quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Estado vai 'descongelar' 11 mil rendas sociais

O Estado prepara-se para aumentar o valor das rendas dos seus bairros sociais. A intenção foi anunciada ontem pelo presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), durante um encontro com jornalistas.
"Vamos acabar com a renda social e substituí-la pela renda apoiada", disse Nuno Vasconcelos, presidente daquele organismo, responsável pela gestão do parque habitacional da Administração Central do Estado.

27 comentários:

Anónimo disse...

Com toda esta situação de gravidade que se avizinha, questiona-se porque motivo a suposta comissão de moradores do Bairro dos Lóios não convoca um plenário para informar os moradores e tomarem as devidas medidas de reacção à intenção do IHRU.


Ou será que essa suposta comissão é somente o que tem sido: Uma comissão fantasma?!

Anónimo disse...

Os moradores só irão conseguir travar esta barbaridade que o IHRU pretende implementar com novas providências cautelares em Tribunal.

É uma vergonha, pretenderem retirar direitos habitacionais adquiridos aos moradores.

Pretendem rendas milionárias em fogos de habitação social em muito mau estado de conservação, que o presidente do IHRU finge desconhecer.

Anónimo disse...

Se os responsáveis por este blogue “fantasma” e alguns dos seus habituais comentadores (os mesmos de sempre!), em vez de criticarem outros ou, por outras palavras, agirem pela negativa, avançassem com ou ideias ou, ainda melhor, com propostas e acções concretas que defendessem eficazmente os interesses dos inquilinos do IHRU do Bairro dos Lóios não seria bem melhor?!...
Se outros não fazem (esta afirmação é vossa) é chegada a altura de vocês mostrarem o que valem. Não vos parece? Vá lá rapazes deixem-se dessas banais lamúrias e das habituais críticas sem conteúdo e toca a trabalhar para a comunidade. Sejam positivos e construtivos!!...

Anónimo disse...

Atenção, que a Associação Tempo de Mudar pouco fez para a luta contra a Fundação D. Pedro IV.

Muito mais fez a comissão de moradores, quando havia pessoas na mesma que apresentavam trabalho a sério, ao contrário do que acontece actualmente.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Então os dirigentes da Associação Tempo de Mudar estão preocupados com as criticas que lhes são feitas?!

Como não conseguem controlar este Blogue, tal como controlavam o outro Blogue do Bairro do Lóios, que de repente teve um súbito apagão. (Eles sabem do que é que eu estou a falar), sentem-se repentinamente, (Vá-se lá saber porquê), preocupados com a união do Bairro dos Lóios.

O problema é que agora, já não existem os burros da Comissão de Moradores para controlar...

E depois vêm dizer que são feitas criticas anónimas, mas eles, (Os da Associação Tempo de Mudar) também não se identificam. Aliás, uma prática muito comum dos dirigentes da Associação.

As práticas de alguns dirigentes da Associação Tempo de Mudar fazem lembrar o Vladimir Putin, um remanescente da ditadura comunista que exerce o poder através de métodos pouco democráticos.

E como infelizmente, os regimes ditatorias deixam muitos seguidores, tal como na Rússia, infelizmente em Portugal e em certas associações, existem também muitos filhos de Putin!

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Uma vez que o antigo Blog do Bairro dos Lóios teve de ser "apagado", por força dos incomodos que causava a certos dirigentes associativos da ATM, o "Info-Loios" é agora o único espaço de informação para os moradores do Bairro.

Porqu o site da Associação Tempo de Mudar tem tudo menos informacão que seja do interesse dos moradores.

Mais parece ser um site com objectivos comerciais e não de uma IPSS, tal como afirmam.

Anónimo disse...

Só unidos vencerão... deixem-se de tretas e força nas canetas! Este tipo de discussão não ajuda o bairro nem o s moradores, só ajudam aqueles que têm projectos imobiliários para o Bairro dos Lóios e para Marvila.

Toca a reunir forças!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com os primeiros comentários.

Já é tempo de o Bairro dos Lóios reagir a esta intenção do IHRU, que é muito má para os seus moradores.

Pergunta-se o que anda a fazer a comissão de moradores do Bairro dos Lóios?

Porque não reúne os moradores e os informa sobre as intenções do IHRU para o Bairro e que medidas adoptar?

As pessoas que fazem parte desta comissão, nos últimos tempos somente demonstram que não pretendem fazer nada.

Anónimo disse...

Realmente este ultimo comentário mostra infelizmente muito bem aquilo que andam esta comssão e atm a fazer!

Anónimo disse...

Esta do Zé Carioca ter virado gaja está mesmo muita boa!...

Agora fico impacientemente a aguardar as cenas dos próximos capítulos. Será que, por exemplo, na próxima o Zé Carioca irá perder a dentuça?! Não, não, não acredito, essa parte irá dar-se epílogo…

Interrogo-me: quem é que ainda poderá ter dúvidas sobre valioso, prestimoso e decisivo contributo deste blogue para luta dos moradores de Chelas? Só mesmo quem não perceba mesmo nadinha de “lutas” é que não sabe quão importante é alegrar as hostes e manter a moral da populaça elevada. Por isso, vamos seus comediantes, têm todo o meu apoio, continuem, pois, a trabalhar nas cenas dos próximos capítulos da vossa novela.

Querem que eu antecipe (por intuição, claro está!) o tema da próxima? Querem mesmo?... Olhem que pouco chocante! É melhor não… É que também nestas coisas de comédias, folhetins, dramas de faca de alguidar, fofocas e afins, não há como surpreender o pagode!!!!

Anónimo disse...

Pois é,

Amanhã, a comissão das Amendoeiras irá reunir-se com os dirigentes do IHRU e protestar.

Enquanto isso, no Bairro dos Lóios apenas temos representantes que muito falam, mas que pouco ou nada fazem pelos moradores.

A comissão de moradores e a Associação Tempo de Mudar, em vez de estarem a enganar os moradores, precisavam era de gente capaz para mudar a mentalidade atrasada de não fazer nenhum que paira na Comissão e na ATM.

Os moradores do Lóios são mais importantes do que a publicidade ao site da ATM.

Infelizmente, o Bairro dos Lóios tornou-se num deserto de camelos associativos.

Anónimo disse...

Boa noite a todos os comentadores.

Não sou moradora nem do bairro das amendoeiras, nem do bairro dos lóios. Também não sou dita nem achada nestes assuntos, à excepção de ser uma cidadã, e enquanto tal me sentir lesada, sempre que são conhecidos casos como esta vossa luta.

Assim, gostaria de dizer o seguinte:

Parece-me que a melhor forma que têm de continuar a vossa luta, é mantendo-se unidos enquanto bairro, e que esta coisa de aqui andarem a trocarem picardias, em nada ajuda.

Mas por outro lado, não posso deixar de concordar com alguns comentadores que dizem que não é justo que num bairro onde existe uma Associação, e inclusivamente uma comissão , estes não mantenham os moradores do bairro informados do que se passa, pois deveria ser o seu dever.

Sinceramente não conheço a referida associação, Tempo de Mudar, julgo ser esse o nome, mas se realmente o que alguns comentadores, e não me parecem ser assim tão poucos, fazem todas estas criticas a alguns dos seus dirigentes, nomeadamente, pelo que percebo, a dois, então deixarão, na minha opinião, um pocuo a desejar, pois quando existe um site onde se vende um espaço para publicidade, e sendo esse site de uma IPSS, como é referido, então considero algo grave, pois uma IPSS é uma entidade sem fins lucrativos.

Para terminar, peço que me desculpem esta minha intromissão,e se me é permitido deixar um conselho:

Mantenham-se unidos!

Paula Semedo

Info Lóios disse...

Temos muita pena que a associação Tenpo de Mudar e respectiva Comissão ADOC, não tenha informado os moradores do bairro dos Loios que iria existir uma reunião a pedido da comissão das Amendoeiras com os dirigentes do IHRU e protestar.

Será que a comissão dos Loios em vez de dar força á nossa luta juntamente com o outro bairro. ficam calados perante a população.

Separados não temos tanta força.

Será que a ATM e a referida comissão adormeceram, após terem conseguido com que as casas saissem da Fundação D. Pedro IV?

OBS: Todos os comentarios caluniosos serão apagados, após análise dos responsáveis do blog.

Apenas por uma razão:

Queremos construir e não destruir, açeitamos criticas construtivas para que possamos melhorar a nossa informação, açeitando tudo para que tal possa acontecer.

Info Lóios disse...

Agradeçemos as suas palavras D. Paula Semedo e não tem de pedir desculpas, pelo contrario gostariamos que continuasse a ter comentarios referentes ao nosso blog.

Saudações

Info Lóios disse...

O orçamento da C.M. de Lisboa para 2008 prevê uma parceira com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IRHU) para o «financiamento dos grandes programas de reabilitação dos Bairros das Amendoeiras, Lóios, Condado e Armador».

«Instalar a rede de percursos pedonais e cicláveis, de cerca de 85 quilómetros, e corredores verdes da cidade, estruturantes da execução do Plano Verde», consta também do plano para o próximo ano.

Agora esperemos que passe do papel á prática, estas propostas.

Saudações

Anónimo disse...

Alguém que sabe disse...
Preparem-se!

Amigos, sei de fonte segura que quem vai ficar a gerir todo o processo de reabilitação das amendoeiras e lóios, será alguém que já trabalhava no IGAPHE.

Assim, voltaremos num futuro próximo ao velho método de trabalhar e cuidar dos bairros que lhes pertenciam, ou seja nada fazerem.

Preparem-se, ou melhor, preparemo-nos todos, pois os tempos que aí virão, nada de bom trarão para os moradores das amendoeiras e lóios.

Anónimo disse...

"Temos muita pena que a associação Tenpo de Mudar e respectiva Comissão ADOC, não tenha informado os moradores do bairro dos Loios que iria existir uma reunião a pedido da comissão das Amendoeiras com os dirigentes do IHRU e protestar.

Será que a comissão dos Loios em vez de dar força á nossa luta juntamente com o outro bairro. ficam calados perante a população.

Separados não temos tanta força.

Será que a ATM e a referida comissão adormeceram, após terem conseguido com que as casas saissem da Fundação D. Pedro IV?"


Mas afinal quem é que reuniu-se com o IRU? Os Loios ou as Amendoeiras???

Anónimo disse...

Que este blogue é gerido aos calhas por uma Comissão AD-HOC (filha de pais incógnitos e muito mal parida) não tenho quaisquer dúvidas!... Senão vejamos: quem escolheu e mandatou esta gente para falar ou criticar as acções de outros, como se fossem uma espécie de donos da verdade, em nome do Bairro dos Lóios?!

Além das críticas destrutivas, das insinuações torpes, das constantes e frequentes atoardas, este blogue, chamado indevidamente “Info-Lóios”, nada, de facto, acrescenta. Ainda ninguém conseguiu ler ou descortinar uma só proposta concreta e original no sentido da melhoria da qualidade vida de quem vive ou trabalha no Bairro dos Lóios ou de quem terá de continuar a lutar, muito legitimamente, pelo seu direito a uma habitação condigna.

Já toda agente sabe que não foi esta gente (do Info-Tretas!) que esteve, desde a primeira hora, a colaborar no apoio e na organização dos inquilinos e dos proprietários dos Lóios na sua luta contra os desmandos do Canto Moniz e da sua Fundação D. Pedro IV. Já toda agente percebeu ou irá perceber, também, que os mesmos de ontem continuam a estar disponíveis. Porém, esta será uma escolha que, a seu tempo, será certamente colocada aos interessados.

P.S. – Para quem afirmou que as Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSSs não podem ter resultados positivos ou lucros, deixo aqui este esclarecimento: podem, sim senhor, desde que os mesmos tenham como objecto (fim) a sua sustentabilidade ou o reinvestimento. Mas, segundo estou informado, a ATM (desde o ano de 2001) detém um outro estatuto, pelo facto de ter sido reconhecida, por quem de direito, uma Instituição de Utilidade Pública – IUP e é, de facto, este condição que lhe confere uma série de regalias que previstas ou definidas pela legalmente. Portanto, apesar desta matéria não incomodar ninguém e muito menos (julgo eu) o pessoal da ATM, que lhes fique para o futuro esta lição: não falem daquilo que não sabem!...

Anónimo disse...

PAra responder ao alguem que não sabe tanto.

Também eu tenho muita pena que esta Comissão e ATM, nada tenham informado, assim como sobre o que pensam ou não fazer. Virão certamente à última da hora, reunir os moradores, para os informar sobre o que acontecerá 24 ou 48 horas depois.

É triste, mas é a realidade.


Não ponhas palavras na minha boca, eu nunca disse que tinha pena.

Quem pediu a reunião foi a Comissão das Amendoeiras, para falar sobre a aquisição das casas no âmbito da Renda Resolúvel, coisa que nem se aplica aos Lóios.

Queriam que a Comissão dos Lóios ou a ATM fossem com eles lá fazer o quê? Que eu saiba ninguém falou com os Lóios para ir também!

Se são coisas diferentes têm de ser tratadas em separado.
Os moradores das Amendoeiras consideram que as casas foram compradas após 25 anos a pagar Renda Resolúvel, os Lóios pagam Renda Social e mais nada.

Certamente as causas vão tornar a unir-se com a decisão de aplicar a Renda Apoiada a todo o edificado mas isso é outra estória.

Anónimo disse...

Para aqueles que neste blogue (indevidamente designado por Info-Lóios) têm tentado que os seus gestores e alguns dos seus comentadores tenham uma atitude construtiva, se me permitem deixo-vos aqui um conselho: ignorem, pura e simplesmente, esta gentalha sem escrúpulos e de baixíssimo nível cultural.

Já reparam, com toda a certeza, que este pessoal nem escrever num português escorreito sabe. Por cada meia dúzia de linhas, normalmente, há outros tantos erros primários e básicos de ortografia, para nem falar dos de sintaxe e gramaticais. Em suma: uma vergonha!...

E como, decidamente, estes pobres de espírito não querem apreender e muito menos admitir que são ignorantes. E para disfarçar as suas habituais calinadas, fingem que existe (da parte deles, é claro) uma intencionalidade em escrever mal e, para cúmulo dos cúmulos, na mesma lógica de autênticos comediantes, até chegam ao ponto de dar a entender que fazem gala em escrever mal.

Meus Amigos, deixem de ligar a estes pobres coitados.

A julgar pelo aumento crescente da procura do “site” da ATM e pela suas acções, o pessoal desta Associação tem estado a ter um magnífico desempenho e um excelente trabalho em prol da comunidade residente no Bairro dos Lóios, em Marvila. Parabéns, pois, aos seus dirigentes.

Anónimo disse...

Eu até vos respondia mas "as palavras são demasiado importantes para se desperdiçar".....

Isto é um blog ou um fórum? Posts nem os vejo, comentários é cá uma fartura, especialmente pela qualidade :|

Info Lóios disse...

Não estamos interessados em denegrir a ATM nem outra associação meus caros.

Apenas tentamos construir algo de novo, em que se possa comentar os problemas existentes em Marvila.

Fica uma nota aos dirigentes da ATM.

Soubemos que existiram 3 elementos que faziam parte da comissão desde o inicio da luta, em que estes tiveram de sair por terem ideias contrarias, a partir desse momento nunca mais se viu a luta da comissão a nivel de informaçao e esclarecimento ao que foi apurado perante alguns inquilinos

OBS: Tivemos conhecimento que foi apresentado uma queixa crime contra um dos dirigentes da ATM, referente ao dia 31 de Julho.

Em que foi necessario pedir a intervenção da PSP.

Sabemos neste momento que a mesma foi enviada ao Ministerio Publico.

É natural que não tenhamos tanta informação como a ATM ou a Comissão visto os mesmos terem iniciado os contactos referente á luta da reposiçao da legalidade ( casas ).

Sabemos dar o braço a torçer quando os casos são veridicos como o acima mencionado.

Saudaçoes

Info Lóios disse...

Vimos por este meio dar os parabens á Comissão de Moradores do Bairro das Amendoeiras e seus moradores, por terem conseguido que o IHRU lhes venda as casas.

A vossa luta e tenacidade sempre está dando frutos é pena não aconteçer o mesmo com outros bairros (o) que estavam no mesmo processo mas um pouco diferente nos seus objectivos.

A força de vontade é tudo meus caros ( parabens ) por estarem quaise a chegar ao fim da vossa luta.

Saudações

Info Lóios disse...

Se querem lutar contra a renda apoiada " proposta " pelo IHRU, o unico caminho que teem a fazer é juntarem-se e tentarem lutar no sentido da resolução do processo que teve inicio contra a fundação D. pedro IV, agora é a vez de estarmos contra o ( estado ) IHRU.

Aqueles que quiseram ajudar esta luta ( ATM ) parece que chegou a hora de continuarmos a lutar por nossos direitos.

Onde está arrogancia daqueles que passavam a vida a falar mal da fundação e que as casas tinham de voltar para o estado.

Tal como aconteceu ( Foi feita a vossa vontade ).

O que nos aborrece a que muitos senhores da ATM e da comissão passavam a vida dizendo que o patromonio teria de ser retirado á fundação ( por isto mais isto e isto ).

E agora que a casa voltou ás maos do estado, vamos continuar na mesma meus caros.

Tenho a impressão que sim.

Ou seja, tenho a certeza.

Tudo aponta pelo andar da carroagem.

Onde está o estudo feito pelo LUNEC, será que passado tanto tempo ainda não existe resposta daquela entidade a que muitos lhe chamavam credível.

Lá por certas pessoas trabalharem nesse instituto não teem o direito de dizer que era a mais credivel.

Perguntamos de novo a essa pessoa que trabalha LUNEC, onde se encontram os estudos efectuados, referentes aos prédios do bairro dos loios.

Saudações

Info Lóios disse...

iniciativa comunitária permite que os Estados Membros utilizem as verbas atribuídas no âmbito dos Fundos Estruturais, designadamente FEDER, para a criação de Fundos de Desenvolvimento Urbano (FDU), destinados a apoiar operações sustentáveis de reabilitação urbana, inseridas no contexto de programas integrados de desenvolvimento urbano.

Nos FDU deverão participar organismos públicos nacionais mas também instituições privadas, em regime de parceria.

O BEI - Banco Europeu de Investimento apoia a Iniciativa Jessica através de consultoria técnica e mediante a concessão de empréstimo aos projectos.

O IHRU representa Portugal no Grupo de Peritos criado para auxiliar os Estados Membros na sua implementação.

Paralelamente, foram encetados contactos com o BEI para o desenvolvimento de acções conjuntas, tendo em vista a maximização desta nova ferramenta financeira.

Esperemos que estes apoios comunitarios venham a ajudar e que o IHRU consiga perante a comudidade europeia exigir os seus direitos.

Saudaçoes

Info Lóios disse...

Reabilitação e Requalificação dos bairros em estudo

Info Lóios disse...

Feder pode atribuir verbas para reabilitação