domingo, 8 de novembro de 2009

Demolição do " Corredor da Morte " Bº do Condado


Conjunto de oito prédios devolutos na antiga zona J de Chelas começa a ser demolido. Moradores esperam que seja o início de uma mudança de mentalidades.O chamado «Corredor da Morte», em Lisboa, a (24 de Setembro de 2009) teve inicio o seu desmantelamento. O conjunto de oito prédios devolutos na antiga zona J de Chelas foi foco de violência e de problemas sociais, durante anos. Vários jovens foram mortos em alegados ajustes de contas entre «gangs» rivais, na espécie de rectângulo formado pelos prédios, com corredores estreitos e escuros.Os habitantes e responsáveis por instituições de caridade encaram com esperança a demolição do «Corredor da Morte», mas deixam um alerta.
Para além de demolir, é preciso criar uma nova mentalidade no bairro do Condado e outros.
Com esta intervenção, que deverá ficar pronta em sete meses, a autarquia quer melhorar o espaço urbano.
O objectivo é acabar com becos e vielas, acessos directos a galerias labirínticas e fazer arranjos exteriores que estimulem uma diminuição gradual da violência no Bairro do Condado.
Em Fevereiro, a Câmara de Lisboa e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram um protocolo que abrange intervenções em seis bairros de Marvila, num investimento global de 50 milhões de euros até 2013.

Sem comentários: