sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
BOAS FESTAS
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Amendoeiras: moradores contestam valores de venda
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Estado vai 'descongelar' 11 mil rendas sociais
sábado, 1 de dezembro de 2007
Marvila- Bairro do Armador
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Comunicado à população do Bairro do Condado - marvila
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Perigo para a saúde dos portugueses
Em Maio de 2007, a associação de consumidores visitou nove sítios da Net, encomendou outros tantos medicamentos sujeitos a receita médica e mandou-os analisar em laboratório.
«A falta de embalagem adequada e de condições de transporte propícias podem acelerar a degradação dos medicamentos e pôr em risco a saúde de quem os toma», alerta a Deco.
Inf completa em: Deco
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
marvila - Privados e mais cultura dinamizam a zona Oriente de Lisboa
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Marvila - Confirmado Rock in Rio no Parque da Bela Vista
A organização do festival de música Rock in Rio garantiu ontem que o evento se realizará no Parque da Bela Vista, em Lisboa, “pelo menos até 2010”, apesar de estar a ser considerada a construção naquele local do novo Instituto Português de Oncologia (IPO). “Não existe qualquer obstáculo para a realização do festival. O Rock in Rio está confirmado, se um dia o IPO vier a ser construído ali, temos que pensar num outro local no futuro, mas não agora, pelo menos até 2010”, declarou Rodolfo Medina, vice-presidente do Rock in Rio, em declarações à margem da apresentação da estratégia de comunicação da edição de 2008 do festival.
Eleitos do PCP visitam o Bairro do Condado em Marvila
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Loios - Centro de Saude
Autocarro despenha-se na A23
Para o local foram enviados 180 homens, 58 veículos, quatro viaturas médicas e dois helicópteros do INEM e outro do Serviço Nacional de Protecção Civil.
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa Diz
Inf completa: Correio da Manha, 2007/11/02
Mensagem do Presidente do Conselho Directivo do IHRU
A realização da Quinzena da Habitação no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, reflete uma preocupação comum aos Estados Membros sobre as políticas das cidades e a problemática da habitação, constituindo-se numa oportunidade feliz de troca de experiências e reflexão comum face aos desafios emergentes.
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
CML: Início de mandato de Costa marcado pelo saneamento
O PCP acusou António Costa de «tiques de autoritarismo», nomeadamente por se ter recusado a agendar propostas para as reuniões de Câmara, uma queixa também partilhada pelos Cidadãos por Lisboa.
Helena Roseta acusou ainda a maioria PS/BE de «plágio» de propostas, enquanto Carmona Rodrigues e Fernando Negrão (PSD) falaram de «má fé» e «falta de ética política» quando, dias depois de a oposição ter feito aprovar uma proposta sobre o Clube de Tiro de Monsanto, um despacho de António Costa e Sá Fernandes ter anulado a eficácia dessa decisão.
domingo, 28 de outubro de 2007
INFORMAÇÃO
Prometemos no entanto, retomar o mais breve que seja possível.
O Info Loios
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Portugal tem dois milhões de pobres
in Correio da Manha, 16/10/2007
sábado, 13 de outubro de 2007
Marvila - Inquerito à população de Marvila
Como é do vosso conhecimento vai realizar-se no próximo dia 27 de Outubro o nosso II Congresso da Freguesia, este ano dedicado ao tema da cidadania participativa.
Neste âmbito encontra-se a ser efectuado, à população de Marvila, um inquérito de rua sobre cidadania, cujos resultados serão apresentados no decurso do tema II do congresso sobre “o retrato actual da freguesia em termos de cidadania”. A coordenação científica deste inquérito é da responsabilidade do ISCTE/PROACT.
Para que os resultados deste inquérito traduzam de forma mais correcta possível a nossa realidade importa alargar amostra do inquérito ao maior de pessoas possível (o nº. mínimo definido é de 600 pessoas).
Assim sendo, venho solicitar a vossa colaboração e disponibilidade para o preenchimento do inquérito que anexo, agradecendo a vossa maior brevidade na respectiva resposta, dado o rápido aproximar da data do congresso e a necessidade do tratamento antecipado dos respectivos dados.
Antecipadamente grato pela vossa colaboração.
Um grande bem haja
jmm
PS1: as respostas deverão ser devolvidas com conhecimento a Elisabete Fonseca e Elizabete Silva, cujos mails se encontram referenciados acima (agradeço que indiquem o bairro onde habitam e a respectiva idade e sexo no texto da vossa resposta)
PS2: vejam as novidades do congresso em http://www.jf-marvila.pt/
Junta de Freguesia de Marvila
Jorge Miguel Máximo
Tesoureiro
jmmaximo@jf-marvila.pt
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Loios - CDS-PP visita Bairro
Este partido tem estado atento até agora, a todos os problemas que afectam os moradores.
Nunca prometendo nada mas sim tentando interceder e solucionar algumas irregularidades.
Continuamo preocupados com a não resolução da abertura do Centro de Saude, mas tudo temos feito para que o mesmo abra o mais rapido possivel.
Podemos dizer que muitas intervenções sobre este problema foram debatidos em assembleia municipal.
in CDS/PP
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Marvila - II Congresso da Freguesia
Este evento está marcado para dia 27 de Outubro no Instituto Superior de Engenharia - ISEL, cujo tema á Marvila participativa.
È um congresso que se pretende fortemente participativo com pessoas da freguesia. O mesmo está a ser organizado pelas instituições locais, através do Conselho Marvilense.
O Conselho acima mencionado é composto por associações representativas dos bairros, onde as mesmas expoem todos os problemas e soluções que preocupam os moradores, dando conhecimento á Junta das suas preocupações.
in Junta de Marvila
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Marvila - Acesso á habitação
Contituição da Republica
Artigo 65.º sobre habitação
2. Para assegurar o direito à habitação, incumbe ao Estado:
a) Programar e executar uma política de habitação inserida em planos de ordenamento geral do território e apoiada em planos de urbanização que garantam a existência de uma rede adequada de transportes e de equipamento social;
b) Promover, em colaboração com as regiões autónomas e com as autarquias locais, a construção de habitações económicas e sociais;
c) Estimular a construção privada, com subordinação ao interesse geral, e o acesso à habitação própria ou arrendada;
d) Incentivar e apoiar as iniciativas das comunidades locais e das populações, tendentes a resolver os respectivos problemas habitacionais e a fomentar a criação de cooperativas de habitação e a autoconstrução.
3. O Estado adoptará uma política tendente a estabelecer um sistema de renda compatível com o rendimento familiar e de acesso à habitação própria.
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Iniciativa Porta 65, de dinamização do arrendamento habitacional com vocação social
Resolução do Conselho de Ministros n.º 128/2007
A concretização do acesso generalizado a uma habitação condigna e adequada às expectativas de uma sociedade moderna e desenvolvida não pode deixar de se associar à efectivação do fundamental direito à habitação consagrado no artigo 65.º da Constituição, requerendo a adopção de políticas públicas capazes de dinamizar os vários mercados associados ao sector da habitação.
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Marvila - Plano Verde aprovado por unanimidade
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Loios - Esclarecimento do IHRU
Passamos a citar.....
A) Disse que a Fundação D. Pedro IV assinou quarta-feira o auto de reversão dos prédios do Bairro dos Loios para o Estado.
B) A representante do IHRU disse que irão proceder ao levantamento dos rendimentos e agregados familiares para poder ser aplicada a renda apoiada".
C) A mesma disse que as rendas antigas já foram repostas.
D) Tambem foi dito que estavam á espera do relatorio do LNEC, para saberem que obras terão de se realizadar, pedindo paciência e compreensão aos moradores.
E) A representante disse que todas as rendas pagas em duplicado seriam apreciadas.
F) Não confirmou se a renda apoiada seria aplicada ou não.
G) Todas as pessoas a quem foi entregue casas, após a aprovação da Renda Apoiada, a mesma seria aplicada nestes casos.
H) A representante disse que todos os proprietarios terão de se organizar em condominio.
PS: Não podemos adiantar mais pormenores com receio de dar informações erradas. O espaço era diminuta para tanta gente.
Muitos moradores não conseguiram ouvir. Optando no regresso a suas habitações.
A Comissão deveria ter arranjado um espaço maior e com condições.
Para a próxima será melhor que tenham em atenção o espaço.
domingo, 30 de setembro de 2007
Marvila - Rock in Rio pode sair do Parque da Bela Vista
in Correio da Manha
Marvila - Fundação D. Pedro IV deixou de gerir bairro das Amendoeiras quarta-feira
sábado, 29 de setembro de 2007
Marvila - Espaços Verdes
Fundaçao d. Pedro IV
Habitação
Cumprimos mais uma missão
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Marvila - aprova localização novo IPO
Recorde-se que, brevemente, o Ministério da Saúde, irá anunciar a localização para a construção das novas instalações do IPO e que, até há poucos dias, apenas o concelho de Oeiras tinha disponibilizado terrenos para esse equipamento.
Na última quarta-feira, no entanto, foi aprovada na Câmara de Lisboa, uma proposta de cedência de terrenos ao sul do Parque da Bela Vista para a construção do IPO.
Marvila - Moçao de Apoio ás novas instalações do IPO
Moção de Apoio
Assembleia de Freguesia de Marvila – Lisboa
O Bloco de esquerda em Marvila, pretende a vinda, das novas instalações do IPO- Instituto Português de Oncologia, para a Freguesia de Marvila, mais concretamente para a zona da Bela Vista.
Considerando que a concretização do IPO em Marvila irá proporcionar um acréscimo de zona verde ao parque da Bela Vista (sul) em 12 hectares e apenas retira 4, levando assim este parque a aumentar em mais 8 hectares o seu tamanho total.
Considerando que estes 12 novos hectares, se traduzirão numa novo e amplo espaço verde, ajardinado e aberto a todos os lisboetas e visitantes da cidade, conforme intenção do Sr. Vereador por Lisboa José Sá Fernandes.
Considerando o enorme prestigio que esta unidade hospitalar, que contará ainda com um pólo de investigação, um hotel residencial e uma unidade de apoio psicológico, trará à freguesia.
Considerando a hipótese de melhorar consideravelmente a segurança e os transportes públicos para a zona.
Considerando a proximidade ao futuro hospital de Todos os Santos.
Considerando todo o progresso e desenvolvimento local que uma unidade desta envergadura proporciona.
Considerado as excelentes condições que Marvila possui para receber o novo IPO, nomeadamente acessos por estrada e auto-estrada, metro, gare do oriente , areeiro e eventualmente a TTT (terceira travessia Tejo).
Considerando ainda a intenção de se criar um corredor pedonal e ciclovia que ligará Marvila directamente a Monsanto, melhorando assim e através de zonas verdes, parte da zona do vale de chelas.
Vem o Bloco de esquerda em Marvila apoiar a ideia da vinda do IPO para a Freguesia e apoiar a concretização das medidas propostas pelo seu vereador e que ajudarão a melhorar consideravelmente a imagem da nossa Freguesia.
Lisboa, Marvila, 27 Setembro de 2007
O Bloco de Esquerda Marvila
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Marvila - IPO deve continuar em Lisboa
in Radio Renascença, 27/09/2007
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Loios - Centro de Saude
Marvila - Cidadãos por Lisboa contestam construção do IPO no parque da Bela Vista
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Marvila - rumo à dignificação
Sem as pessoas, nada se faz. Contra as liberdades das pessoas, pouco se poderá fazer. Não é possível continuar a insistir num sistema através do qual todas as restrições são admitidas sem qualquer compensação ou benefício.
Cabe a todos nós demonstrar que os Marvilenses podem viver e usufruir de uma maior estabilidade, atribuindo-lhes o papel central da construção do futuro.
Só assim se abrirá uma constelação de oportunidades rumo à dignificação das condições de vida, à convivência intergeracional, à competitividade e ao investimento.
Para isso necessitamos, que comuniquem todos os problemas existentes nos vossos Bairros.
Queremos contar com todos vós neste espaço.
Marvila - IHRU e Moradores das Amendoeiras reunem em plenário
Casa de Banho na Av. Pardal Monteiro, nos Lóios, finalmente vem abaixo
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Lisboa - reuniões públicas saem da Câmara
As reuniões públicas da Câmara Municipal de Lisboa vão sair dos Paços do Concelho uma vez por mês, de acordo com uma proposta aprovada na quarta-feira pelo executivo municipal, escreve a Lusa.
A proposta de descentralização das reuniões partiu de José Sá Fernandes, eleito pelo Bloco de Esquerda e com o pelouro dos Espaços Verdes, e teve os votos favoráveis do PS, a abstenção dos vereadores do movimento Cidadãos por Lisboa e os votos contra do PCP, PSD e vereadores do movimento Lisboa com Carmona.
Alterado o regimento da Câmara, ficou decidido que na primeira quarta-feira de cada mês, a reunião pública será feita «rotativamente nas diferentes zonas da cidade» e destinar-se-à «primordialmente à intervenção do público», de preferência sobre assuntos daquela zona, durante duas horas.
Um máximo de 20 munícipes poderá inscrever-se para intervir, ficando ainda reservadas cinco intervenções para quem se inscreva por correio electrónico ou fax.
domingo, 23 de setembro de 2007
Loios - A censura do blogue do Bairro dos Lóios
(...)
Algumas reacções fizeram-se entretanto sentir no blogue do vizinho Bairro das Amendoeiras, que esteve também envolvido na luta contra a gestão da Fundação D. Pedro IV, onde alguns moradores já manifestaram o seu protesto, comentando a censura praticada nos Lóios.
sábado, 22 de setembro de 2007
Marvila- Câmara de Lisboa oferece terreno em Chelas ao IPO
Segundo o jornal, o terreno que o presidente da autarquia, António Costa, quer entregar ao IPO fica nas imediações do Parque da Belavista, na freguesia de Marvila. A ideia é que grande parte destes 12,5 hectares constituam uma zona ajardinada onde os lisboetas possam também passear.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Loios - Associação de moradores envolvida em acusação de agressão
( .../... )
Os dois moradores acreditam que o motivo da hostilidade e agressão do dirigente da instituição deveu-se ao facto de os mesmos terem apresentado, nos últimos tempos, posições críticas abertas à filosofia de gestão adoptada pela actual direcção.
domingo, 16 de setembro de 2007
Loios - Parque de camiões improvisado que a Câmara desconhece
“A Feira do Relógio deixou de se realizar aqui há cerca de dois anos e, desde essa data, as pessoas começaram a deixar aqui os seus camiões”, afirma Nuno Mendes, coadjuvado nas críticas por outro morador, António Lemos. “As pessoas têm medo de atravessar a rua durante a noite, pois a qualquer momento podem ser assaltadas. Por vezes, os próprios maridos têm que sair de casa para virem buscar as suas mulheres”.
Segundo estes moradores, durante a última edição do Rock in Rio, em 2006, que se realizou no Parque da Bela Vista, os proprietários foram obrigados a retirar os seus camiões. “Como havia um evento de grande impacto, preocuparam-se em tirar de lá os camiões, de modo a dar outra imagem. Mas, quando o festival acabou, os veículos voltaram para o mesmo sítio”, explica Nuno Mendes, acrescentando que a Junta de Freguesia de Marvila tem conhecimento da situação. “Os responsáveis da Junta estão informados do caso, mas não fazem rigorosamente nada”. António Lemos também alinha nas mesmas críticas, afirmando: “Se foi a população que elegeu o presidente da Junta ele tem que servi-la. Não pode pensar nos moradores apenas quando precisa dos votos”.
Tendo em conta que o problema se tem vindo a arrastar, Nuno Mendes também já informou a Câmara Municipal de Lisboa. “Enviei um e-mail dando conta da situação, mas também não adiantou nada”.
Violação em 2006
A situação mais grave aconteceu em meados de 2006. De acordo com Nuno Mendes, “uma menor de 16 anos, moradora na zona, foi violada por um indivíduo que estava escondido entre os camiões.” Por outro lado, segundo os moradores, as empresas não se limitam a deixar os camiões estacionados na Rua Norte Júnior. “Durante o dia, e por vezes também à noite, fazem cargas e descargas. Esta zona não é um parque de camiões”, adianta ainda Nuno Mendes. Estes dois moradores com quem o NM falou não se limitam, no entanto, às críticas. Nuno Mendes e António Lemos pedem que sejam “instalados ‘pilaretes’ que proíbam os camionistas de ali deixarem os seus veículos.
”Problema antigo
O NM entrou em contacto com a Junta de Freguesia de Marvila no sentido de saber se a autarquia tem conhecimento da situação. De acordo com António Dias, do executivo da Junta, o parqueamento de camiões na rua Norte Júnior “é um problema antigo”. “Apesar da situação ainda não estar resolvida, actualmente já não são tantos os camiões que ali estacionam”, acrescenta.
Segundo aquele responsável autárquico, a Câmara de Lisboa tem conhecimento da situação e “está a tentar resolve-la”. “Em Lisboa não há nenhum local para parqueamento de camiões e, ao que sabemos, a Câmara está a tentar arranjar um local condigno e vigiado para que as empresas possam lá deixar os seus veículos”. Por seu lado, fonte da Câmara Municipal de Lisboa disse ao nosso jornal que a autarquia “desconhece a situação”.O NM procurou também saber junto do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa se existem registos de assaltos naquela zona da cidade. No entanto, até à hora de fecho da edição os dados não foram disponibilizados.
Assim nasce o: Info Lóios
O Info Lóios surge da necessidade de se dar uma maior visualização à vida de uma zona de Lisboa, que durante muito tempo foi “esquecida” pelas diversas entidades competentes.
Apesar dos muitos problemas que afectaram a freguesia de Marvila ao longo dos anos, a mesma, à semelhança do que aconteceu com toda a área oriental de Lisboa, tem vindo a sofrer várias transformações positivas.
No entanto, muitos são ainda os problemas que continuam a ser parte integrante do Bairro e que não são alvo de uma verdadeira atenção e informação por parte dos diversos responsáveis, apesar dos já muitos esforços desenvolvidos pelas entidades que têm representado esta zona.
A nossa divulgação através deste espaço pretende assim, ser uma nova voz dos assuntos do Bairro, em maior aproximação aos seus habitantes e das suas reais aspirações.
Sentimos que nos últimos tempos a exposição das questões referentes ao Bairro dos Lóios não têm merecido a devida atenção, que se torna fundamental na continuidade da melhoria das condições de vida dos seus moradores.
Esperamos como tal, que este novo blogue corresponda a uma nova dinâmica que o Bairro tanto necessita para o seu desenvolvimento, bem como para aqueles que consideramos ser o mais importante da nossa acção: Os seus habitantes.
A nossa atenção irá debruçar-se igualmente sobre questões que incidam em temas de importância da actualidade nacional, sempre que se torne importante e possível.
Contamos assim com a ajuda de todos aqueles que pretendam dar o seu contributo para que este espaço se torne um novo elo de dinamização da melhoria do Bairro dos Lóios e da freguesia de Marvila, promovendo a devida liberdade de expressão, direito à opinião, formalização de sugestões, ideias e críticas para a melhoria da nossa zona.
Agradecemos a vossa atenção e colaboração.
Sejam Benvindos.