem nisso!

Anónimo disse...

Vou continuar anónimo porque não quero ver o meu nome associado a este blog que tem o seu quanto de duvidoso e, algumas vezes, de pouca isenção.

Não sou da Fundação, nem a defendo na gestão do edificado dos bairros sociais ou de quer que seja. Defendo a que as creches devem sair da alçada desses trastes, Canto Moniz e companhia, defendo que a Mansão de Marvila seja entregue a quem possa fazer algo decente pelos idosos.

Não sou é estúpido como alguns que aqui andam. Não defendo propaganda paga com o NOSSO dinheiro, não tolero coisas estúpidas pagas com o NOSSO dinheiro, não admito injustiças sejam elas de QUEM for.

Se lerem o comentário, sei que alguns têm dificuldade em fazê-lo, o que está escrito é uma crítica, bastante construtiva até, ao trabalho jornalístico. Alguém que diga onde é que o comentário dá razão à Fundação? Dá como exemplos algumas das desculpas que a Fundação pode vir a dar, precavendo contra a utilização das mesmas.

Digo mais, quem ficou incomodado com aquela situação só pode é estar a compactuar com um Belarmino Silva que se sabe o que se passa, dito pelo próprio, não tem é coragem para agir.

Onde é que esteve, está, ou estará a Junta de Freguesia na luta pela Extinção da Fundação?

Anónimo disse...

A nova direcção da associação queria candidatar-se para gerir edificado mas pelos vistos foi dificil: "Era de noite e o Sebastião tentava juntar as letras, uma após outra e conseguiu ler um artigo num blog que falava sobre gestão de edificado por I.P.S.S., o seu bigode apontou para os piolhos e um sorriso amarelado surgiu no seu rosto.

Pegou no telefone e ligou imediatamente para a sua superiora: «Alô?!? Mónica?» Começou assim a aparecer naquelas cabecinhas inteligentes uma visão do futuro da associação.

«Se os outros conseguem gerir creches, lares de idosos e edificado nós então até as piscinas municipais nos vão entregar» - dizia a Directora para a senhora das aspirinas.

«Preciso que faça uma convocatória da Direcção para uma reunião», o telefone da farmácia já estava cheio de cola das etiquetas dos preços que estavam a ser aumentados enquanto falava ao telefone «faça uma carta e entregue ao estafeta da associação que ele vem cá para eu assinar», desligando imediatamente o telefone, era importante calcular os aumentos, se de acordo com a inflação ou com o preço da viagem que pretende fazer com o marido este verão.

«Mas como é que se chama mesmo a associação? Tempo de Crescer, Tempo dos Lóios, Tempo de Desenvolver??? Qualquer coisa assim!» Pensava o secretário enquanto redigia a carta.

Ficou então marcada a reunião, depois de acertar um horário em que todos pudessem e que não houvessem muitos clientes na farmácia, ficou para as oito da noite.

Ao poucos começaram a chegas os membros da Direcção. Meia hora depois começam os trabalhos, à nove chega a Catequista, a senhora da Habitação não apareceu.

Depois de se falar da Santa Casa e da Creche chegou-se a uma conclusão, era necessário apresentar uma proposta ao IHRU. Mas ninguém sabia fazer isso...

Anónimo disse...

A Mansão de Marvila doada pelo Estado à Fundação D. Pedro IV já foi, há algum tempo atrás, pelos piores motivos, referenciada, salvo erro, no jornal o “Público”.

Quem esteve atento àquilo que foi, ao tempo, divulgado, sabe, pois, da existência de um tratamento discricionário neste “lar de idosos” que, ainda por cima, é subsidiado pela Segurança Social. De acordo com aquilo que foi então divulgado, existem dois tipos de alojamento e tratamento: um para aqueles que pagam (e bem!) e um outro, completamente distinto deste, sem qualquer qualidade; para os que ali estão unicamente subsidiados pelo Estado.

Segundo consta a Mansão de Marvila serve também de “hospital de retaguarda”, recebendo para efeito verbas do Ministério da Saúde, para receber doentes em fase de convalescença e, ainda, do Ministério da Justiça, por receber jovens enviados, nomeadamente, pelo Tribunal de Menores.

Os trabalhos que vemos serem executados pelos idosos na fotografia que ilustra a notícia do mensário “Marvila” – da responsabilidade da Junta Freguesia de Marvila –, nada tem a ver com a função lúdica/pedagógica das hortas dos Jardins de Infância ou com as actividades, jogos ou terapias ocupacionais de idosos (normalmente devidamente orientadas por técnicos qualificados) colocados em equipamentos geridos por outras entidades

Anónimo disse...

E onde está a prova disso?

Eu tenho dúvidas de que os idosos estejam a fazer aquilo porque lhes apetece mas são meras suposições.

Não é trabalho sério de um um jornal publicar uma notícia sem provas, sem testemunhos, quer dos idosos, quer da administração do lar.

Anónimo disse...

Com que então “provas”?!...

Qualquer cidadão atento e informado, não desconhecerá, certamente, aquilo que foi publicado, por órgãos de referência da comunicação social nacional, designadamente, através das peças assinadas pelo Jornalista José António Cerejo do jornal “Público”, bem como as afirmações dos entrevistados, registadas para o excelente trabalho – “Fundação Intocável” –, da Jornalista Rita Marrafa de Carvalho, difundidas pelo programa “Em Reportagem” do Canal 1 da RTP.

Competirá a quem de direito levar por diante as investigações jornalísticas acima referidas e a nós, cidadãos e contribuintes deste País, estarmos atentos a estes atentados à dignidade humana, sobretudo, quando (como parece ser caso?) os nossos impostos ajudam a manter ou a enriquecer instituições dirigidas por gente sem quaisquer escrúpulos.

Não sei, nem me interessa saber, se a Junta de Freguesia de Marvila teria ou não capacidade para poder ir mais longe. Sei que há mais uma denúncia grave publicada e divulgada. Sei, isso sim, também, que quem de direito, pelos vistos não agiu e tenho fundadas dúvidas, que mesmo assim, o venha a fazer.

Compete-nos a tod@s nós, cidadãos, exigirmos que estes casos sejam, pelas autoridades competentes, devidamente investigados e que, se for caso dito, que seja feita justiça.

Anónimo disse...

Pelos vistos,

Existe no Bairro dos Lóios um fascista de direita a defender a Fundação D. Pedro IV

Anónimo disse...

O camarada vem aqui comparar o "pasquim" da junta a jornais de referência e ao programa Em Reportagem da RTP??? Deve estar louco de vez!

A critica é feita ao artigo que vem no "Marvila" e não é uma defesa da Fundação.

Como é sabido que a Fundação tem bastantes inimigos aqui em Marvila, os senhores da junta tentam apenas passar a imagem de que eles estão contra as injustiças praticadas pelo Canto Moniz quando no fundo nunca fizeram nada, quiçá até os apoiaram no passado.

Alguém viu o Belarmino Silva nas manifestações?

Alguém viu um qualquer elemento da Junta no Cordão Humano?

Alguém viu algum elemento da junta nos plenários de moradores a intervier activamente?

Tanto nas Amendoeiras como nos Lóios moram elementos da Junta, a maioria dos elementos da junta moram nestes dois bairros mas esta gente nunca fez nada contra a fundação.

Agora que se aproximam eleições começam a aparecer estes artigos e ninguém acha estranho?

O que o Belarmino quer é fazer-nos passar pr parvos. Se está assim tão descontente com a Fundação porque é que não apresenta uma proposta na Assembleia Municipal, onde está sentado em nossa representação, e pede para extinguirem a Fundação D. Pedro IV?

Um artigo mal feito, ao lado da fotografia do Director do Jornal. Esse mesmo senhor que nunca fez nada contra a Fundação não vos parece suspeito?

E o que é que foi feito depois de terem deparado com aquilo? Foi feita alguma denúncia por parte da Junta à Segurança Social? Claro que não, aquilo é para atirar areia para os olhos das pessoas, que ainda por cima caem que nem uns patinhos nestas jogadas parvas!

Anónimo disse...

A reportagem que foi publicada pelo jornal de Marvila, gostaria agora de ver se o presidente da junta ( Srº Belarmino ) é capaz de levantar uma queixa crime contra a Fundação D. Pedro IV.

Por outro lado, se é verdade o que consta na reportagem, talvez seja altura de os deputados municipais com acento na Assembleia Municipal passarem essa informação aos restantes deputados, para que se possa tomar as devidas previdências , referente á veracidade dos factos.

Saudações

Info Lóios disse...

Se existe irregularidades na mansão de Marvila, a primeira coisa que um presidente de junta teria de fazer, era comunicar o caso á acção social e outros organismos governamentais.

Se isso não for feito é que existe apenas fogo-de-artifício da parte do executivo da Junta nada mais.

O executivo das Junta tem poderes para mandar fiscalizar as irregularidades que dizem que foram detectadas pelos mesmos.

Se não o fizerem é que não existe provas nem fundamento para culpabilizar quem gere a mansão.

Por outro lado em todas as creches as crianças tem as suas ocupações, será que não é salutar os idosos também terem, em vez de estarem fechados entre paredes?

Saudações

Anónimo disse...

Sr. Nuno Moreira,

Não defenda mais a Fundação D. Pedro IV...

Anónimo disse...

Nem se trata de defender ou não a Fundação.

A Mansão não é certamente gerida diáriamente pelo Eng. Canto Moniz. Se há suspeitas de irregularidades porque é que não se fez nada?

O que é que a Junta de Freguesia de Marvila fez no seguimento do que observou? Publicou um artigo no seu jornal eleitoralista?

Onde é que estão as denúncias ao Instituto da Segurança Social?

Anónimo disse...

Ou será que temos aqui um outro defensor da Fundação D. Pedro IV?...

Info Lóios disse...

Resposta ao comentario de Terça-feira, 8 de Julho de 2008 01H59m WEST

Meu caro anónimo não sou a favor da Fundação nem do executivo da Junta.

Apenas gosto da legalidade e que os dirigentes da mansão, deveriam ser ouvidos, tal como os residentes da mesma, para apuramento da verdade.

Saudações

Anónimo disse...

Boa tarde,

à cerca de uma semana e pouco atrás foi publicado neste Blog uma noticia que já havia saido no jornal de Marvila, sobre a denuncia de trabalhos executados por idosos na Mansão de Marvila.

O assundo desvia-se um pouco do tema deste post, mas dada a importancia do que ocorreu, gostaria de dar a conhecer também aos moradores dos Lóios o seguinte:

O Bloco de Esquerda em Marvila, na pessoa de António Lage, Dirigiu-se por escrito e directamente aos responsaveis da Fundação D. Pedro IV. A pedir explicações

A resposta surgiu +- 10 dias depois e para os moradores dos Lóios que também se preocupam com estas coisas, passo a transcrever a resposta da Fundação na integra , (apago somente o nome do responsavel que respondeu ao BE)




Exmo. Sr. António Lage


Agradeço desde já o contacto de V. Exª. e a legitima indignação, consequente.

Da publicação da referida noticia, sentimento que é partilhado

por todos os que conhecem a Mansão de Santa Maria de Marvila.


Como esclarecimento, refere-se que a situação fotografada (onde aliás,

para além de utentes se vêem funcionários), decorreu no pátio de entrada da

MSMM, em horário de visitas aos utentes, local visível a todos os

que frequentam a instituição e passam ou residem nas suas imediações.


A referida situação, enquadra-se numa das actividades de animação/ocupação,

que acontecem com carácter regular nesta instituição.


Estas acções são entendida por todos, residentes e funcionários, como

prática corrente, há largos anos dinamizada, com o intuito de permitir

aos utentes, de acordo com os seus interesses e apetências, participarem

de forma activa (acompanhados por funcionários), em algumas tarefas da "sua

casa". Condição que entendemos como fundamental para a manutenção do seu bem

estar e melhor integração na instituição.


Acrescenta-se ainda que, face à presente acusação e com a finalidade de

apurar uma eventual situação irregular, desenvolvemos um processo de

auscultação interna a todos os envolvidos, tendo-se apurado que a referida

acção decorreu com a maior normalidade.



Lamentamos acima de tudo, o facto de não termos sido consultados

previamente, antes da publicação da noticia, uma vez que desta forma,

possibilitaríamos o conhecimento real da situação e o reconhecimento desta

pratica, como uma mais valia em contextos institucionais dirigidos á

população idosa.


Agradecendo a atenção, encontro-me disponível para qualquer esclarecimento

adicional de que V. Exª. possa necessitar.



Com os melhores cumprimentos,

Info Lóios disse...

Venho por este meio dar os comprimentos ao Sr. António Lage, pela preocupação que teve em saber a verdade do que se passava na mansão de Marvila.

O que você fez devia ser uma das preocupações do executivo, antes de colocarem a notícia, sobre a denúncia de trabalhos executados por idosos na Mansão de Marvila.

Saudações