Contituição da Republica
Artigo 65.º sobre habitação
2. Para assegurar o direito à habitação, incumbe ao Estado:
a) Programar e executar uma política de habitação inserida em planos de ordenamento geral do território e apoiada em planos de urbanização que garantam a existência de uma rede adequada de transportes e de equipamento social;
b) Promover, em colaboração com as regiões autónomas e com as autarquias locais, a construção de habitações económicas e sociais;
c) Estimular a construção privada, com subordinação ao interesse geral, e o acesso à habitação própria ou arrendada;
d) Incentivar e apoiar as iniciativas das comunidades locais e das populações, tendentes a resolver os respectivos problemas habitacionais e a fomentar a criação de cooperativas de habitação e a autoconstrução.
3. O Estado adoptará uma política tendente a estabelecer um sistema de renda compatível com o rendimento familiar e de acesso à habitação própria.
8 comentários:
Para quem dizia que estava na altura das "associaões" acordarem, fica sempre bem fazer um copy/paste do texto existente na página de uma destas sem sequer referir a fonte...
A fonte está bastante explicita meu caro.
Felizmente conseguimos transcrever nossas preocupações e sugestões.
Porque não reportou sua duvida na pasta respectiva e não nesta.
Cumprimentos
Senhor, mandai chuva que terra está seca!...
Esta rapaziada “anónima” deste Info-Lóios (como o diz e muito bem, noutro local, outro comentador) não acrescenta nada.
Falam “sensura” (o erro repetido e grosseiro é deles) referindo-se à atitude assumida e muito bem (digo eu) pelos gestores do Blogue dos Moradores do Bairro dos Lóios de apagar os comentários que, apenas e tão-só, contribuíam para desprestigiar e enlamear a justa luta dos inquilinos do IGAPHE / IRHU do mesmo Bairro.
Se esta gentalha soubesse, de facto, como diz e muito bem o referido comentador, aquilo foi, durante o antigo regime e agora, aquilo que é censura, saberia, ao menos, escrever a palavra correctamente e saberia, também, que os censores (como o referido regime fascista) não só não ligavam como até estimulavam à chamada imprensa da má língua que, na época, proliferava por este País fora.
Quem teve (como eu) oportunidade de ler a maior parte os tais comentários que foram, ao tempo, inseridos no Blogue dos Moradores do Bairro dos Lóios, concordará, se tiver algum discernimento e capacidade crítica, que os mesmos nada adiantavam, limitando-se, apenas, à crítica destrutiva e agressão verbal inconsequente e malévola.
Como os seus autores não foram sensíveis aos apelos do(s) gestor(es) do respectivo blogue no sentido de abandonarem o mencionado “estilo”, devo dizer-vos que aplaudo dito “apagão”.
Quanto a este Info-Lóios (cujos gestores, eles lá saberão porquê, não se querem revelar!) nada adianta em relação às posições e reivindicações, desde há muito, conhecidas da Associação Tempo de Mudar para o Desenvolvimento do Bairro dos Lóios, nomeadamente, em relalação ao edificado do IGAPHE / IHRU, às condições prévias para a negociação duma suposta actualização das rendas por parte dos arrendatários; à necessidade de alteração do actual regulamento da renda apoiada, à necessidade de qualificação de todos os espaços públicos, ao necessário e imprescindível apoio social a alguns dos locatários, à exigência da abertura da Extensão do Centro de Saúde de Marvila, etc.
Pelos vistos o Info-Lóios, ao que me parece, “descobriu” (julgam os seus gestores) uma antiga retrete na Pardal Monteiro, utilizada pelos feirantes e visitantes da Feira do Relógio, quando a mesma tinha lugar a referida artéria do Bairro dos Lóios.
Mas, já que o Info-Lóios resolveu, também, pegar nesta matéria, fica a sugestão: que tal chamarem a atenção da Câmara para o que restou do dito WC, ou seja, para uma espécie de escultura de mau gosto?!...
é preciso ser @£§€€§...
Quando se fala de mencionar a fonte é óbvio que se está a falar sobre esta publicação e não sobre outros posts anteriores.
Meu caro anonimo
Obrigado pela sua sugestão referente ao seu ultimo paragrafo.
Podemos informar V. Exª que os serviços camararios não esqueceram sua preocupação.
A obra só pode ficar completa, quando os serviços da EPAL e EDP tirarem os referidos contadores.
O sistema burocrático por vezes atrasa a resolução rápida e eficaz da conclusão da empreitada.
Os outros paragrafos, não teem comentario algum da nossa parte.
Alimentar provocações ( NÃO OBRIGADO )
Cumprimentos
È de salutar que o Info-Lóios é o único espaço de informação verdadeiramente democrático e participativo do Bairro dos Lóios.
Segundo informações da Comissão do Poder local da Assembleia da Republica, os mesmos disseram que estava agendado para as 14h e 30 de 18 de Dez/07 a audiência c/ a plataforma 65 onde seriam expostas todas as propostas da plataforma.
Aguardamos com expectativa a posição da comissão parlamentar á mesma, p/ que mais informação possamos passar para o exterior.
OBS: Petição Nº 399/X/3
Solicitam medidas legislativas e políticas para garantir o Direito à Habitação.
Entrada na AR: 2007.10.17
Nº de Assinaturas: 4460
Situação: Pendente
[DAR II série B Nº.20/X/3 2007.11.10 (pág. 6-7)]
1º Peticionante: Georgina Silva Pais e Outros (Plataforma Artigo 65)
Comissões a que baixou:
X- Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território
Distribuida em: 2007.10.30
Admissibilidade: Admitida em 2007.10.30
Relator: Heloísa Apolónia (PEV)
Nomeado em: 2007.10.30
OS DADOS acima mencionados foram retirados do site da assembleia da republica www.parlamento.pt
Porta 65: Governo recua e muda regras
Enviar um comentário