quinta-feira, 31 de julho de 2008

Moradores já podem comprar suas casas

Que aconteçeu á Comissão de moradores do IGAPH do Bairro dos Loios, que não conseguio até hoje dar uma resposta aos inquilinos do que se está a passar a nivel de negociações.
Caso elas existam?

terça-feira, 29 de julho de 2008

Câmara de Lisboa e Ministério da Saúde assinam acordo

O futuro Instituto Português de Oncologia pretende ser mais do que um hospital. Vai englobar investigação, ensino pré e pós-graduado, apoio psicossocial e um hotel para os doentes.


Depois de muita especulação em torno da localização do novo Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, é assinado hoje o acordo de princípio entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Ministério da Saúde para a cedência do terreno destinado à construção do hospital. A unidade vai ser instalada junto ao Parque da Bela Vista, em Chelas.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Governo negoceia linha de crédito de apoio regeneração urbana

O ministro do Ambiente revelou hoje que o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) está a negociar uma linha de crédito de 200 milhões de euros para privados que queiram investir na recuperação dos seus imóveis.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Limpeza da R: Norte Junior pela C.M.Lx.



Depois de algumas queixas dos moradores referente á falta de limpeza da Rua Norte Júnior, o info.loios entrou mais uma vez em contacto com os serviços Camarários, informando as anomalias.
Ao que tive conhecimento que iriam mandar uma funcionária varrer a rua e respectivos passeios.
Esta intervenção foi efectuada dia 22 ás 10.15.

domingo, 20 de julho de 2008

Ter trabalho não garante sair da pobreza

"O MILAGREIRO "






sábado, 19 de julho de 2008

Os guetos de betão do realojamento

'Chelas é dos problemas mais delicados que temos mas tem vindo a melhorar. As pessoas têm vindo a enraizar- -se', distingue Jorge Gaspar. O especialista em Geografia Humana e Planeamento faz um balanço positivo da generalidade dos processos de realojamento e do convívio intercultural. 'O realojamento na área de Lisboa, nos últimos 20 anos, tem seguido as melhores teorias sociológicas. A qualidade da habitação é excelente. A componente urbanística de inserção na sociedade é que é má. É tudo feito por acrescento, sem um enquadramento de construção de cidade.' Ricardo Martinez, sociólogo, tem opinião dissonante. 'Sou contra estes bairros. Estes realojamentos não ocorreram depois de um trabalho com as populações. Os próprios critérios de repartimento das pessoas estão ultrapassados. Estes depósitos foram crescendo e as pessoas tiveram a noção da descaracterização das zonas, com projectos inacabados.' O docente da Escola Superior de Educação de Setúbal, que conhece bem a realidade de um outro bairro problemático, a Bela Vista, salienta a ausência de acompanhamento das famílias ou a interligação entre as instituições e associações. 'Contra todo o discurso oficial, não há um trabalho em rede.'
in: CM

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Apresentação do Parque Hospitalar Oriental

A Câmara Municipal de Lisboa pretende aprofundar a participação pública dos munícipes nos instrumentos de planeamento territorial. Com isso será possível garantir direitos dos cidadãos, enriquecer as opções dos planos e, sobretudo, aproximar a CML dos utilizadores da cidade.

Neste sentido, vai promover uma sessão de Apresentação dos Termos de Referência do Plano de Pormenor do Parque Hospitalar Oriental, seguida de tempo para esclarecimentos e recolha de sugestões.

Dia 17 de Julho - 18h

Auditório Fernando Pessa
Espaço Municipal da Flamenga
Rua Ferreira de Castro (junto ao hipermercado)
Bairro da Flamenga – Freguesia de Marvila

Auditoria/TC: Fogos criados em Programas de Realojamento

O número de fogos criados no âmbito dos Programas de Realojamento e de Habitação a Custos Controlados registou um decréscimo de mais de 60 por cento nos últimos anos "em consequência da crise económica e do processo de consolidação orçamental".
De acordo com uma auditoria do Tribunal de Contas (TC)aos programas do Instituto Nacional de Habitação (INH), hoje divulgada, o número de fogos concluídos e lançados passou de cerca de "oito mil no início do milénio" para "menos de três mil em 2006".
in: Lusa

sábado, 12 de julho de 2008

Lisboa tem 4 600 prédios desocupados muitos em Marvila

O prédio devoluto da Avenida da Liberdade, em Lisboa, onde teve início o incêndio desta segunda-feira de madrugada, é apenas a ponta de uma nuvem de fumo que paira sobre toda a cidade. A capital tem 4600 edifícios desocupados, metade dos quais à espera de licenciamento da autarquia para reconstrução. Só que muitos deles têm as portas e janelas abertas, à mercê de quem os queira ocupar ilegalmente.
in: TVI

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Pobreza

O ministro do Trabalho reagiu às declarações do presidente da União das Misericórdias que ontem, em entrevista ao programa Cartas na Mesa, da TVI, criticou o actual Governo por não cumprir o Pacto de Cooperação para a Solidariedade Social e por nunca ter reunido com os signatários.


in: TVI

sábado, 5 de julho de 2008

Vale de Chelas-Projecto de Parque Hortícola

O pelouro do vereador da Câmara Municipal de Lisboa José Sá Fernandes criou um projecto com o nome de "Vale de Chelas-Parque Hortícola", que consiste em intervenções de beneficiação do Vale de Chelas, com o objectivo de recuperaração e regularização dos respectivos terrenos para a prática exclusiva da agricultura.

Os actuais cultivadores de terrenos hortícolas interessados, têm de manifestar a sua disponibilidade junto do respectivo gabinete até ao próximo dia 18 de Julho de 2008.

Alunos dos Lóios vencem concurso da Quinta Pedagógica


Uma visita à Quinta Pedagógica pode ser uma aventura inesquecível! Foi este o mote para o 1.º Concurso de Histórias Escritas e Ilustradas, promovido pela Quinta Pedagógica dos Olivais, destinado a Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo. Os alunos do 2.º B da EB1 dos Lóios convenceram o júri arrecadando o primeiro lugar.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

IDOSOS

quarta-feira, 2 de julho de 2008

As vozes das Amendoeiras






Agradeço que todos os comentários, dos moradores, no Bairro das Amendoeiras, sejam escritos neste post.
Foi aberto de propósito, para todas as vossas vozes se ouvirem.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Que tal esta mão

Que lhes pareçe este politico

Não há pobreza e desciminação não é senhor Ministro, será que agora já não se preocupa com os mais necessitados?
Pelo seu gesto só pode ser.