domingo, 30 de setembro de 2007

Marvila - Rock in Rio pode sair do Parque da Bela Vista


A edição do próximo ano do ‘Rock in Rio’ poderá mudar de local, caso o novo Instituto Português de Oncologia (IPO) seja construído em Chelas.

in Correio da Manha

Marvila - Fundação D. Pedro IV deixou de gerir bairro das Amendoeiras quarta-feira

A Assembleia da República por unanimidade aprovou a 21 de Junho uma recomendação ao Governo que pedia a reversão para o Estado do património da Fundação D. Pedro IV, com salvaguarda dos direitos dos moradores dos Bairros dos Lóios e Amendoeiras.
in Lusa

sábado, 29 de setembro de 2007

Marvila - Espaços Verdes

Se percorrermos a freguesia de Marvila, não encontramos quase um espaço verde.

O unico que existe situa-se no parque da Bela Vista, não existindo segurança, quem para lá vai, o mesmo está fechado com tapumes, em todo o seu prolongamento, existindo apenas uma entrada.

As crianças e idosos que frequentavam este espaço, deixaram de o fazer tão frequentemente, ficando apenas á entrada do respectivo parque, por causa dos assaltos.

A policia quando passa junto ao parque, ou pais que queiram olhar pelos seus filhos atraves dos seus andares não conseguem, por os tapumes existentes, não facilitarem uma maior vegilia e atenção dos possiveis incidentes no seu interior.

Talvez seja altura de todas as Associações e comissões de Bairro, se preocuparem com este espaço verde e sua segurança.

As Associações deveriam se preocupar com a falta de espaços verdes e parques infantis nos seus bairros o que não tem acontecido.

Pelo menos no Bairro dos Loios não existe uma única. Até os parques foram retirados.

Tivemos conhecimento que muitos pais, vão com suas crianças para o Vale do Silêncio.

Mais uma vez digo que está na altura das Associaões e Comissões acordarem.

Fundaçao d. Pedro IV


2007-09-27
Habitação

Cumprimos mais uma missão

Foi ontem assinado no Instituto da Habitação e Renovação Urbana o Auto de Reversão, para o Estado, dos bairros sociais recebidos em 2005. À mudança de política do Governo para a gestão da habitação social correspondem agora novas formas de encarar as soluções julgadas adequadas.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Marvila - aprova localização novo IPO

28-Set-2007

Foi ontem aprovada por maioria (votos contra do PCP) na Junta de Freguesia de Marvila a Moção do Bloco de Esquerda apoiando a instalação do Instituto Português de Oncologia nesta freguesia, na zona da Bela Vista.

Recorde-se que, brevemente, o Ministério da Saúde, irá anunciar a localização para a construção das novas instalações do IPO e que, até há poucos dias, apenas o concelho de Oeiras tinha disponibilizado terrenos para esse equipamento.

Na última quarta-feira, no entanto, foi aprovada na Câmara de Lisboa, uma proposta de cedência de terrenos ao sul do Parque da Bela Vista para a construção do IPO.

Marvila - Moçao de Apoio ás novas instalações do IPO


MOÇÃO


Moção de Apoio

Assembleia de Freguesia de Marvila – Lisboa

O Bloco de esquerda em Marvila, pretende a vinda, das novas instalações do IPO- Instituto Português de Oncologia, para a Freguesia de Marvila, mais concretamente para a zona da Bela Vista.

Considerando que a concretização do IPO em Marvila irá proporcionar um acréscimo de zona verde ao parque da Bela Vista (sul) em 12 hectares e apenas retira 4, levando assim este parque a aumentar em mais 8 hectares o seu tamanho total.

Considerando que estes 12 novos hectares, se traduzirão numa novo e amplo espaço verde, ajardinado e aberto a todos os lisboetas e visitantes da cidade, conforme intenção do Sr. Vereador por Lisboa José Sá Fernandes.

Considerando o enorme prestigio que esta unidade hospitalar, que contará ainda com um pólo de investigação, um hotel residencial e uma unidade de apoio psicológico, trará à freguesia.

Considerando a hipótese de melhorar consideravelmente a segurança e os transportes públicos para a zona.

Considerando a proximidade ao futuro hospital de Todos os Santos.

Considerando todo o progresso e desenvolvimento local que uma unidade desta envergadura proporciona.

Considerado as excelentes condições que Marvila possui para receber o novo IPO, nomeadamente acessos por estrada e auto-estrada, metro, gare do oriente , areeiro e eventualmente a TTT (terceira travessia Tejo).

Considerando ainda a intenção de se criar um corredor pedonal e ciclovia que ligará Marvila directamente a Monsanto, melhorando assim e através de zonas verdes, parte da zona do vale de chelas.

Vem o Bloco de esquerda em Marvila apoiar a ideia da vinda do IPO para a Freguesia e apoiar a concretização das medidas propostas pelo seu vereador e que ajudarão a melhorar consideravelmente a imagem da nossa Freguesia.

Lisboa, Marvila, 27 Setembro de 2007

O Bloco de Esquerda Marvila

PS: Esta moção foi aprovada por unanimidade na assembleia de Marvila e enviada para o Info Lóios.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Marvila - IPO deve continuar em Lisboa

Só falta o sim do Ministério da Saúde porque a Câmara de Lisboa autorizou o presidente, António Costa, a negociar a construção em Lisboa do novo Instituto Português de Oncologia.
A proposta foi aprovada com os votos do PS, do PSD e do Bloco de Esquerda e perdeu a proposta alternativa: manter o IPO na Praça de Espanha, apresentada por Helena Roseta .

in Radio Renascença, 27/09/2007

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Loios - Centro de Saude



Dia 25 de Setembro em assembleia municipal, foi apresentada uma proposta do PCP, sobre a abertura e instalação do referido equipamento, no futuro Centro de Saude de Marvila.

A mesma proposta mais uma vez foi votada por unanimidade por todas as bancadas presentes, não existindo uma unica abstenção ou voto contra.

O Centro encontra-se fechado á mais de dois anos, não existindo nenhuma iniciativa nem solução do Ministerio da Saude.

Sabemos que a Freguesia de Marvila é uma das maiores de Lisboa, com mais eleitores inscritos.

Por isso é chegado a hora de os moradores e Associações se juntarem e mostrarem ao Srº Ministro que o Centro não pode continuar encerrado.

PS: Tal como se fez manifestações de rua contra a Fundação D. Pedro IV exigindo os nossos direitos e cumprimento da Lei. Agora tambem é altura de todas as Associações se juntarem e dizerem BASTA.

Deveriam se juntar e lutar tambem, pela abertura das instalações.

Fica um desafio ás verdadeiros Associações que se intitulam defensoras dos moradores.

Marvila - Cidadãos por Lisboa contestam construção do IPO no parque da Bela Vista


A vereadora lisboeta Helena Roseta contestou a eventual cedência, pela autarquia, de um terreno em Chelas para construir o futuro Instituto Português de Oncologia (IPO), defendendo a manutenção do hospital na Praça de Espanha.

Em conferência de imprensa para fazer o balanço de dois meses de mandato, os vereadores eleitos pelo movimento Cidadãos por Lisboa (Helena Roseta e Manuel João Ramos) manifestaram-se contra a cedência, a título gratuito, de 12,5 hectares de terreno na zona de Marvila para a construção do novo equipamento de saúde, nomeadamente porque três parcelas desse terreno se situam dentro do parque da Bela Vista.
in RTP, 24/09/2007

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Marvila - rumo à dignificação


Está na hora de não ceder a chantagens, é hora de assumirmos um pacto com os Marvilenses e de trabalhar juntos no aproveitamento dos recursos que temos e no ordenamento do que existe.



Sem as pessoas, nada se faz. Contra as liberdades das pessoas, pouco se poderá fazer. Não é possível continuar a insistir num sistema através do qual todas as restrições são admitidas sem qualquer compensação ou benefício.

Cabe a todos nós demonstrar que os Marvilenses podem viver e usufruir de uma maior estabilidade, atribuindo-lhes o papel central da construção do futuro.

Só assim se abrirá uma constelação de oportunidades rumo à dignificação das condições de vida, à convivência intergeracional, à competitividade e ao investimento.

Para isso necessitamos, que comuniquem todos os problemas existentes nos vossos Bairros.

Queremos contar com todos vós neste espaço.

Marvila - IHRU e Moradores das Amendoeiras reunem em plenário


A Comissão de Moradores do IGAPHE do Bairro das Amendoeiras vem por este meio comunicar que irá ser realizado um plenário público na próxima quinta-feira 27 de Setembro, pelas 21h na Igreja de Sta. Beatriz no Bairro das Amendoeiras, onde irão estar presentes representantes do IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana), entre eles a Vice-Presidente do referido instituto Dra. Maria João Freitas.

Os moradores congratulam-se que pela primeira vez em 32 anos representantes dum instituto público irão deslocar-se pessoalmente para esclarecer e responder às dúvidas dos moradores.

Esta é uma oportunidade para os moradores questionarem os representantes do Governo e do Estado Português em relação à reversão do património, já que passados 3 meses após a Assembleia da República ter aprovado por unanimidade uma resolução para retirar o património à Fundação D. Pedro IV, a Fundação continua sem assinar o auto de reversão, continua a ser proprietária dos dois bairros e continua ainda a ser titular dos contratos inerentes ao edificado.

Mais uma vez os moradores vivem angustiados e incertos quanto ao futuro das suas habitações porque apesar da decisão unanime de um orgão soberano, continuam sem o seu problema resolvido, estando dependentes de respostas e soluções políticas por parte do Governo e dos seus representantes, exigindo-se aos mesmos uma resposta enérgica e definitiva.

Os moradores estão determinados em retomar as acções reivindicativas para que o Governo cumpra a decisão soberana da Assembleia da República e para que a apelidada “Fundação intocável” seja finalmente extinta, cumprindo-se assim as conclusões do relatório nº75/96 da Inspecção Geral da Segurança Social (IGSS).

Casa de Banho na Av. Pardal Monteiro, nos Lóios, finalmente vem abaixo

Após muitos anos de reivindicações por parte dos moradores, para que a casa de banho, sita na Av. Pardal Monteiro, desactivada desde que a Feira do Relógio se mudou, fosse retirada, esta finalmente vem abaixo. Esta era uma situação que há muito se arrastava, chegando a provocar inúmeros acidentes devido à falta de visibilidade que provocava, um dos quais mortal, quando um morador dos Lóios foi mortalmente colhido por um automóvel, quando atravessava a avenida.

Esta é mais uma prova de que, se os moradores se unirem, e juntos lutarem por um objectivo, é possível atingi-lo.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Lisboa - reuniões públicas saem da Câmara


Proposta de descentralização das reuniões partiu de José Sá Fernandes


As reuniões públicas da Câmara Municipal de Lisboa vão sair dos Paços do Concelho uma vez por mês, de acordo com uma proposta aprovada na quarta-feira pelo executivo municipal, escreve a Lusa.

A proposta de descentralização das reuniões partiu de José Sá Fernandes, eleito pelo Bloco de Esquerda e com o pelouro dos Espaços Verdes, e teve os votos favoráveis do PS, a abstenção dos vereadores do movimento Cidadãos por Lisboa e os votos contra do PCP, PSD e vereadores do movimento Lisboa com Carmona.

Alterado o regimento da Câmara, ficou decidido que na primeira quarta-feira de cada mês, a reunião pública será feita «rotativamente nas diferentes zonas da cidade» e destinar-se-à «primordialmente à intervenção do público», de preferência sobre assuntos daquela zona, durante duas horas.

Um máximo de 20 munícipes poderá inscrever-se para intervir, ficando ainda reservadas cinco intervenções para quem se inscreva por correio electrónico ou fax.

domingo, 23 de setembro de 2007

Loios - A censura do blogue do Bairro dos Lóios

Criado essencialmente com o objectivo de dar expressão ao movimento de protesto dos moradores do Bairro dos Lóios, em Chelas, Lisboa, contra a gestão habitacional da Fundação D. Pedro IV, o blogue do mesmo bairro- http://loios-marvila.blogspot.com/ tem sido, nos últimos tempos, um verdadeiro exemplo de observação da prática da censura à liberdade de expressão.

(...)

Algumas reacções fizeram-se entretanto sentir no blogue do vizinho Bairro das Amendoeiras, que esteve também envolvido na luta contra a gestão da Fundação D. Pedro IV, onde alguns moradores já manifestaram o seu protesto, comentando a censura praticada nos Lóios.

Artigo completo em: portugal.indymedia.org

sábado, 22 de setembro de 2007

Marvila- Câmara de Lisboa oferece terreno em Chelas ao IPO


A Câmara de Lisboa vai oferecer ao Instituto Português de Oncologia (IPO) 12,5 hectares de terreno de forma a que a unidade de saúde possa instalar-se em Chelas, em vez de se mudar para o concelho de Oeiras, noticia este sábado o jornal Público.

Segundo o jornal, o terreno que o presidente da autarquia, António Costa, quer entregar ao IPO fica nas imediações do Parque da Belavista, na freguesia de Marvila. A ideia é que grande parte destes 12,5 hectares constituam uma zona ajardinada onde os lisboetas possam também passear.


Ler notícia completa em TSF On Line, 22/09/ 2007

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Loios - Associação de moradores envolvida em acusação de agressão

A agressão remonta à noite de 31 de Julho de 2007, que foi particularmente agitada na Associação Tempo de Mudar para o Desenvolvimento do Bairro dos Lóios, em Chelas, Lisboa, (zona recentemente marcada pela luta contra a gestão da Fundação D. Pedro IV), onde um dos seus dirigentes pretendeu expulsar um dos moradores do mesmo Bairro e chegou a agredir um outro nas imediações da referida Associação.

( .../... )

Os dois moradores acreditam que o motivo da hostilidade e agressão do dirigente da instituição deveu-se ao facto de os mesmos terem apresentado, nos últimos tempos, posições críticas abertas à filosofia de gestão adoptada pela actual direcção.
Comentario completo em: Portugal indymedia

domingo, 16 de setembro de 2007

Loios - Parque de camiões improvisado que a Câmara desconhece

O local não tem qualquer referência a estacionamento de camiões. No entanto, na Rua Norte Júnior, no Bairro dos Lóios, freguesia de Marvila, algumas empresas deixam ali os seus veículos pesados, fazendo do local um parque de camiões. Esta situação não agrada aos moradores que, segundo dizem, já provocou alguns assaltos. Com uma paragem de autocarros da Carris instalada a poucos metros, “os assaltantes, escondidos entre os camiões, aproveitam a noite para assaltar as pessoas”, conta Nuno Mendes, morador na zona.

“A Feira do Relógio deixou de se realizar aqui há cerca de dois anos e, desde essa data, as pessoas começaram a deixar aqui os seus camiões”, afirma Nuno Mendes, coadjuvado nas críticas por outro morador, António Lemos. “As pessoas têm medo de atravessar a rua durante a noite, pois a qualquer momento podem ser assaltadas. Por vezes, os próprios maridos têm que sair de casa para virem buscar as suas mulheres”.

Segundo estes moradores, durante a última edição do Rock in Rio, em 2006, que se realizou no Parque da Bela Vista, os proprietários foram obrigados a retirar os seus camiões. “Como havia um evento de grande impacto, preocuparam-se em tirar de lá os camiões, de modo a dar outra imagem. Mas, quando o festival acabou, os veículos voltaram para o mesmo sítio”, explica Nuno Mendes, acrescentando que a Junta de Freguesia de Marvila tem conhecimento da situação. “Os responsáveis da Junta estão informados do caso, mas não fazem rigorosamente nada”. António Lemos também alinha nas mesmas críticas, afirmando: “Se foi a população que elegeu o presidente da Junta ele tem que servi-la. Não pode pensar nos moradores apenas quando precisa dos votos”.

Tendo em conta que o problema se tem vindo a arrastar, Nuno Mendes também já informou a Câmara Municipal de Lisboa. “Enviei um e-mail dando conta da situação, mas também não adiantou nada”.

Violação em 2006

A situação mais grave aconteceu em meados de 2006. De acordo com Nuno Mendes, “uma menor de 16 anos, moradora na zona, foi violada por um indivíduo que estava escondido entre os camiões.” Por outro lado, segundo os moradores, as empresas não se limitam a deixar os camiões estacionados na Rua Norte Júnior. “Durante o dia, e por vezes também à noite, fazem cargas e descargas. Esta zona não é um parque de camiões”, adianta ainda Nuno Mendes. Estes dois moradores com quem o NM falou não se limitam, no entanto, às críticas. Nuno Mendes e António Lemos pedem que sejam “instalados ‘pilaretes’ que proíbam os camionistas de ali deixarem os seus veículos.

”Problema antigo

O NM entrou em contacto com a Junta de Freguesia de Marvila no sentido de saber se a autarquia tem conhecimento da situação. De acordo com António Dias, do executivo da Junta, o parqueamento de camiões na rua Norte Júnior “é um problema antigo”. “Apesar da situação ainda não estar resolvida, actualmente já não são tantos os camiões que ali estacionam”, acrescenta.

Segundo aquele responsável autárquico, a Câmara de Lisboa tem conhecimento da situação e “está a tentar resolve-la”. “Em Lisboa não há nenhum local para parqueamento de camiões e, ao que sabemos, a Câmara está a tentar arranjar um local condigno e vigiado para que as empresas possam lá deixar os seus veículos”. Por seu lado, fonte da Câmara Municipal de Lisboa disse ao nosso jornal que a autarquia “desconhece a situação”.O NM procurou também saber junto do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa se existem registos de assaltos naquela zona da cidade. No entanto, até à hora de fecho da edição os dados não foram disponibilizados.

Assim nasce o: Info Lóios


Este é o novo espaço dedicado aos assuntos relativos ao Bairro dos Lóios e à freguesia de Marvila, bem como aos problemas que envolvem os seus moradores.

O Info Lóios surge da necessidade de se dar uma maior visualização à vida de uma zona de Lisboa, que durante muito tempo foi “esquecida” pelas diversas entidades competentes.

Apesar dos muitos problemas que afectaram a freguesia de Marvila ao longo dos anos, a mesma, à semelhança do que aconteceu com toda a área oriental de Lisboa, tem vindo a sofrer várias transformações positivas.

No entanto, muitos são ainda os problemas que continuam a ser parte integrante do Bairro e que não são alvo de uma verdadeira atenção e informação por parte dos diversos responsáveis, apesar dos já muitos esforços desenvolvidos pelas entidades que têm representado esta zona.

A nossa divulgação através deste espaço pretende assim, ser uma nova voz dos assuntos do Bairro, em maior aproximação aos seus habitantes e das suas reais aspirações.

Sentimos que nos últimos tempos a exposição das questões referentes ao Bairro dos Lóios não têm merecido a devida atenção, que se torna fundamental na continuidade da melhoria das condições de vida dos seus moradores.

Esperamos como tal, que este novo blogue corresponda a uma nova dinâmica que o Bairro tanto necessita para o seu desenvolvimento, bem como para aqueles que consideramos ser o mais importante da nossa acção: Os seus habitantes.

A nossa atenção irá debruçar-se igualmente sobre questões que incidam em temas de importância da actualidade nacional, sempre que se torne importante e possível.

Contamos assim com a ajuda de todos aqueles que pretendam dar o seu contributo para que este espaço se torne um novo elo de dinamização da melhoria do Bairro dos Lóios e da freguesia de Marvila, promovendo a devida liberdade de expressão, direito à opinião, formalização de sugestões, ideias e críticas para a melhoria da nossa zona.

Agradecemos a vossa atenção e colaboração.

Sejam Benvindos.