domingo, 24 de fevereiro de 2008

Loios - Jardim de Infância



Finalmente mais um Jardim de Infância contruido, no Bairro dos Loios, para dar apoio a muitas crianças que não tiveram, nem teem vaga no Jardim de Infância da Associação Tempo de Mudar.

A escolha agora vai ser maior e nossas crianças, teem onde ficar, derivado á procura de menos instalações no Bairro.

Estão de parabens aqueles que se lembraram das muitas crianças, que teriam de ficar com os avós e outras que se teriam de deslocar com os pais para o centro da cidade.

Esperemos que este Jardim de Infância venha colmatar a procura de muitos pais para seus filhos.

O bairro vai evoluindo aos poucos e merlhorando sua imagem como muitos fregueses já se aperceberam, agora teremos de os manter.

Saudações

29 comentários:

Anónimo disse...

Espero que abra o mais rapidamente possivel.

Anónimo disse...

Sim, estou de acordo.

que abra este espaço, o mais rapido possivel.

Mas esperemos que não haja neste equipamento, uma directora como há no outro que conhecemos.

Arrogante, mal educada, incoerente, com a maina de superior a tudo e todos.

Sabem quem, não?

Anónimo disse...

Pois, efectivamente, julgo saber quem?!?

Será a ....

Deve ser certamente.

Quem mais?!?

Anónimo disse...

esperemos que os pais das crianças também sejam melhorzinhos

Anónimo disse...

Meus amigos,

O que a Associação Tempo de Mudar precisava, além da substituição da directora da creche, era de uma comissão de pais organizada, que contribuisse para a existência de um melhor funcionamento do estabeleciemnto de infância.

Anónimo disse...

Concordo com o comentário do anónimo que diz que a tal directora precisava de ser substituída.

Realmente....

Anónimo disse...

Diz o seguinte comentário de uma anónimo, que se espera que os pais das crianças que frequentarão o novo jardim de infãncia, sejam também melhorzinhos.

Engraçado, de quem virá este comentário?!?

Será que o problema no actual jardim de infância, serão realmente os pais?

Esses que pagam para os seus filhos lá andarem, e que se apresentam alguma critica, alguma discordância, logo são brindados pela expressão arrogante e de superioridade da tal directora?!?

Serão os mesmos pais de quem fala este anónimo?!?

Penso efectivamente, é que se existisse uma direcção com um "D", bem grande, estasenhora não fazia nem metade daquilo que tem feito, no que toca à sua interacção com os pais das crianças que lá estão.

Mas como se costuma dizer:

Quem cala, consente;

Quem precisa, tem que aguentar.

E estes dirigentes deste equipqmento, têm que aguentar!?!

Anónimo disse...

Nas raríssimas vezes que acedo a este blogue, por mais de uma vez dei-me conta de que (para meu espanto!) os gestores do mesmo, por vezes, quando pretendem dirigir-se a algum comentador tratam-no por “freguês” (?!...).

Nos meus tempos de jovem menino e moço, era assim tratado o cliente habitual duma loja, duma mercearia, duma taberna, etc. Nos tempos mais actuais, começou-se a utilizar com o sentido de designar aquele que habita uma freguesia. Gostaria, pois, que Info-Lóios me explicasse em que sentido emprega o termo “freguês”. É que como não sou um cliente habitual do vosso blogue, espero que este termo não tenha sido aplicado no seu sentido mercantil e que, desta feita, eu tenha perdido a possibilidade de vos adquirir alguma pechincha?!...

Não me considero uma pessoa muito bem informada sobre tudo o que se passa ou irá passar-se no sítio onde vivo. Porém, como tenho por hábito ler aquilo que me aparece na minha caixa de correio, há já alguns anos fui informado, através da Associação Tempo de Mudar (ATM), de que a Cooperativa de Habitação proprietária, em direito de superfície, do terreno camarário que correspondente ao Lote 237, quando construísse o edifício para o mesmo destinado, iria construir, também, em contrapartida pela cedência do terreno por parte da CML, um equipamento de infância que reverteria para a autarquia lisboeta.

Pela ATM sei (com base num estudo, realizado, nos finais dos anos 90, pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário da SCML, de caracterização social da população do Bairro dos Lóios) que a média de idades dos residentes no dito, ronda os 40 anos e que, por este facto, o mesmo possui um número significativo de crianças e de jovens comparativamente com outras áreas da Freguesia de Marvila e, principalmente, de Lisboa.

Fico deveras surpreendido com tanta ignorância de quem, ao que me parecia, uma das coisas que poderia vender (quem me manda ser tão ingénuo!) era sapiência, não sendo isso, será ou quê?!!...

Info Lóios disse...

Pois meu caro anónimo freguês, vem de freguesia ( certo ).

Nada temos contra o jardim de infância da ATM, apenas achamos que o aparecimemento deste novo espaço vai ajudar os pais e suas crianças, digo isto porque sei que o jardim de infância da ( ATM ) , não comporta " todas " as crianças do bairro.

Sabemos que muitos estão em lista de espera, por isso damos os parabens a este novo jardim de infância ( apenas isso ).

Pelos vistos existe alguem que está contra a existência de um novo espaço lúdico para as crianças,falando em idosos, dizendo que o bairro dos loios tem um mumero insignificante de crianças em comparação aos idosos.

Uma coisa é certa, tentei pôr um dos meus filhos no jardim de infancia da ( ATM ) e a resposta foi, que não tinham lugar ( O mesmo jardim não comportava mais crianças )

No fim de contas o info.loios congratulasse com este novo espaço, foi isso que ele deu a entender no seu post.

Não atacando nem difamando ninguem.

Saudações

Anónimo disse...

Se o termo freguês é aplicado pelo Info-Lóios (dizem os próprios!...) no sentido de designar aquele que reside numa freguesia, fico mais tranquilo; é que vem aí o tempo da sardinha…

Quanto ao novo equipamento de infância (que volto a frisar que, desde há muitos anos, é sabido que não será demais) acho que é chegada a hora do Info-Lóios, mostrar à comunidade o que vale, avançando com uma proposta, ao Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, revelando o vosso interesse na sua gestão. Ou então, dada a vosso proximidade com poder autárquico (interpretando, à letra, o sentido de algumas das vossas afirmações), aguardar que, oportunamente, uma proposta no mesmo sentido vos seja feita.

Mas, vejam lá se não perdem esta oportunidade, caso contrário, se deixarem escapar esta oportunidade, quem irá acreditar na bondade das vossas observações?!...

Info Lóios disse...

Agradecemos suas palavras e insentivo, para com o novo espaço ( Jardim de Infância ).

Não é proritário aos gestores quererem gerir o espaço.

Estamos apenas voltados para a informação e problemas dos bairros, muitos fregueses sentem necessidade de terem outra informação e aconselhamento de algumas das suas preocupações que não conseguem noutras Associações.

Mais uma vez agradecemos o repto e convite a uma possivel proposta como possiveis gestores do novo espaço de infância.

Saudações

Anónimo disse...

Já tinha ouvido falar neste Blog mas esta foi a 1ª vez que acedi.
Como, aparentemente, é tradição (para não dizer condição) ser um ilustre anónimo em todos os comentários, quem sou eu para quebrar a mesma...apesar de achar pouco ético (até cobarde)fazer comentários sem nome.
Como apesar de tudo não me sinto bem com este acto, estarei disponivel para me identificar ao Info Lóios e ATM que serão as referências com nome no meu comentário.
Sou "freguesa", conheço a ATM e o seu trabalho desde sempre (li sempre a informação que generosamente nos deixavam no correio), neste momento sou mãe de uma criança que frequenta a "Creche e Jardim de Infância Tempo Crescer".
Quando o info loios dá informação sobre o novo Jardim de Infância que vai abrir, parece-me ser de louvar, a abertura de um novo equipamento social, onde é necessário, apenas penso humildemente que:
- é verdade que (e de acordo com a informação de um outro anónimo) este já estava previsto e divulgada a sua construção pela ATM há alguns anos (aqui perdeu-se a novidade da questão);
- não havia necessidade de fazer comparação com as crianças que estão no "Tempo de crescer", 1º porque estas coisa não se fazem para fazer frente ao "do lado" (afinal somos fregueses da freguesia e as nossas crianças não serão vistas no meio de uma concorrência comercial) e, com certeza que um blogger que tentou colocar um dos seus filhos nesse estabelecimento e que divulga esta informação sabe a diferença entre creche e jardim de infância e (penso eu que infelizmente) este novo equipamento não irá dar resposta a crianças até aos 3 anos o que continuará a ser um grande problema para um elevado número de famílias (já agora porque não dar a informação completa e não criar falsas expectativas);
- não há creches suficientes neste Bº, nem no concelho, nem no País, deixemo-nos de cuscuvilhice sem rosto e usem-se os blogues para se unirem energias, esforços, recursos, conhecimentos que informem realmente as populações de uma forma útil (já perdemos tempo a mais na vida);
- "este blogue que não se responsabiliza pela inserção de comentários anónimos blá...blá...blá..." - quanto aos comentários que aqui foram dirigidos à Directora ou à ATM considero que nenhum necessita de "advogado de defesa" nem seria esse o meu papel, queria apenas dizer que estou em completo desacordo com quem os enviou. Também não vou apontar o dedo aos anónimos que aqui colocaram esses comentários, (até porque são anónimos por isso não sei para que lado teria de direccionar o dedo) para além disso, apenas o fizeram porque "alguém" não se responsabiliza, mas cria o veículo que permite a realização de comentários que possam "denegrir a imagem de qualquer pessoa, instituição ou entidade" - VIVA ESTA NOVA ERA DA INFORMAÇÃO E DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO - esta antes do 25 de Abril seria óptima pois dificultava bastante a existência de presos políticos (seriam anónimos), não teria era formado os grandes Homens da época, mas enfim nem tudo é perfeito.
- como mãe de uma criança do equipamento sempre ouvi ser pedida em todas as reuniões (para ninguém achar que foram conversas privadas) a opinião dos pais para tudo o que possamos considerar importante, e o seu apoio na resolução dos problemas identificados ... somos participantes activos no projecto pedagógico...somos participantes e pertencemos a grupos de trabalho e organização de diversas actividades...e podia estar aqui o resto da noite a falar de coisas que já vivi ali enquanto mãe...
- Não acho ninguém arrogante nem antipático! Também não preciso que se riam a todo o momento para mim! Preciso que me tratem com educação, respeito, e que acima de tudo continuem a fazer o trabalho que tenho visto a ser realizado desde que o meu filho entrou para lá e que continuem sempre a pedir a colaboração/responsabilização que têm pedido às famílias! Garantidamente que assim continuarei a ver o meu filhote crescer e desenvolver-se duma forma que me surpreende e me alegra todos os dias e eu continuarei a dizer a todas as pessoas que conheço que tenho muita confiança na "creche e Jardim de Infância Tempo de Crescer

Anónimo disse...

Se estivessemos no antes, 25 de Abril, o dirigente da Associação Tempo de Mudar, que no comentário anterior, veio a este blogue fazer-se passar por uma das mães das crianças da mesma Associação, já teria sido preso, pelos comentários que escreveu no Blogue do Bairro dos Lóios e que tiveram de ser apagados, devido ao medo das repercursões.

Meu amigo, o anonimato de que fala é uma táctica há muito utilizada por si e até neste Blogue.

Anónimo disse...

Então, veio o dirigente da Associação Tempo de Mudar defender a directora da cheche.

Precisamente, muitos dos problemas dessa creche e da Associação Tempo de Mudar são originados por essa directora.

Como se não bastasse, ainda se intromete nos assuntos da direcção da Associação Tempo de Mudar, extravasando as suas competências e goza com os mesmos dirigentes, para não falarmos dos pais das crianças e dos moradores.

Coitado do 25 de Abril, não lhe podemos por as culpas em tudo.

Mas já agora, perguntamos se é devido ao 25 de Abril que existem dirigentes "bananas" na Associação Tempo de Mudar que não conseguem por a ordem na directora da creche?

Anónimo disse...

Parece que para muitos "fregueses" o projecto educativo do JI "Tempo de Crescer" ser participado e construído de forma democrática e transparente, pelas famílias é algo de estranho para os "fregueses anónimos também eles pais e mães".

Visto que o uso da palavra ser usado por eles de forma tão pouco construtiva!!!

Ass: Também pais de uma criança do JI "Tempo de Crescer"

Anónimo disse...

Ora cá está novamente a táctica...

ISto é mesmo para rir.

MAs deixe que lhe responda cara mãe de uma criança que frequenta a ATM.

Quando diz que não precisa que se riam para si a toda a hora, mas sim que a tratem com respeito e educação, certamente há-de a senhora convir, que não será bem assim, pois o que naquele equipamento tem feito falta realmente o respeito. Respeito pelos pais e até por algumas crianças.

Respeito pelo que deveria existir e, que por vezes falha: - Ética profissional minha senhora.

Evidentemente, que não podemos, nem devemos julgar o todo por um, pois há efectivamente bons profissionais no referido equipamento, mas também do que se pode esperar de alguém que vem aqui escrever, fazendo logo questão de frizar não estar nem querer fazer o papel de advogado do diabo, quando afinal de contas o está a fazer.

Quando afinal de contas, todos sabemos, ou pelo menos quem tenha a capacidade (mínima que seja) de pensar, para perceber, que das duas uma, ou a senhora não na realidade mãe de nenhuma criança, ou então será concerteza uma das mães que integra o grupo de gestão da creche!?!

Contudo penso, que todos temos o direito à nossa opinião e, julgo que perceberá concerteza, que não será pelo facto (e isto se for na realidade, a senhora, uma mãe)de consigo e com sua filha ou filho, as coisas terem corrido bem, não qer dizer que outros não tenham sofrido alguma falta de respeito, ou até mesmo de educação da parte de alguns funcionários do equipqmento referido.

Mas como referi, todos nós temos o direito à nosso opinião, critica e desagrado perante algumas situações.

Atentamente,

Também uma mãe.

Anónimo disse...

Desculpe;

Projecto transparente??????????

O que chama de transparente?

Pelo amor de Deus!!!!

Anónimo disse...

Aqui há uns tempos, alguém da Creche e Jardim de Infância, Tempo de Crescer (que não vou como é óbvio citar aqui o seu nome), me fez a observação, que tinha achado estranho eu não ter escrito neste blogue nenhum comentário referente ao post da tal taxa ilegal.

Pois bem. Devo dizer, que não deveria esta pessoa estranhar tanto assim, o facto de eu não ter tecido nenhum comentário relativamente a esta matéria, pois para eu poder comentar sobre esta questão, teria que falar noutras também e certamente aí sim, essa pessoa não iria estranhar tanto o facto de eu não querer tecer nenhum comentário.

Isto para dizer, que por vezes, nem tudo o que parece é. Assim como também, nem tudo o que brilha é ouro e, nem tudo o que se encontra por vezes mais enegrecido, é bronze!

Tó Lemos
Lote 232

Anónimo disse...

Já diz o ditado "Quem desdanha quer comprar", já se percebeu que falam porque querem ir para lá!!!

Quem usa calunias e ofensas, não tem a capacidade de oratória, já se percebeu!
"Falam, Falam, mas não dizem nada...!"

Se a Creche "Tempo de Crescer" é tão má...porque é que ainda têm lá os vossos filhos?
Pais que se preocupam, querem o melhor para os filhos, não?



Pai de uma criança da ATM

Sim,porque os pais tem capacidade de ter opiniões, não precisamos que a direcção da ATM se faça passar por nós!!!!

E aceito a proposta já aqui referida de formar uma Associação de Pais da Creche e JI da ATM
E quem vier por bem, junte-se a mim!

Anónimo disse...

Este dirigente da Associação Tempo de Mudar que se faz passar pelos pais das crianças, já não consegue enganar com o seu disfarce.

Anónimo disse...

Eu não teria nada a ver com esta “briga” não fosse o facto de ser morador no Bairro dos Lóios, ser associado, desde há anos, da Associação Tempo de Mudar, bem como, apreciador do civismo e do espírito de entrega voluntária às grandes causas públicas, bem patente (é um acto da maior justiça reconhecê-lo) na acção de alguns dos dirigentes desta Associação.

Se eu estivesse no lugar da Direcção da ATM (que não foi criada com o objecto de gerir creches e/ou infantários) fazia o seguinte:

- Reunia, tal como me disseram que irá acontecer, com os encarregados de educação das tais trinta crianças que não recebem qualquer apoio do Estado;

- Explicava mais uma vez a questão da tal taxa que, segundo o que já tive oportunidade de saber, não contém ilegalidade nenhuma;

- Dava um prazo, não superior a trinta dias, para os encarregados de educação das ditas criancinhas arranjarem outro local para colocarem os seus filhos;

- Finalmente, se no próximo ano, o Estado continuasse, como até aqui, não receptivo ao alargamento do protocolo que, através da Segurança Social, tem com a ATM, pura e simplesmente, seriam rejeitadas as matrículas das crianças que excedessem a cobertura do mesmo.

Por último, quero frisar que, toda esta polémica, só tem vindo a dar razão aos vários associados que, tal como eu próprio, ao tempo (anos 1999/2000) nunca viram com bons olhos que Associação Tempo de Mudar se desviasse do seu objecto social (consagrado nos seus estatutos) – a luta por uma melhor qualidade de vida no Bairro dos Lóios – para passar (como, de facto, aconteceu!...) a assumir responsabilidades que, em conformidade com o preceito constitucional, são obrigações/ responsabilidades ou competências básicas, primárias e exlusivas do Estado português, tal como acontece, noutros países desxenvolvidos quer da Europa comunitária, quer do Norte da Europa.

Anónimo disse...

No novo equipamento de infância que irá servir o Bairro dos Lóios, situado no Lote 237, o elemento predominante parece ser o cimento ou o betão.

É sintomático que o Info-Lóios que, por mais de uma vez, já aqui criticou a Associação Tempo de Mudar por não dotar o espaço exterior do seu J.I. com mais árvores e outras plantações, esteja tão contentinho com o aspecto agressivo ou quase lunar do equipamento acima referido onde, certamente, não haverá lugar/espaço para quaisquer tipo de plantações!...

Anónimo disse...

Força,

Sr. Dirigente da Associação Tempo de Mudar do penúltimo comentário.

Anónimo disse...

Não,

Está enganado.

Esta polémica somente surgiu devido á incompetência, arrogância e prepotência das pessoas que se encontram à frente da Associação Tempo de Mudar e da directora da creche.

Anónimo disse...

Como já aqui, ainda há pouco, o afirmei, não estou muito informado sobre a matéria que opõe (felizmente, 2 ou 3!) encarregados de educação à Direcção da ATM ou à Sra. Directora do Equipamento de Infância que está sob gestão desta Associação e que tem sido tão avidamente propagandeada (com notório e sórdido regozijo!!...) por este blogue.

Na minha qualidade de associado e de morador atento à acção desenvolvida pela Associação Tempo de Mudar, estou certo que a sua actual Direcção irá encontrar o meio adequado para acabar, duma só vez, com as injustas e absurdas contestações a procedimentos, previamente, acordados e aceites por todas as partes envolvidas, bem como com as acusações infames (de que este blogue tem feito alarde!) dirigidas contra uma das suas melhores colaboradora cujo trabalho, voluntário e muitas das vezes realizado fora de horas, tem felizmente sido reconhecido e aplaudido por muitos residentes no Bairro.

Sei que a actual Direcção da ATM terá que tomar uma atitude dura e inflexível. Todos nós sabemos que não há liberdade, justiça, democracia e ou autoridade, sem obrigação do cumprimento de regras - direitos, mas também, deveres!!

Info Lóios disse...

Este Blogue não se responsabiliza pela inserção de comentários anónimos que possam ser susceptíveis de denegrir a imagem de qualquer pessoa, instituição ou entidade.

Este é um espaço aberto a todos os comentários, não nos responsabelizando por algumas afirmações anónimas isso podem crer.

Sem outro assunto

Anónimo disse...

" ... Pais que se preocupam, querem o melhor para os seus filhos ..."

Não poderia estar mais de acordo com esta afirmação!

E por isso, pais que se preocupam, lutam para que algumas injustiças parem de ser feitas;
Para que algumas atitudes, deixem de ser tomadas;

Pais que se preocupam , com os seus filhos mas também com todas as crianças de um qualquer equipamento de infância, não retiram os seus filhos por não gostarem do equipamento, ou por acharem que certa ou determinada coisa no mesmo está mal, não!

Fazem, isso sim, algo para que o que está mal, seja mudado.

Info Lóios disse...

Resposta ao comentario anonimo de Terça-feira, 4 de Março de 2008 18H29m WET

Pode crer que nos preocupamos com o verdadeiro espaço para as crianças, as mesmas teem direito a ter um jardim fora de suas instalações, para que se encontrem sempre fechadas ( encarceradas) entre betão meu caro anónimo.

Somos e seremos sempre a favor de um verdadeiro espaço para as crianças fora das suas instalações.

Apenas nos sentimos contentes por existir um novo jardim de infancia, agora que o mesmo tem de ter condições para as crianças isso é verdade.

Muitas vezes criticamos o jardim de infancia da (ATM) isso é verdade, mas pura e simplesmente por não aproveitarem melhor o espaço exterior para as crianças protegendo as crianças do sol ( talvez implementando árvores que possam dar um pouco de sombra, apenas isso meu caro anonimo.

Fica um pedido á direcção da ( ATM ) para que lutem pela implementação de mais espaços verdes tentem aproveitar aboleia do sr vereador Sá Fernandes, que já não está muito contente por o Bloco de Esquerda não o querer em coligação com o PS, nem agora nem para o ano em ( Outubro ).

O senhor Vereador esteve tão preocupado com alguns bairros, será que depois de ter os votos baixou os braços, porque já tinha o que cria.

Saudações

Anónimo disse...

Por amor de Deus, o que se passa neste blog??

Realmente já tinha ouvido falar do que passava por aqui, mas sempre pensei que era exagero; "fruto" de uma imaginação poderosa de mentes mal-dizentes, mas agora que aqui vim...estou indignada!!

Como é possivel que existam pessoas com tão mau fundo??

Deixem a ATM em PAZ e a Directora da creche e Jardim de Infância "Tempo de Crescer" continuar com o trabalho maravilhoso que tem feito até aqui!!

Sabem o que vos digo?
Ela, sim, é uma Senhora, para aguentar tudo o que aqui se diz e mesmo assim continuar a lutar pelo que acha melhor para as nossas crianças!

Sou mãe de uma criança que frequenta o equipamento desde os 18 meses e durante todos estes anos nunca tive nada a dizer da Directora da creche. Sempre fui recebida quando precisei; sempre teve em conta as minhas opiniões; sempre tudo fez para que eu e minha filha nos sentíssemos em "casa"!
Sempre que precisei tive todo o apoio que necessitava, o mesmo se passando com a minha filha! Ela é FELIZ no equipamento e eu sou feliz por ela!!


E como tanta "gentinha" já disse mal de tudo e de todos, vou apenas dizer que para mim (e para a maioria dos pais das crianças que conheço e frequentam o equipamento)a Creche e Jardim de infância Tempo de Crescer está de Parabéns!! Parabéns às Educadoras e às Auxiliares, parabéns a todos os que contribuem para o bem-estar dos nossos filhos e principalmente parabéns à Directora pela grandiosidade de tudo o que tem conseguído fazer pelo Equipamento!!!

Tristeza...Tristeza tenho em pensar, que em breve a minha filha irá sair do Equipamento(por transitar para o 1º ciclo) e possivelmente será difícil encontrar uma escola com a segurança, a higiene, a formação, o bem-estar, a confiança, a alegria e a boa-disposição que encontrou em "Tempo de crescer".