sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Habitação social com acesso a fundos de Bruxelas

A construção de habitação social pode vir a contar com mais apoios dos fundos comunitários, desde que os novos edifícios respeitem as regras mais exigentes em matéria de uso eficiente da energia.

No caso espanhol, o Governo planeia construir 1,2 milhões de habitações sociais nos próximos dez anos, tentando, deste modo, dar novo alento às empresas do sector da construção civil, que emprega mais de 10% da população activa e que, nos "anos dourados" do crescimento económico, foi responsável por cerca de 30% do PIB.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Intervenção Urbana

Na área da Reabilitação Urbana - uma das três prioridades do orçamento camarário para 2009 - estão previstos, entre outros, projectos como o relançamento das empreitadas em 42 edifícios nos bairros históricos, onde serão recuperados 142 fogos, a reabilitação do bairro Pedro Queirós Pereira, na Alta de Lisboa, a intervenção nos bairros das Amendoeiras, Lóios, Armador e Condado, em Marvila, em sete edifícios municipais devolutos dispersos pela cidade e nas áreas urbanas de génese ilegal.

in: Noticias RTP


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Assunto: - Estacionamentos Indevidos




Referª. : - Rua Norte Junior


Relativamente ao assunto em epígrafe e conteúdo inserto nos e-mails enviados ao C.A.M. – D.I.A. (munícipe@cm-lisboa.pt), entretanto remetidos a esta Polícia, informo Vª. Ex.ª. do seguinte:
Os problemas decorrentes de estacionamentos indevidos são uma realidade que afecta a generalidade das artérias da cidade de Lisboa e que vem sendo acompanhado com especial atenção por parte da Polícia Municipal de Lisboa;
Assim, de forma regular e persistente são disponibilizados meios humanos e materiais, para intervirem nas artérias objecto de planeamento diário e em sistema de rotatividade, para que as fiscalizações sejam o mais possível abrangentes;
No caso concreto da Rua Norte júnior, esta Polícia, efectuou fiscalizações ao local, tendo sido detectados vários veículos em infracção (estacionados em cima do passeio), tendo sido levantados os respectivos Corpos de Auto, os quais deram origem ao levantamentos dos correspondentes Autos de Contra-ordenação, punindo desta forma os infractores;
Esta Polícia irá estar atenta à situação, e, sempre que nos for possível, encetaremos acções de fiscalização ao local, persuadindo e reprimindo os infractores, com a aplicação das sanções previstas na Lei;
Quanto à colocação de pilaretes nos passeios, para evitar assim, o estacionamento em cima dos passeios, esta Polícia, enviou as denúncias que V. Ex.ª efectuou, para o Departamento de Segurança Rodoviária e Tráfego da C.M.L., uma vez que é a entidade competente nesta matéria, para proceder à avaliação da situação e eventualmente encontra uma solução, para resolver este problema;

Com os melhores cumprimentos,


Lisboa, 11 de Novembro de 2008


O 2.º COMANDANTE

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Reabilitação de Marvila (PRDIM)


O Programa de Reabilitação e Desenvolvimento Integrado de Marvila (PRDIM) está a ser concretizado com base numa equipa técnica especificamente criada para o efeito e beneficia das sinergias criadas entre as intervenções do IHRU ao nível da reabilitação do seu parque habitacional e as da CML ao nível de requalificação de infra-estruturas, equipamentos.
Actualmente a equipa que gere o PRDIM depende da DMCRU e está a concluir o Plano Estratégico.
Depois de aprovado, este plano entrará, já no início de 2009, numa fase de concretização, o que vai obrigar a uma adaptação da actual equipa. Também para facilitar a implementação do PRDIM a equipa será brevemente transformada em Unidade de Projecto.

Tejo/Nova ponte

“A proposta de redução da altura da ponte, para reduzir os impactos visuais. Em segundo lugar, em alternativa aos três quilómetros propostas pela versão apresentada pelo Governo de construção de um viaduto, nós propomos uma solução em túnel, de forma a preservar o território e a não criar ali uma estrutura muito brutal, que martirizaria ainda mais a freguesia de Marvila”.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Banco Europeu de Investimentos (BEI) e o IHRU


No passado dia 14 de Novembro foi celebrado o Memorandum de Entendimento entre o BEI e o IHRU, para financiamento de obras de habitação e reabilitação urbana

in: Portal/IHRU


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Desocupação de casas camarárias

A Câmara de Lisboa discutiu ontem, em reunião extraordinária, uma proposta que defende a desocupação das casas camarárias quando não exista necessidade socioeconómica dos ocupantes.

O regulamento para as novas atribuições de habitação do património disperso da Câmara deverá estar concluído dentro de 45 dias, revelou António Costa. O presidente da Câmara adiantou que os esforços da autarquia vão concentrar-se nos 1311 fogos do património disperso, atribuídos em regime de cedência precária em 1945.
in: Destak

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Desnivelamento e degradação de edificio





Outro LOte no Bairro dos Loios com principios de degradação e uma pala desnivelada como se podem aperceber nas fotos.
E agora quem vai resolver estes assuntos.
Será que é a GNR, pr o mesmo edificio pertençer a esta instituição.
Não sei não

Marvila: CDS quer saber quais as medidas para combater pobreza na freguesia lisboeta

O CDS-PP vai questionar a Câmara Municipal de Lisboa sobre as medidas que estão a ser tomadas para combater a pobreza, disse hoje à Agência Lusa o líder da distrital do partido.António Carlos Monteiro e deputados do círculo de Lisboa do CDS-PP, a presidente da Concelhia de Lisboa Orísia Roque e deputados municipais visitaram hoje Marvila para conhecerem no terreno uma das freguesias da capital mais vulneráveis à pobreza, segundo o I Relatório do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa divulgado esta semana.
"Vamos apresentar requerimentos à Câmara Municipal de Lisboa e à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para saber que medidas estão a ser tomadas para combater esta fragilidade social", afirmou António Carlos Monteiro.
O líder da distrital manifestou-se preocupado com a situação e salientou que é "necessário encontrar soluções" para a população que vive na freguesia, composta na maioria por idosos e jovens desempregados
"Será que com todos os problemas que a Câmara de Lisboa tem, a cidade e os lisboetas foram esquecidos", questionou.António Carlos Monteiro lembrou que o CDS-PP tem apresentado propostas na Assembleia da República para que as pensões dos idosos tenham um valor igual ao do salário mínimo.Segundo o I Relatório do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, Marvila e Castelo são as duas freguesias lisboetas mais vulneráveis à pobreza.O relatório referiu que Marvila é a freguesia com "maior número de alojamentos familiares pertencentes à autarquia", sendo mesmo a zona da capital com "mais áreas de realojamento social" e com mais população, sendo a segunda freguesia com alojamentos familiares superlotados.O documento revelou ainda que, em 2001, Marvila registava a segunda maior taxa de desemprego em Lisboa, dez por cento, e apenas três por cento da população (1.209 pessoas) tinham como a única fonte de receita o subsídio de desemprego.