sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Habitação social com acesso a fundos de Bruxelas

A construção de habitação social pode vir a contar com mais apoios dos fundos comunitários, desde que os novos edifícios respeitem as regras mais exigentes em matéria de uso eficiente da energia.

No caso espanhol, o Governo planeia construir 1,2 milhões de habitações sociais nos próximos dez anos, tentando, deste modo, dar novo alento às empresas do sector da construção civil, que emprega mais de 10% da população activa e que, nos "anos dourados" do crescimento económico, foi responsável por cerca de 30% do PIB.

1 comentário:

Info Lóios disse...

No passado dia 14 de Novembro foi celebrado o Memorandum de Entendimento entre o BEI e o IHRU, para financiamento de obras de habitação e reabilitação urbana. Neste acordo, Portugal manifesta a intenção de, num futuro próximo, implementar um Fundo de Participação JESSICA, que acorda com o BEI, no qual o processo terá duas fases, na primeira das quais o BEI promoverá a realização de um estudo de avaliação que permita concluir com uma recomendação quanto à altura de implementação que se revelar mais adequada à realidade portuguesa. Este estudo será pago em 85% pela CE e em 15% pelo BEI, no contexto da iniciativa JESSICA.

De referir que este Memorandum faz parte de um conjunto de contratos celebrados entre o Banco Europeu de Investimentos (BEI) e o Estado português.

Saudações